Direto ao ponto

Computação quântica chegará antes do esperado

A atividade das big techs na área está aumentando rapidamente. Você está acompanhando?

Compartilhar:

Acomputação quântica já era uma questão geopolítica quente, especialmente nas relações entre Estados Unidos e China – os EUA monitoram com nervosismo a China e outros países que avançam na área, segundo relatório do *CB Insights*. Mas agora essa tecnologia também está se tornando uma questão comercial quente. De um lado, espera-se que as big techs chinesas, como Baidu e Alibaba, se envolvam cada vez mais nisso.

As big techs americanas respondem – especialmente Alphabet, Microsoft, Amazon, IBM e Intel. Por sua vez, Meta e Apple ainda não anunciaram iniciativas, mas terão linhas de negócios que podem claramente se beneficiar da computação quântica.

O que está acelerando a aposta dessas empresas na computação quântica?

__Medo de ficar de fora (Fomo).__ Qualquer empresa que escalar rápido a computação quântica terá uma vantagem gigantesca em otimização, simulações e inteligência artificial.

__Entrada em novos mercados.__ Computadores quânticos são tão poderosos que podem mudar mercados como o de bancos, descoberta de medicamentos, logística etc.

__Defesa das principais linhas de negócios.__ A tecnologia que diferenciava as big techs em várias verticaisestá se espalhando. Se essas empresas não se diferenciarem com o quântico, as rivais poderão superá-las em IA, e-commerce, nuvem etc.

As iniciativas são várias. O Google vem construindo hardware avançado de computação quântica, desenvolvendo IA quântica e investindo em alcançar avanços científicos em torno do quantum. A Alphabet também tem uma equipe secreta que não é do Google trabalhando na tecnologia.

A Microsoft oferece acesso a computadores quânticos de vários fabricantes em sua plataforma de nuvem Azure. A empresa também está buscando o próprio hardware quântico, e seu braço de venture capital investiu na PsiQuantum, a startup de computação quântica mais bem financiada do mundo. O posicionamento da Microsoft nesse setor sinaliza que está dobrando o atendimento às empresas.

A Amazon lançou um serviço de nuvem quântica na AWS em parceria com startups de computação quântica e fez movimentos para desenvolver seu próprio hardware quântico. As linhas de negócios da Amazon em comércio eletrônico, logística e saúde podem ser redefinidas com um impulso quântico. A empresa considera que garantir a liderança no segmento hoje também pode ser essencial para afastar rivais quânticos amanhã. E a IBM está investindo pesadamente no desenvolvimento de hardware de computação quântica; é a líder em patentes de computação quântica e tem um roteiro ambicioso para aumentar o poder de suas máquinas.

A empresa também fez parcerias com as principais empresas da área em projetos quânticos. Pioneira em tornar a computação clássica útil para corporações, a velha “big blue” espera que a história se repita com o quantum. A Intel está desenvolvendo o próprio hardware de computação quântica baseado em silício. A empresa aposta em conseguir escalar rapidamente essa abordagem usando métodos da indústria de semicondutores. Além disso, tem um forte foco na criptografia pós-quântica – métodos de criptografia que protegem contra a ameaça iminente dos computadores quânticos – e já começa a proteger seu ecossistema de produtos com isso.

## O caso google
Para explicar o fenômeno, o relatório do *CB Insights* detalha o caso. O Google tem a meta de desenvolver um computador quântico poderoso e comercialmente útil até o fim da década. Construiu um campus em Santa Bárbara, Califórnia, para abrigar seus principais esforços quânticos, o que indica que está aumentando a aposta. Muitos negócios da Alphabet podem receber impulso significativo com os avanços no machine learning e no processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês) quânticos. Entre eles estão o buscador e os ads, já que a computação quântica permitirá analisar grandes conjuntos de dados.

Aplicar a IA quântica aos carros autônomos deve ajudar veículos autônomos a se adaptarem melhor a situações dinâmicas em tempo real. Google Cloud e DeepMind também terão impacto.

E o Brasil? A Fapesp estuda a criação de uma iniciativa quântica no País, como muitas partes do mundo fizeram, e startups trabalham com elementos de computação quântica – por exemplo, a Dobslit.

__Leia mais: [Chineses contra o gênio do mal](https://www.revistahsm.com.br/post/chineses-contra-o-genio-do-mal)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral