Diversidade

Como utilizar as forças de caráter

As organizações e carreiras têm muito a ganhar com isso; veja exemplos práticos de ações| Por Ryan Niemiec

Compartilhar:

Uma abordagem baseada nas forças de caráter, bem construída, é, na melhor das hipóteses, transformadora e na pior, bem-intencionada. Um atributo central da abordagem baseada nessas forças é que ela fornece um complemento indispensável para a abordagem baseada nas deficiências, ou oferece aos clientes uma alternativa significativa que será vista por alguns como especialmente benéfica e revigorante. 

Existem seis estratégias de integração de forças de caráter às pessoas:

1. Reconhecer, rotular e afirmar as forças em si mesmas.

2. As forças de caráter são sociais, portanto nunca pare de fazer strengthspotting com os outros.

3. Alinhar as forças de caráter com atividades e tarefas.

4. Utilizar o modelo da prática baseada nas forças.

5. Incorporar as forças de caráter com sua teoria e abordagem profissional.

6. Utilizar as próprias forças de caráter nas sessões e reuniões.

Em meu livro detalho as seis, mas aqui vou focar na número 3, de alinhamento das forças de caráter com atividades e tarefas.

Se as forças de caráter são recursos naturais de energia em nós, e as forças de assinatura são parte central de nossa identidade, então por que não utilizá-las deliberadamente em todos os domínios de nossa vida diária? A frase “alinhamento das forças de caráter” capta esse conceito de trazer as melhores partes de quem somos para o espaço do momento presente em que nos encontramos. As pessoas não querem apenas fazer as coisas que podem fazer bem, mas também fazer as coisas que se importam em fazer bem.

Um estudo recente com colaboradores dos Estados Unidos mostrou que 64% dos colaboradores pensam que o sucesso no trabalho depende de construírem suas forças, enquanto apenas 36% pensam que o sucesso aumentará se corrigirem suas fraquezas. Contudo, apenas metade dos colaboradores relata utilizar suas forças de assinatura todo dia, e 27% relatam não receber reconhecimento algum de seus chefes por suas forças. É necessário que haja oportunidades para se criar um alinhamento entre as forças de caráter no local de trabalho.

As pesquisas estão revelando a importância do alinhamento das forças de caráter no trabalho e mostrando uma associação importante entre forças e interesses quando se trata do job crafting. 

Em um estudo, os colaboradores foram selecionados de maneira aleatória para o grupo de alinhamento das forças, ou para o grupo de controle. Foi solicitado aos trabalhadores do grupo de alinhamento das forças que planejassem e utilizassem mais suas quatro forças de assinatura do topo no trabalho durante suas tarefas específicas e atividades.

Esses colaboradores experimentaram aumentos significativos do trabalho como um chamado, e da satisfação global na vida, comparados aos colaboradores do grupo de controle, e essas mudanças foram sustentadas por seis meses. Como o alinhamento das forças de caráter pode ocorrer no ambiente de trabalho? 

Vejamos três exemplos de uso das forças de assinatura curiosidade e bondade, no trabalho.

**1. TAREFA: Enviar e-mails aos clientes**

Usando a Curiosidade

Utilize uma linguagem nas mensagens que mostre interesse, novidade e curiosidade.

Usando a Bondade

Priorize as necessidades do cliente, sendo generoso sempre que possível.

**2. TAREFA: Participar de reuniões diárias de avaliação**

Usando a Curiosidade

Faça pelo menos uma pergunta que explore possibilidades em cada reunião.

Usando a Bondade

Seja gentil e ofereça água e café aos funcionários, verifique como estão.

**3. TAREFA: Resolver os problemas trazidos pela equipe**

Usando a Curiosidade

Enfatize a abordagem de entrevista, em vez da abordagem autoritária; ajude a equipe a explorar soluções para cada situação única.

Usando a Bondade

Seja realista com sua compaixão pela dificuldade do colaborador; escute atentamente; mostre a ele que você o apoia.

Organização
———–

As taxas de desengajamento dos trabalhadores estão acima de 79%, segundo o Gallup, e há um desalinhamento entre as forças de caráter exigidas dos indivíduos e as forças de caráter que são naturais deles. 

O contexto organizacional/local de trabalho tem sido um domínio particularmente robusto de estudo para a ciência do caráter. Os resultados costumam ser muito bons. Por exemplo, um estudo sobre apoio supervisionado mostrou que os funcionários que receberam apoio do supervisor (mas não o apoio de colegas) aumentaram a utilização de suas forças no dia seguinte (Lavy, Littman-Ovadia, & Boiman-Meshita, 2016). Esses mesmos pesquisadores publicaram outro estudo sobre o ambiente de trabalho mostrando que a utilização de todos os tipos de forças (forças de assinatura e forças menores) estava associada com resultados positivos. Por exemplo, as forças de assinatura foram a maior contribuição para o desempenho no trabalho, comportamentos de cidadania organizacional, e menos comportamentos contraproducentes. 

Poderia ser citado muito mais. Um estudo qualitativo examinou a utilização das forças de caráter por mulheres no local de trabalho e constatou que, em todos os casos, as forças levaram a um círculo virtuoso no qual a utilização das forças as ajudou a superar barreiras que haviam impedido o emprego das forças antes. Outro estudo com funcionários mostrou que empregar as forças de assinatura de novas maneiras combinadas a uma reunião estruturada de dez minutos foi benéfico para aumentar a utilização das forças e o número de metas traçadas, comparado ao grupo que utilizou apenas forças de assinatura de novas maneiras. 

O importante é: recomenda-se que as organizações encontrem formas de ajudar seus colaboradores a utilizar suas forças mais frequentemente, pois sua utilização em geral tem sido associada a níveis de autoeficácia e comportamento proativo dos colaboradores, a afeto positivo e capital psicológico e a absenteísmo reduzido. Com certeza, o clima de uma organização pode também apoiar os colaboradores a empregar suas forças. Em um estudo com 442 colaboradores de 39 departamentos em 8 organizações, o clima psicológico baseado nas forças estava associado ao afeto positivo e ao desempenho no trabalho.

*** Artigo baseado nos highlights do livro _Intervenções com forças de caráter_, de Ryan Niemiec (ed. Vida Integral).**

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro