Dossiê HSM

Como será o futuro? As projeções das consultorias

Compartilhar:

Demorar para perceber ameaças e oportunidades pode ser algo devastador para as empresas. Basta citar a RadioShack, pioneira norte-americana no varejo de celulares na década de 1990, com mais de 4 mil lojas, que não respondeu de forma rápida o suficiente ao e-commerce e acabou pedindo falência.

Mesmo os exemplos brasileiros, em geral associados à má gestão por causa de circunstâncias macroeconômicas ou a brigas de sócios, têm essa cegueira em relação ao novo como motivo do insucesso – que pode ser a cegueira causada pelo foco nos problemas decorrentes da macroeconomia e dos acionistas.

Como costuma dizer o consultor americano Paul Schoemaker, autor de livros sobre erros incríveis e sobre visão periférica, entre outros, as empresas têm de ser vigilantes – e isso significa, em sua visão, ter abordagens sistemáticas para antecipar o futuro, escaneando o ambiente em busca de sinais dele, e/ou que permitam construí-lo.

Relativamente poucos players do mercado brasileiro – em geral bancos e corretoras de valores, empresas de tecnologia, petrolíferas e grandes grupos diversificados – costumam ter cenaristas residentes. (E subsidiárias de multinacionais eventualmente recorrem aos cenaristas residentes das respectivas matrizes.) A maioria das companhias terceiriza a função, seja a consultorias de gestão e/ou macroeconomia, seja a pesquisadores da academia e de especialistas em futurismo.
Com a perspectiva da gestão de empresas, HSM Management dividiu este Dossiê sobre futuros projetados em duas partes. Nesta primeira, traz o que as consultorias estão projetando para o futuro e o que aconselham a seus clientes empresariais.

Aqui há conteúdos dos especialistas de BCG, PwC, Falconi Consultores e Accenture.
A segunda parte do Dossiê, que começa na página 47, faz uma seleção do que os pesquisadores de futuros e os futuristas, tanto os independentes como os ligados a think tanks e à academia, esperam e apontam para o amanhã. Insights garantidos.

[Por que a vitalidade corporativa é a chave do futuro
Estudo BCG Henderson Institute, com Heitor Carrera](https://www.revistahsm.com.br/post/por-que-a-vitalidade-corporativa-e-a-chave-do-futuro)

[Tendências e oportunidades em tempos incertos,
por Hércules Maimone, da PwC](https://www.revistahsm.com.br/post/tendencias-e-oportunidades-em-tempos-incertos)

[O futuro das pessoas e da gestão
Artigo Falconi Consultores](https://www.revistahsm.com.br/post/o-futuro-das-pessoas-e-da-gestao)

[No novo renascimento humano, a tecnologia será a facilitadora
por Ângela Miguel, em entrevista com a Accenture](https://www.revistahsm.com.br/post/no-novo-renascimento-humano-a-tecnologia-sera-a-facilitadora)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)