Dossiê HSM

Como será o futuro? A observação dos pesquisadores

Compartilhar:

Estudiosos do futuro podem ser encontrados em diversos lugares: atuam de modo independente, ligam-se a think tanks, participam do meio acadêmico. Universidades que olham para o futuro em tudo o que fazem, transversalmente pelas disciplinas, são bem famosas do mundo executivo, como o Massachusetts Institute of Technology e a Singularity University. Igualmente célebres são os think tanks como o Institute For The Future, que o leitor acompanha nesta edição.

Que sinais de futuro esses pesquisadores estão enxergando? Nas sete matérias que se seguem, HSM Management combinou as visões da academia brasileira com as dos futuristas globais que atuam coletivamente. Não necessariamente há redundância com o que os consultores já disseram. Os novos olhares permitem, na verdade, novos insights adicionais, para que cada gestor comece a fazer suas próprias apostas de futuros. (No plural mesmo: futuros.)

Vale chamar a atenção, no entanto, para uma tendência importante no ensino e pesquisa de futurismo – um indicador de que, como disse Martha Gabriel em seu artigo da página 8, talvez um dia o futurismo esteja tão disseminado que integrará o currículo escolar, em uma equivalência com a disciplina de história. Em vários países, cada vez mais escolas de negócios vêm montando estruturas e equipes de ensino e pesquisa dedicadas ao “foresight” e o fazem em diferentes instâncias – ou seja, graduação, especializações, MBA, centros de pesquisa. Além disso, os futuristas independentes cada vez mais se organizam em redes multigeográficas e multiculturais, movimento que é ilustrado pela Global Swarm.

E no Brasil? A popularização também vem acontecendo por aqui, ainda que possa ser algo mais lento do que em outros cantos do planeta. Podemos destacar, entre outros, o Programa de Estudos do Futuro (Profuturo) da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), o Núcleo de Estudos do Futuro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Inova Business School (que centra todos os seus cursos no futuro) e a rede FuturoDosNegocios.com.br.

[O digital vai se impor
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/o-digital-vai-se-impor)

[Crescerão as oportunidades transfronteiras
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/crescerao-as-oportunidades-transfronteiras)

[Criaremos nossas vertentes da revolução 4.0
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/criaremos-nossas-vertentes-da-revolucao-4-0)

[Gaps de habilidades poderão nos fragilizar
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/gaps-de-habilidades-poderao-nos-fragilizar)

[Gestão mudará tudo: ativos, líderes, cultura
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/gestao-mudara-tudo-ativos-lideres-cultura)

[Serão abertos mais caminhos para a educação executiva
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/serao-abertos-mais-caminhos-para-a-educacao-executiva)

[Futuristas projetam uma desaceleração
Da redação HSM Management](https://www.revistahsm.com.br/post/futuristas-projetam-uma-desaceleracao)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Estratégia, ESG
6 de janeiro de 2025
Com a reforma tributária e um cenário econômico mais rigoroso, 2026 será um divisor de águas para PMEs: decisões de preço deixam de ser operacionais e passam a definir a sobrevivência do negócio.

Alexandre Costa - Gerente de Pricing e Inteligência de Mercado

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
5 de janeiro de 2026
Inovar não é sinônimo de começar do zero. A lente da exaptação revela como ideias e recursos existentes podem ser reaproveitados para gerar soluções transformadoras - da biologia às organizações contemporâneas.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

8 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Cultura organizacional, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de janeiro de 2026
Em 2026, não será a IA nem a velocidade que definirão as empresas líderes - será a inteligência coletiva. Marcas que ignorarem o poder das comunidades femininas e colaborativas ficarão para trás em um mundo que exige empatia, propósito e inovação humanizada

Ana Fontes - Fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME. Vice-Presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e Membro do Conselho da Presidência da República - CDESS.

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
1º de janeiro de 2026
O anos de 2026 não será sobre respostas prontas, mas sobre líderes capazes de ler sinais antes do consenso. Sensibilidade estratégica, colaboração intergeracional e habilidades pós-IA serão os verdadeiros diferenciais para quem deseja permanecer relevante.

Glaucia Guarcello - CEO da HSM, Singularity Brazil e Learning Village

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
31 de dezembro de 2025
Segurança da informação não começa na tecnologia, começa no comportamento. Em 2026, treinar pessoas será tão estratégico quanto investir em firewalls - porque um clique errado pode custar a reputação e a sobrevivência do negócio

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

2 minutos min de leitura
ESG
30 de dezembro de 2025
No dia 31 de dezembro de 2025 acaba o prazo para adesão voluntária às normas IFRS S1 e S2. Se sua empresa ainda acha que tem tempo, cuidado: 2026 não vai esperar. ESG deixou de ser discurso - é regra do jogo, e quem não se mover agora ficará fora dele

Eliana Camejo - Conselheira de Administração pelo IBGC e Vice-presidente do Conselho de Administração da Sustentalli

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Aprendizado
30 de dezembro de 2025
Crédito caro, políticas públicas em transição, crise dos caminhões e riscos globais expuseram fragilidades e forçaram a indústria automotiva brasileira a rever expectativas, estratégias e modelos de negócio em 2025

Bruno de Oliveira - Jornalista e editor de negócios do site Automotive Business

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
29 de dezembro de 2025
Automação não é sobre substituir pessoas, mas sobre devolver tempo e propósito: eliminar tarefas repetitivas é a chave para engajamento, retenção e uma gestão mais estratégica.

Tiago Amor - CEO da Lecom

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
26 de dezembro de 2025
Reuniões não são sobre presença, mas sobre valor: preparo, escuta ativa e colaboração inteligente transformam encontros em espaços de decisão e reconhecimento profissional.

Jacque Resch - Sócia-diretora da RESCH RH

3 minutos min de leitura
Carreira
25 de dezembro de 2025
HSM Management faz cinco pedidos natalinos em nome dos gestores das empresas brasileiras, considerando o que é essencial e o que é tendência

Adriana Salles Gomes é cofundadora de HSM Management.

3 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança