Dossiê HSM

Como será o futuro? A observação dos pesquisadores

Compartilhar:

Estudiosos do futuro podem ser encontrados em diversos lugares: atuam de modo independente, ligam-se a think tanks, participam do meio acadêmico. Universidades que olham para o futuro em tudo o que fazem, transversalmente pelas disciplinas, são bem famosas do mundo executivo, como o Massachusetts Institute of Technology e a Singularity University. Igualmente célebres são os think tanks como o Institute For The Future, que o leitor acompanha nesta edição.

Que sinais de futuro esses pesquisadores estão enxergando? Nas sete matérias que se seguem, HSM Management combinou as visões da academia brasileira com as dos futuristas globais que atuam coletivamente. Não necessariamente há redundância com o que os consultores já disseram. Os novos olhares permitem, na verdade, novos insights adicionais, para que cada gestor comece a fazer suas próprias apostas de futuros. (No plural mesmo: futuros.)

Vale chamar a atenção, no entanto, para uma tendência importante no ensino e pesquisa de futurismo – um indicador de que, como disse Martha Gabriel em seu artigo da página 8, talvez um dia o futurismo esteja tão disseminado que integrará o currículo escolar, em uma equivalência com a disciplina de história. Em vários países, cada vez mais escolas de negócios vêm montando estruturas e equipes de ensino e pesquisa dedicadas ao “foresight” e o fazem em diferentes instâncias – ou seja, graduação, especializações, MBA, centros de pesquisa. Além disso, os futuristas independentes cada vez mais se organizam em redes multigeográficas e multiculturais, movimento que é ilustrado pela Global Swarm.

E no Brasil? A popularização também vem acontecendo por aqui, ainda que possa ser algo mais lento do que em outros cantos do planeta. Podemos destacar, entre outros, o Programa de Estudos do Futuro (Profuturo) da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), o Núcleo de Estudos do Futuro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Inova Business School (que centra todos os seus cursos no futuro) e a rede FuturoDosNegocios.com.br.

[O digital vai se impor
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/o-digital-vai-se-impor)

[Crescerão as oportunidades transfronteiras
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/crescerao-as-oportunidades-transfronteiras)

[Criaremos nossas vertentes da revolução 4.0
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/criaremos-nossas-vertentes-da-revolucao-4-0)

[Gaps de habilidades poderão nos fragilizar
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/gaps-de-habilidades-poderao-nos-fragilizar)

[Gestão mudará tudo: ativos, líderes, cultura
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/gestao-mudara-tudo-ativos-lideres-cultura)

[Serão abertos mais caminhos para a educação executiva
Reportagem de Sandra Regina da Silva](https://www.revistahsm.com.br/post/serao-abertos-mais-caminhos-para-a-educacao-executiva)

[Futuristas projetam uma desaceleração
Da redação HSM Management](https://www.revistahsm.com.br/post/futuristas-projetam-uma-desaceleracao)

Compartilhar:

Artigos relacionados

O futuro dos eventos: conexões que transformam

Eventos não morreram, mas 78% dos participantes já rejeitam formatos ultrapassados. O OASIS Connection chega como antídoto: um laboratório vivo onde IA, wellness e conexões reais recriam o futuro dos negócios

Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura
Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A aplicação da inteligência artificial e um novo posicionamento da liderança tornam-se primordiais para uma gestão lean de portfólio

Renata Moreno

4 min de leitura
Finanças
Taxas de juros altas, inovação subfinanciada: o mapa para captar recursos em melhorias que já fazem parte do seu DNA operacional, mas nunca foram formalizadas como inovação.

Eline Casasola

5 min de leitura
Empreendedorismo
Contratar um Chief of Staff pode ser a solução que sua empresa precisa para ganhar agilidade e melhorar a governança

Carolina Santos Laboissiere

7 min de leitura
ESG
Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Carolina Ignarra

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 2º no ranking mundial de burnout e 472 mil licenças em 2024 revelam a epidemia silenciosa que também atinge gestores.
5 min de leitura
Inovação
7 anos depois da reforma trabalhista, empresas ainda não entenderam: flexibilidade legal não basta quando a gestão continua presa ao relógio do século XIX. O resultado? Quiet quitting, burnout e talentos 45+ migrando para o modelo Talent as a Service

Juliana Ramalho

4 min de leitura