Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
3 min de leitura

Como o W20 e a economia do cuidado transformam a liderança feminina: tendências e oportunidade

A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo
Ana Fontes é empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME. É vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e Membro do Conselhão da Presidência da República – CDESS. Além disso, é delegada líder do W20, grupo de engajamento do G20. Conselheira da Seguros Unimed, do Instituto Avon e da UAM/Grupo Anima. Foi vencedora dos Prêmios: Empreendedor Social 2023, na categoria Inclusão Social e Produtiva, e do Executivo de Valor 2023, na Categoria Empreendedorismo Social. Foi eleita uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela Revista Forbes Brasil, em 2019, e capa da edição sobre Diversidade, Inclusão e Equidade, em 2022. Em março de 2022 lançou seu primeiro livro: “Negócios: um assunto de mulheres

Compartilhar:

Na começo de outubro eu e as 130 delegadas de 19 países do W20 finalizamos uma parte importante do nosso trabalho dentro do grupo de engajamento do G20: entregamos o Communiqué nas mãos da nossa ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o embaixador e sous-sherpa do G20, Felipe Hees e a Maria Helena Guarezi, Secretária-Executiva do Ministério das Mulheres.

Após meses de trabalho para a construção do documento, e longas horas de conversas e debates para o fechamento da versão final, conseguimos entregar um documento com pautas importantes para as mulheres de todas as nações, que devem ser tratadas pelos próximos anos pelos governos de todo o mundo.

Para aqueles que já leram o Communiqué, que está disponível em português e inglês no portal do W20, notaram que um dos temas abordados por nós é a Economia do Cuidado, uma das pautas prioritárias da nossa luta e que merece atenção de todos.

Com o objetivo de promover a igualdade de gênero, é essencial criar um sistema de cuidado abrangente e de alta qualidade, que resultará na criação de empregos, aumento de produtividade e na redução da pobreza. Mesmo sendo um trabalho invisível para muitos, a economia do cuidado representa expressivos 9% do PIB Global, totalizando cerca de 11 trilhões de dólares, de acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Mas para além de fazer com que esse reconhecimento finalmente aconteça, o principal objetivo é tirar do ombro das meninas e mulheres a obrigatoriedade de serem as responsáveis por esses serviços dentro de casa.

Para que isso aconteça, é necessário oferecer acesso universal a serviços de assistência para crianças, idosos e pessoas com deficiência, assim como coletar e compartilhar dados desagregados por sexo sobre o trabalho do cuidado não remunerado, visando desenvolver políticas públicas que não só valorizem, mas também recompensem dignamente as mulheres que fazem esses serviços, a fim de garantir um emprego decente e proteção social para elas.

Sei que este é apenas o começo de um longo caminho que vamos ter que percorrer até a igualdade de gênero dentro da Economia do Cuidado, mas só de ver nossa luta nas mãos de pessoas que realmente podem mudar esse aspecto da realidade da vida das mulheres já é motivo para termos esperança em um futuro melhor. Que sejamos todos defensores dos direitos das meninas e mulheres do mundo.

Compartilhar:

Ana Fontes é empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME. É vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e Membro do Conselhão da Presidência da República – CDESS. Além disso, é delegada líder do W20, grupo de engajamento do G20. Conselheira da Seguros Unimed, do Instituto Avon e da UAM/Grupo Anima. Foi vencedora dos Prêmios: Empreendedor Social 2023, na categoria Inclusão Social e Produtiva, e do Executivo de Valor 2023, na Categoria Empreendedorismo Social. Foi eleita uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela Revista Forbes Brasil, em 2019, e capa da edição sobre Diversidade, Inclusão e Equidade, em 2022. Em março de 2022 lançou seu primeiro livro: “Negócios: um assunto de mulheres

Artigos relacionados

Mercado de RevOps desponta e se destaca com crescimento acima da média 

O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Uso de PDI tem sido negligenciado nas companhias

Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Regulamentação da IA: Como empresas podem conciliar responsabilidades éticas e inovação? 

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Governança estratégica: a gestão de riscos psicossociais integrada à performance corporativa

A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

Inteligência Artificial
Marcelo Murilo
Com a saturação de dados na internet e o risco de treinar IAs com informações recicladas, o verdadeiro potencial da inteligência artificial está nos dados internos das empresas. Ao explorar seus próprios registros, as organizações podem gerar insights exclusivos, otimizar operações e criar uma vantagem competitiva sólida.
13 min de leitura
Estratégia e Execução, Gestão de Pessoas
As pesquisas mostram que o capital humano deve ser priorizado para fomentar a criatividade e a inovação – mas por que ainda não incentivamos isso no dia a dia das empresas?
3 min de leitura
Transformação Digital
A complexidade nas organizações está aumentando cada vez mais e integrar diferentes sistemas se torna uma das principais dores para as grandes empresas.

Paulo Veloso

0 min de leitura
ESG, Liderança
Tati Carrelli
3 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Carol Zatorre

0 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e Execução, Liderança, Times e Cultura, Saúde Mental

Carine Roos

5 min de leitura