Uncategorized

Compras 4.0: como transformar digitalmente o setor de compras?

A digitalização de processos já está ao alcance de qualquer empresa. Decorrente de uma industrialização que atravessa séculos, o mercado vive hoje um momento de aplicação da tecnologia às rotinas das empresas, a chamada Indústria 4.0.
Fundador da Paradigma Business Solutions

Compartilhar:

Esse atual cenário tem sido encarado, como o próprio nome sugere, como a quarta revolução industrial, só que agora digital. No âmbito econômico, essa transformação gerou impactos desde a forma de planejar até de consumir.

Resumidamente, é chamada de Indústria 4.0 a revolução que inseriu a tecnologia de uma vez por todas na forma de gerir as empresas. Soluções tecnológicas, integradas e, sobretudo, na nuvem, passam a estar presentes em todos os setores da indústria, otimizando os processos como um todo. 

O setor de compras também tem sido beneficiado com ferramentas que automatizam e tornam mais inteligentes as atividades relacionadas à cadeia de suprimentos – [é o que chamamos de Compras 4.0](https://rdstation-static.s3.amazonaws.com/cms%2Ffiles%2F138961%2F1592847488cr01_compras_40_smallv1.pdf). 

O relacionamento entre compradores e fornecedores e o compartilhamento de dados são exemplos dos benefícios proporcionados pela ampliação do uso da tecnologia na indústria, podendo ser realizados em tempo real, de qualquer local, pois o acesso é realizado pela internet, com segurança, compliance e praticidade . Dessa forma, os processos ficaram mais fáceis, os custos menores e as chances de erros perto de zero.

Marcação de intertítulo
———————–

Dentre as novas tecnologias que impactam o setor de compras, destaco:  

### Inteligência Artificial (IA)

Por meio dela é possível processar um número muito maior de dados em um tempo menor, ampliar as opções de critérios para a tomada de decisão em tempo real, além de identificar tendências e minimizar riscos.

### Aprendizagem de Máquina 

A partir dela é possível implementar soluções para aproveitar melhor o tempo dedicado aos processos do setor de compras, além de desenvolver uma cultura mais estratégica de organização das transações, gerenciamento de fornecedores, gestão de riscos e análise de dados; 

### Cloud Computing

Permite que os dados e as ferramentas da empresa sejam mantidos em um único ambiente, a conhecida “nuvem”. Para as Compras 4.0, esta tecnologia é benéfica ao possibilitar que trabalhe de forma integrada com outros setores, tendo dados compartilhados e permitindo melhor controle de gestão.

### Big Data Analytics

Possibilita a transformação de dados em tomadas de decisões assertivas, funcionando como um agregador de bancos de dados que permite aos gestores analisarem as informações disponíveis e criarem estratégias mais efetivas.

### Internet das Coisas (IoT)

Permite que equipamentos com sensores sejam conectados à internet, integrando máquinas, pessoas, produtos e até mesmo sistemas, que podem ser comandados através de dispositivos como smartphone, tablet e computador.

### Robotic Process Automation (RPA)

Permite ao setor de compras automatizar atividades repetitivas e transacionais, além de identificar desvios em análises complexas, alcançando melhoria de controle, custo de transação, eficiência e compliance.

Como implementar o conceito de Compras 4.0 nas empresas
——————————————————-

A primeira dica para implementar o conceito de Compras 4.0 em empresas de qualquer porte é começar com ações simples, buscando aproveitar os dados que o negócio já coleta de maneira mais inteligente. 

Antes de adotar novas ferramentas, é preciso analisar o atual cenário do setor de compras da empresa. Muitas organizações não têm estruturado o controle do processo de compras, mantendo o conhecimento detido apenas com os profissionais envolvidos, sem que haja um sistema integrado que armazene essas informações. 

Sendo assim, é fundamental fazer uma curadoria do conhecimento relacionado ao processo de compras atual, identificando as falhas para que, depois, sejam feitas mudanças tecnológicas.

Se novas tecnologias serão adotadas, é imprescindível que os profissionais envolvidos sejam capacitados e, sobretudo, se sintam parte da mudança. 

Isso porque, na mudança para o Compras 4.0, é fundamental o comprometimento dos colaboradores, pois é comum que eles possam ficar apegados aos processos antigos, dificultando o avanço digital. Então, é preciso que a empresa esteja atenta ao treinamento eficaz dessas pessoas.

Migrar para o Compras 4.0 é uma revolução que, sem dúvidas, exige uma mudança de mindset não apenas dos gestores, mas de toda a equipe. É necessária uma postura ágil, criativa e proativa que provavelmente a empresa ainda não tenha. 

O perfil necessário do profissional para trabalhar com esse setor é muito diferente, uma vez que ele não deve apenas executar uma tarefa proposta, mas estar apto a tomar decisões com base nos dados gerados. 

Como grande parte dos empresários sequer têm conhecimento das tecnologias digitais, a mudança de mindset deve vir, inclusive, das lideranças. Assim, funcionando como um estímulo para que toda a equipe se interesse pelos novos conhecimentos. 

Em um exemplo prático, com uma plataforma de SRM, como a da Paradigma, a empresa consegue fazer o controle total da cadeia de suprimentos, tendo todas as suas relações de negócio e comunicação atendidas em um único lugar. 

O conceito de 360º tem como objetivo garantir que os usuários da plataforma possam ter uma visão completa do seu processo acompanhando o status atual e sua evolução. 

É possível, por exemplo, controlar e ter segurança e eficiência nos processos de busca por fornecedores; gestão de contratos, catálogos; gestão de entregas; publicação de pagamentos; avaliação e homologação de cadastro e documentos de fornecedores, além de ter uma ampla visão do setor, com análises inteligentes e dashboards completos.

O ponto fundamental a entender é que o Compras 4.0 consiste inicialmente da adoção de novas tecnologias, mas que essas, sozinhas, não vão trazer resultados se a empresa não estiver aberta para revisitar seus processos atuais e adotar melhorias em seus processos, na capacitação dos profissionais e no alinhamento estratégico.

Por isso, é preciso lembrar que se trata de todo um conjunto de atitudes para garantir o sucesso da transformação digital do setor de compras. Como qualquer projeto, é preciso antes planejar e analisar o cenário atual, para depois implementar de fato as inovações tecnológicas — que fatalmente vão impulsionar melhoria e ganhos nos processos atuais.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura