Desenvolvimento pessoal

Como virar o jogo em uma entrevista de emprego

Não se engane: todo mundo comete erros nessas ocasiões

Compartilhar:

Veja quatro tropeços comuns e alguns modos de contorná-los, segundo a revista Fast Company. 

**Cenário 1:** Você está atrasado

Deixar o entrevistador esperando, mesmo que alguns minutos, não passa boa impressão, mas isso não significa que está tudo perdido. A primeira coisa a fazer é se antecipar: entre em contato com a pessoa responsável pela entrevista e avise do seu atraso. 

Ao chegar, reconheça o atraso e assuma a responsabilidade por ele, explicando o que aconteceu sem parecer que está inventando uma desculpa. Após a entrevista também pode ser interessante deixar por escrito uma mensagem pedindo desculpas e agradecendo o fato de a entrevista ter acontecido apesar de sua demora.  

**Cenário 2:** Você fica tão nervoso que não consegue mostrar seu melhor

A ansiedade e o nervosismo costumam provocar “brancos”, e as pessoas então não conseguem articular aquela resposta que gostariam de dar, ou acabam esquecendo informações imprescindíveis. 

Segundo a reportagem, nesse caso, os especialistas recomendam respirar fundo por alguns segundos e se acalmar. Os recrutadores tendem a ver esse gesto como algo genuíno e, em geral, solidarizam-se com o candidato. 

**Cenário 3:** Você não fez a lição de casa

Os entrevistadores esperam que os candidatos estejam preparados para falar sobre a empresa, ainda que se baseiem só nas informações disponíveis na imprensa e na internet. Isso mostra que levam a oportunidade a sério.

Se não fez sua lição de casa direito e acaba sendo vago demais ou se enrolando com alguma pergunta, respire fundo e se concentre nas perguntas seguintes. Após a entrevista, pesquise, e, na mensagem de agradecimento pela entrevista, dê um jeito de citar o que lhe atrai na empresa. 

**Cenário 4:** Você não tem nada a perguntar

Quando o entrevistador pergunta se você tem alguma pergunta, não é apenas para ser educado. Ele geralmente quer testar seu grau de interesse pela empresa e pela vaga, o que você sabe sobre a organização e quão engajado está no processo seletivo. 

Se você não preparou questões previamente, um caminho é utilizar uma abordagem genérica inteligente. “Como vocês trabalham em equipe?” e “O que faz com que as pessoas queiram seguir trabalhando aqui?” são dois bons exemplos. 

E a mensagem de agradecimento é, mais uma vez, a chance de levantar questões sobre a empresa, preferencialmente a partir de aspectos que tenham surgido durante a entrevista.

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

Ana Carolina Peuker

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Conheça o conceito de Inteligência Cultural e compreenda os três pilares que vão te ajudar a trazer clareza e compreensão para sua comunicação interpessoal (e talvez internacional)

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
Liderança
Entenda como construir um ambiente organizacional que prioriza segurança psicológica, engajamento e o desenvolvimento genuíno das equipes.

Athila Machado

6 min de leitura
Empreendedorismo
Após a pandemia, a Geração Z que ingressa no mercado de trabalho aderiu ao movimento do "quiet quitting", realizando apenas o mínimo necessário em seus empregos por falta de satisfação. Pesquisa da Mckinsey mostra que 25% da Geração Z se sentiram mais ansiosos no trabalho, quase o dobro das gerações anteriores. Ambientes tóxicos, falta de reconhecimento e não se sentirem valorizados são alguns dos principais motivos.

Samir Iásbeck

4 min de leitura
Empreendedorismo
Otimizar processos para gerar empregos de melhor qualidade e remuneração, desenvolver produtos e serviços acessíveis para a população de baixa renda e investir em tecnologias disruptivas que possibilitem a criação de novos modelos de negócios inclusivos são peças-chave nessa remontagem da sociedade no mundo

Hilton Menezes

4 min de leitura
Finanças
Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se destaca como fator crucial para o crescimento empresarial. Porém, transformar ideias inovadoras em realidade requer compreender as principais fontes de fomento disponíveis no Brasil, como BNDES, FINEP e Embrapii, além de adotar uma abordagem estratégica na elaboração de projetos robustos.

Eline Casalosa

4 min de leitura
Empreendedorismo
A importância de uma cultura organizacional forte para atingir uma transformação de visão e valores reais dentro de uma empresa

Renata Baccarat

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Em meio aos mitos sobre IA no RH, empresas que proíbem seu uso enfrentam um paradoxo: funcionários já utilizam ferramentas como ChatGPT por conta própria. Casos práticos mostram que, quando bem implementada, a tecnologia revoluciona desde o onboarding até a gestão de performance.

Harold Schultz

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Diferente da avaliação anual tradicional, o modelo de feedback contínuo permite um fluxo constante de comunicação entre líderes e colaboradores, fortalecendo o aprendizado, o alinhamento de metas e a resposta rápida a mudanças.

Maria Augusta Orofino

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial, impulsionada pelo uso massivo e acessível, avança exponencialmente, destacando-se como uma ferramenta inclusiva e transformadora para o futuro da gestão de pessoas e dos negócios

Marcelo Nóbrega

4 min de leitura