Dossiê HSM

Como será o futuro? A observação dos pesquisadores

Compartilhar:

Estudiosos do futuro podem ser encontrados em diversos lugares: atuam de modo independente, ligam-se a think tanks, participam do meio acadêmico. Universidades que olham para o futuro em tudo o que fazem, transversalmente pelas disciplinas, são bem famosas do mundo executivo, como o Massachusetts Institute of Technology e a Singularity University. Igualmente célebres são os think tanks como o Institute For The Future, que o leitor acompanha nesta edição.

Que sinais de futuro esses pesquisadores estão enxergando? Nas sete matérias que se seguem, HSM Management combinou as visões da academia brasileira com as dos futuristas globais que atuam coletivamente. Não necessariamente há redundância com o que os consultores já disseram. Os novos olhares permitem, na verdade, novos insights adicionais, para que cada gestor comece a fazer suas próprias apostas de futuros. (No plural mesmo: futuros.)

Vale chamar a atenção, no entanto, para uma tendência importante no ensino e pesquisa de futurismo – um indicador de que, como disse Martha Gabriel em seu artigo da página 8, talvez um dia o futurismo esteja tão disseminado que integrará o currículo escolar, em uma equivalência com a disciplina de história. Em vários países, cada vez mais escolas de negócios vêm montando estruturas e equipes de ensino e pesquisa dedicadas ao “foresight” e o fazem em diferentes instâncias – ou seja, graduação, especializações, MBA, centros de pesquisa. Além disso, os futuristas independentes cada vez mais se organizam em redes multigeográficas e multiculturais, movimento que é ilustrado pela Global Swarm.

E no Brasil? A popularização também vem acontecendo por aqui, ainda que possa ser algo mais lento do que em outros cantos do planeta. Podemos destacar, entre outros, o Programa de Estudos do Futuro (Profuturo) da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), o Núcleo de Estudos do Futuro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Inova Business School (que centra todos os seus cursos no futuro) e a rede FuturoDosNegocios.com.br.

[O digital vai se impor
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/o-digital-vai-se-impor)

[Crescerão as oportunidades transfronteiras
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/crescerao-as-oportunidades-transfronteiras)

[Criaremos nossas vertentes da revolução 4.0
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/criaremos-nossas-vertentes-da-revolucao-4-0)

[Gaps de habilidades poderão nos fragilizar
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/gaps-de-habilidades-poderao-nos-fragilizar)

[Gestão mudará tudo: ativos, líderes, cultura
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/gestao-mudara-tudo-ativos-lideres-cultura)

[Serão abertos mais caminhos para a educação executiva
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/serao-abertos-mais-caminhos-para-a-educacao-executiva)

[Futuristas projetam uma desaceleração
Da redação HSM Management](https://www.revistahsm.com.br/post/futuristas-projetam-uma-desaceleracao)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro