Uncategorized

Como vai sua produtividade?

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Esta edição de fevereiro é um aquecimento para as celebrações que faremos ao longo de 2017: a HSM completa 30 anos de existência, e a revista HSM Management, 20 anos, dois motivos de muito orgulho e alegria para nossa equipe e a comunidade que temos a honra de reunir em torno de nós. 

Abrindo os trabalhos, resolvemos olhar para uma questão que tem preocupado cada vez mais os gestores brasileiros – e possivelmente os do mundo inteiro: há cada vez mais desafios a enfrentar e lições novas a aprender, as equipes estão mais enxutas, as distrações são mais frequentes. Em paralelo, soluções de autoajuda não solucionam nada e o tempo teima em não aumentar. 

O que fazer? Vamos completar a resposta na revista impressa que circula em março, mas uma parte importante desse conteúdo está aqui. Trazemos duas matérias da revista Fast Company, uma das grandes publicações de gestão internacionais de que somos licenciados prioritários para o Brasil, que lhe permitem fazer um benchmarking com pessoas notoriamente produtivas. Nelas, entendemos quais são os elementos-chave nessa construção: o horário de acordar, o horário de dormir, a ferramenta de produtividade, o espaço de trabalho etc. 

Depois, damos um artigo preparado por especialistas da Franklin Covey sobre a maneira de lidar com a tecnologia como fonte de distrações, que propõe um sistema de organização de informações (são elas que nos sufocam, não são?) extremamente prático: a gestão dos 4 Núcleos. A Regra do Um, por exemplo, é um dos insights valiosos desse sistema. 

Além de abordarmos a produtividade pessoal, nesta edição continuamos a trabalhar a questão da estratégia digital, tão relevante para as empresas brasileiras e ainda tão ausente. Um valioso artigo explica quais são as duas estratégias possíveis – sim, elas se resumem a duas! – e explica por que sua empresa tem de escolher apenas uma delas. 

Apresentamos também um excerto do livro _Economia Compartilhada_, publicado por nós, com o coração da obra da empreendedora Robin Chase, fundadora da Zipcar e uma das maiores experts nesse assunto. Robin explica didaticamente, e com muitos exemplos reais, as quatro fases fundamentais da organização típica da economia compartilhada, que ela chama de _Peers_ Inc (ilustrando com o caso do Uber, Inc seria a plataforma do Travis Kalanich, e peers, os motoristas). 

Tenha um bom Carnaval, porque relaxar é fundamental para a produtividade, e volte com as energias renovadas. Este ano promete!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de novembro de 2025
A arquitetura de software deixou de ser apenas técnica: hoje, ela é peça-chave para transformar estratégia em inovação real, conectando visão de negócio à entrega de valor com consistência, escalabilidade e impacto.

Diego Souza - Principal Technical Manager no CESAR, Dayvison Chaves - Gerente do Ambiente de Arquitetura e Inovação e Diego Ivo - Gerente Executivo do Hub de Inovação, ambos do BNB

8 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança