Estratégia e Execução

Como um business partner pode ajudar a tornar o seu RH mais estratégico

A análise de dados e o estreitamento da relação entre os e os negócios pode transformar a sua empresa
Thiago Gomes é CEO do Smartleader, plataforma que ajuda departamentos de RH e líderes na gestão de desempenho de suas equipes.

Compartilhar:

Já não é mais segredo que a estratégia de gestão de pessoas e RH se tornou um fator determinante para o bom desempenho de empresas, de diferentes mercados e setores. Nossa área interage cada vez mais com diferentes departamentos entre as organizações, com um papel crucial para retenção de talentos, criação de novas lideranças e, especialmente, no alinhamento entre os objetivos da companhia e seus respectivos colaboradores.

Desta forma, é imprescindível contar com conceitos, ferramentas e metodologias que fortaleçam a atuação da área, em todas as suas frentes. Graças ao movimento de expansão que temos observado hoje, líderes e gestores contam com alternativas diversificadas para potencializar o desempenho de equipes e promover o desenvolvimento esperado.

Neste contexto, o business partner tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Isso porque o formato de trabalho apresenta, justamente, a proposta de conectar a área de negócios com as práticas de gestão de pessoas, com o intuito de contribuir com uma atuação ainda mais estratégica dos profissionais de RH, além de estimular melhores resultados internos. Como reflexo do sucesso deste método, dentre as profissões de recursos humanos, o parceiro de negócios (BP) é um dos cargos mais procurados e bem remunerados no atual mercado, de acordo com [levantamento da PageGroup para 2023](https://www.michaelpage.com.br/estudos-e-tendencias/estudo-de-remuneracao-2023).

Por isso, o profissional business partner atua como um elo entre a liderança executiva e o RH. Em um cenário em que desafios de mercado estão relacionados ao lado humano da empresa, contar com o business partner pode ser um grande diferencial. Além disso, contar com um profissional de recursos humanos em contato próximo com a liderança executiva torna o RH ainda mais estratégico e assertivo, desta forma, a conexão criada pelo business partner se torna muito importante.

Mas, apesar do grande potencial que este método apresenta, ainda existem desafios a serem superados. Recentemente, o relatório [Insight222 – People Analytics Trends 2021](https://publications.myhrfuture.com/peopleanalyticstrends2021) revelou que apenas 41% dos parceiros de negócios (BP) de RH acreditam ser capazes de conversar com líderes de negócios sobre os dados coletados por ferramentas de gestão de equipes.

O indicador evidencia que não basta apenas contar com um profissional dedicado a este trabalho, mas é necessário uma mudança total de mindset, permitindo que a aproximação e as respectivas mudanças aconteçam de maneira fluida em todos os níveis de atuação e senioridade. Uma outra alternativa é pensar no desenvolvimento interno de um profissional para a função de business partner, com treinamento específico, desenvolvimento de soft skills e apoio de especialistas ou agentes externos.

A grande questão é que gestão estratégica é uma etapa imprescindível na jornada para o sucesso nos negócios, portanto, as empresas que adotam práticas para melhorias neste quesito fortalecem o trabalho do RH e, consequentemente, ganham visibilidade, reputação e engajamento – fatores determinantes para se diferenciar no mercado.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de novembro de 2025
A arquitetura de software deixou de ser apenas técnica: hoje, ela é peça-chave para transformar estratégia em inovação real, conectando visão de negócio à entrega de valor com consistência, escalabilidade e impacto.

Diego Souza - Principal Technical Manager no CESAR, Dayvison Chaves - Gerente do Ambiente de Arquitetura e Inovação e Diego Ivo - Gerente Executivo do Hub de Inovação, ambos do BNB

8 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025
Investir em bem-estar é estratégico - e mensurável. Com dados, indicadores e integração aos OKRs, empresas transformam cuidado com corpo e mente em performance, retenção e vantagem competitiva.

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança
5 de novembro de 2025
Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas - mas sim coragem para sustentar as perguntas certas. Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

12 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
4 de novembro de 2025
Na era da hiperconexão, encerrar o expediente virou um ato estratégico - porque produtividade sustentável exige pausas, limites e líderes que valorizam o tempo como ativo de saúde mental.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)