Uncategorized

Como superar o medo do futuro

Acompanhe alguns highlights da HSM Expo 2017, que reuniu cerca de 6 mil pessoas para discutir como podemos ser protagonistas do que vai acontecer

Compartilhar:

A inteligência artificial tem dominado as conversas do mundo corporativo. Se, por conta disso, as pessoas chegaram com medo ao megaevento de executivos, saíram dele menos temerosas. Ram Charan definiu bem a virada: “Qualquer pessoa que não conhece IA tem medo. Mas a IA é uma coleção de equações matemáticas do fim do século 19. Basta entendê-la e tirar proveito. Basta substituir o medo do futuro por informação”. E foi isso que a HSM Expo estimulou o público a fazer, no auditório Insights, nos auditórios temáticos e nas arenas. Adam Grant convocou todos a serem inconformistas para construir um futuro melhor e o CEO da Renner, José Galló, mostrou que tudo é possível, com o case de sua empresa. 

**COMO A TESLA MOTORS TRATA PRESENTE VS. FUTURO**

“É preciso ter foco no longo prazo sem abrir mão de entregar bons produtos para o consumidor.” **J. B. Straubel, cofundador da Tesla**

**A ALEGORIA DE CHIP CONLEY, DO AIRBNB**

“Os inovadores disruptivos são como os surfistas: de longe, conseguem saber se vale a pena pegar a onda que está se formando.” As três regras da inovação que indicam que uma “onda” não é passageira:
1. A inovação dá um “aviso” – alguns movimentos, que podem ser percebidos quando se ouvem os clientes, sinalizam que algo está por vir.
2. A inovação sempre resolve uma necessidade humana que até então não tinha solução.
3. As empresas que dominam o mercado costumam ignorar os novos entrantes, até o sinal de que é mesmo uma tendência de longo prazo e que deve ser adotada pelo mercado. 

**ANANDA GIRI E O MINDFULNESS**

Quem só pensa em expandir conhecimentos ou habilidades ficará limitado no mundo gerencial atual. Buscando o “beautiful state of mind”, você pode dominar as próprias decisões, e não delegá- -las ao estresse, à ansiedade e ao medo de errar. O mestre indiano de meditação atraiu um grande público na HSM Expo. #Significa 

**SALIM ISMAIL, O HOMEM DO CRESCIMENTO EXPONENCIAL**

As empresas querem construir uma plataforma digital. Não é o ideal; elas é que precisam se tornar plataformas digitais. 

**TENHA A POSTURA DE AMY CUDDY**

Mais do que nunca, é preciso construir um ambiente de discórdia saudável no escritório, o que requer um líder com autoconfiança. A psicóloga social ensinou posturas corporais que aumentam a confiança das pessoas graças a reações químicas. 

**OS SEGREDOS DOS TUBARÕES**

**O DE BALTIMORE**

Com o coração aberto – ele falou de sua depressão e da ideia de suicídio –, o nadador Michael Phelps revelou seu grande segredo: gerenciar as emoções e ir se superando, sem perder o foco. E não suportar perder, é claro.

**O DO RIO DE JANEIRO**

Bernardinho, o já lendário técnico do vôlei brasileiro, com medalhas olímpicas tanto com a seleção masculina como com a feminina, disse que o segredo é o “nós” prevalecer sobre o “eu” – mais o treinamento extremo.

**O DA INGLATERRA**

Quatro vezes campeão de Fórmula 1, o piloto Lewis Hamilton contou que seu sucesso tem a ver com entender as próprias forças e fraquezas e ter uma atitude mental positiva em relação a si mesmo e aos colegas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Uncategorized
O futuro das experiências de marca está na fusão entre nostalgia e inovação: 78% dos brasileiros têm memórias afetivas com campanhas (Bombril, Parmalat, Coca-Cola), mas resistem à IA (62% desconfiam) - o desafio é equilibrar personalização tecnológica com emoções coletivas que criam laços duradouros

Dilma Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
O aprendizado está mudando, e a forma de reconhecer habilidades também! Micro-credenciais, certificados e badges digitais ajudam a validar competências de forma flexível e alinhada às demandas do mercado. Mas qual a diferença entre eles e como podem impulsionar carreiras e instituições de ensino?

Carolina Ferrés

9 min de leitura
Inovação
O papel do design nem sempre recebe o mérito necessário. Há ainda quem pense que se trata de uma área do conhecimento que é complexa em termos estéticos, mas esse pensamento acaba perdendo a riqueza de detalhes que é compreender as capacidades cognoscíveis que nós possuímos.

Rafael Ferrari

8 min de leitura
Inovação
Depois de quatro dias de evento, Rafael Ferrari, colunista e correspondente nos trouxe suas reflexões sobre o evento. O que esperar dos próximos dias?

Rafael Ferrari

12 min de leitura
ESG
Este artigo convida os profissionais a reimaginarem a fofoca — não como um tabu, mas como uma estratégia de comunicação refinada que reflete a necessidade humana fundamental de se conectar, compreender e navegar em paisagens sociais complexas.

Rafael Ferrari

7 min de leitura
ESG
Prever o futuro vai além de dados: pesquisa revela que 42% dos brasileiros veem a diversidade de pensamento como chave para antecipar tendências, enquanto 57% comprovam que equipes plurais são mais produtivas. No SXSW 2025, Rohit Bhargava mostrou que o verdadeiro diferencial competitivo está em combinar tecnologia com o que é 'unicamente humano'.

Dilma Campos

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Para líderes e empreendedores, a mensagem é clara: invista em amplitude, não apenas em profundidade. Cultive a curiosidade, abrace a interdisciplinaridade e esteja sempre pronto para aprender. O futuro não pertence aos que sabem tudo, mas aos que estão dispostos a aprender tudo.

Rafael Ferrari e Marcel Nobre

5 min de leitura
ESG
A missão incessante de Brené Brown para tirar o melhor da vulnerabilidade e empatia humana continua a ecoar por aqueles que tentam entender seu caminho. Dessa vez, vergonha, culpa e narrativas são pontos cruciais para o entendimento de seu pensamento.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A palestra de Amy Webb foi um chamado à ação. As tecnologias que moldarão o futuro – sistemas multiagentes, biologia generativa e inteligência viva – estão avançando rapidamente, e precisamos estar atentos para garantir que sejam usadas de forma ética e sustentável. Como Webb destacou, o futuro não é algo que simplesmente acontece; é algo que construímos coletivamente.

Glaucia Guarcello

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O avanço do AI emocional está revolucionando a interação humano-computador, trazendo desafios éticos e de design para cada vez mais intensificar a relação híbrida que veem se criando cotidianamente.

Glaucia Guarcello

7 min de leitura