Desenvolvimento pessoal

Como uma chuva de granizo pode inspirar a sua vida

A queda na carreira pode acontecer muito mais rápido do que a subida. O desafio é se manter no topo
Fundadora da ANK Reputation, reúne mais de 20 anos de atuação em gestão de reputação de empresas, avaliação e gestão de risco de imagem, gestão de crise, preparação de lideranças e comunicação corporativa, com expertise em estratégias de comunicação para sucessão empresarial, cultura organizacional e reposicionamento de marcas. É jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), com MBA pela Fundação Dom Cabral e pós-MBA pela Kellogg School of Management (EUA).

Compartilhar:

Gostei de assistir ao filme argentino *Granizo*, que conta a história (fictícia) do meteorologista popstar Miguel Flores, reconhecido como “infalível” por sua legião de fãs. Estudioso, carismático e vaidoso, ele anda pelas ruas recebendo os cumprimentos e os elogios de quem passa, tão seguro do que tem a dizer, que encerra suas previsões do tempo na TV com o bordão “eu garanto”.

Até que, um dia, justo na estreia do seu programa Show do Tempo na TV, a casa caiu. Miguel havia “garantido” que a noite seria de céu aberto e temperaturas amenas, mas uma chuva de granizo inesperada atingiu Buenos Aires, provocou danos à população desavisada e minou a reputação do homem do tempo. Miguel foi cancelado, perseguido e afastado do seu emprego.

É aqui que eu quero chegar: 20 anos de acertos, que deram ao profissional credibilidade e admiração, não são suficientes para que ele seja perdoado no seu primeiro deslize. Nem tampouco para evitar que ele, do dia pra noite, veja seu mundo ruir.

Parece injusto? Sim. Acontece fora da ficção? O tempo todo. Então, o que podemos fazer para evitar ou para se preparar melhor quando, ou se, isso ocorrer conosco?

Em primeiro lugar, vamos entender corretamente essa crise pela qual Miguel Flores passa. Embora a repercussão negativa seja justificada pelo público em função das suas perdas, o que vemos atingir Miguel é mágoa, sentimento de traição e revolta.

Ou seja, não estamos falando de uma crise ocasionada por questões racionais (prejuízos), mas, sim, emocionais. É a quebra de confiança, tão presente nas crises de imagem e reputação, que gera a avalanche de críticas, o cancelamento e o desejo de vingança. Para piorar, as redes sociais potencializam o efeito manada: mesmo quem nada sofreu, não assistiu à previsão do tempo equivocada ou nem conhecia Miguel, passa a fazer parte do coro contra ele.

A verdade é que quanto maior for a admiração que você conquistar ao longo da sua jornada, maior será o risco de você trair a confiança do seu público, mesmo que não intencionalmente. Algumas premissas básicas (e difíceis, muitas vezes) podem evitar ou minimizar o sinistro:

1. Não prometa nem garanta nada que você não possa de fato entregar;
2. Não subestime as consequências de eventuais descuidos, falhas ou erros no seu dia a dia;
3. Cuidado com a vaidade, ela pode distorcer sua visão;
4. Se errar, não fuja, não se esconda, não desapareça em hipótese alguma. Assuma, peça desculpas, resolva (se for possível) e conte às pessoas o que você vai fazer para evitar que o erro volte a acontecer;
5. E, por fim, não se feche em si mesmo com arrogância. Escute, aprenda, devolva e agradeça.

Aliás, sobre arrogância: não é raro acontecer como um efeito colateral de uma reputação cinco estrelas. Você se acostuma com os elogios, com as vitórias, com o reconhecimento. Acha que o jogo está ganho, entra no piloto automático, se distrai, demora demais para perceber a tempestade se aproximando. Cuidado! Manter-se no topo é muito mais desafiador do que chegar lá.

O filme é simples, caricato e despretensioso, uma boa opção para relaxar, mas faz pensar e deixa aprendizados até os últimos minutos. Miguel, depois de tanto desprezo, ganha uma segunda chance inesperada e bastante arriscada. Está numa encruzilhada (que dura segundos e pode passar despercebida) e precisa decidir se vai em frente ou não.

Não vou dar spoilers, mas deixo minha leitura sobre a mensagem final: quando você coloca o interesse do seu público realmente em primeiro lugar, quando escuta e dá crédito para o outro, quando trabalha em equipe e por um verdadeiro propósito, as chances de conquistar o coração das pessoas e construir legado de longo prazo são muito maiores e mais consistentes. E, agora, eu pergunto: como essa chuva de granizo pode inspirar a sua vida?

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura