Empreendedorismo

Comunidade empreendedora é alavanca para transformação digital

Apoiadas no modelo de inovação aberta, grandes empresas se unem às startups para buscar soluções inovadoras para seus desafios de negócio
Gestora e co-fundadora da Confraria do Empreendedor.

Compartilhar:

Assunto que permeia o mundo dos negócios há algumas décadas, a inovação é a força motriz necessária para transformar e movimentar todos os setores do mercado. Ao entrarmos na terceira década do século 21, não é possível falar sobre [inovação sem falar em tecnologia](https://www.revistahsm.com.br/post/a-lgpd-e-a-protecao-de-dados-nas-pmes) e transformação digital.

A pandemia acelerou o processo de digitalização para atender às necessidades advindas do isolamento social e fez com que empreendedores de negócios físicos se reinventassem, garantindo presença online às suas empresas. As grandes corporações e multinacionais também tiveram seus desafios em acelerar um processo de transformação digital, que estavam ainda sendo absorvido pela cultura.

Foi necessário se adaptar à gestão de times híbridos e ao trabalho remoto, transformar seus canais de relacionamento com o cliente e reavaliar sua proposta de valor e seus canais com parceiros.

Nesse cenário, observamos que as empresas têm adotado a estratégia de fazer parte de comunidades, como forma de ampliar sua rede de conexões, inovar e gerar novos negócios. Para os profissionais, participar destas comunidades os fazem se sentir à vontade para compartilhar seus desafios, erros e acertos, estabelecendo relações de confiança e gerando negócios, de acordo com uma pesquisa que fizemos com os membros da Confraria do Empreendedor, cuja base de participantes cresceu 30% em 2020.

Entendemos que o nosso papel é integrar os diversos elementos do ecossistema e, para nós, é incrível quando grandes corporações nos procuram com o objetivo de se conectar com startups que possam ser aceleradoras de seu [processo de transformação digital](https://www.revistahsm.com.br/post/transformacao-digital-nas-empresas-por-uma-atualizacao-tecnologica). Isso é a essência e o propósito de colaboração pelo qual acreditamos ter construído na Confraria do Empreendedor.

## O poder da colaboração
Na Confraria do Empreendedor temos empresas de grande porte que se tornaram parceiras da nossa comunidade com o intuito de se manterem conectadas com o ecossistema e, assim, absorver um pouco da [cultura empreendedora](https://www.revistahsm.com.br/post/a-nova-era-do-empreendedorismo) que o nosso hub fomenta.

Isso pode acontecer por meio de encontros e eventos realizados em conjunto, na construção de desafios para que as startups possam submeter, engajar e oferecer suas soluções e expertise para solucionar um problema ou desafio interno da empresa ou ainda na cocriação de uma solução inovadora para seus clientes/mercado.

Outro insight de como as comunidades podem ser aceleradoras de transformação para grandes empresas é tê-las como um [gerador de inteligência](https://www.revistahsm.com.br/post/quatro-elementos-para-construir-um-ambiente-que-inspira-e-desenvolve-pessoas) para inovação, por meio do entendimento de sinais e das movimentações do ecossistema que alimentam as estratégias de inovação.

Há, ainda, o fato de esta associação ser uma alavanca reputacional, pois quando a empresa apoia uma comunidade, geralmente existe um feedback positivo desse envolvimento. Em um contexto de mundo que muda muito rápido, é preciso que as grandes empresas se conectem com outras comunidades para ampliar a visão de mundo, agregar mais valor ao negócio e trazer diferenciação para se reinventar.

## Inovação aberta
Henry Chesbrough, mestre da inovação aberta, foi muito sábio ao estabelecer um novo paradigma que estimula as empresas a abraçar o poder dos modelos de negócios colaborativos. O aprendizado que tiro disso é que, em tempos de crise, as parcerias e boas ideias, que surgem no modelo de [inovação aberta](https://www.revistahsm.com.br/post/o-que-inovacao-aberta-e-empatia-tem-em-comum), se fazem ainda mais necessárias para evolução não só dos negócios, mas também dos relacionamentos de todo o ecossistema.

Quando as empresas deixam de compartilhar informações e se fecham elas correm o risco de retardar seu crescimento. É como um quebra-cabeça em que cada um tem uma peça que ajuda a completá-lo e que contribui para o desenvolvimento de todos. Esta é uma das vantagens da inovação aberta nos negócios, pois te ajuda a solucionar problemas de um jeito mais ágil e descomplicado, já que foca na solução de um determinado problema.

Se, para muitos, o futuro do empreendedorismo é incerto, acredito que um caminho trilhado por meio da colaboração e da inovação aberta pode transformar os negócios e aumentar as probabilidades de sucesso.

*Saiba mais sobre os desafios que os empreendedores enfrentam no Brasil na [Comunidade Gestão PME](https://www.revistahsm.com.br/comunidade/gestao-pme).*

Compartilhar:

Artigos relacionados

Pressão econômica leva Geração Z ao consumo compartilhado

Quando viver sozinho deixa de ser viável, o consumo também deixa de ser individual – e isso muda tudo para as marcas. Este artigo mostra como a Geração Z está redefinindo consumo, pertencimento e a forma como as empresas precisam se posicionar.

Todos nus com a mão no bolso

Não é a idade que torna líderes obsoletos – é a incapacidade de abandonar ideias antigas em um mundo que já mudou. Este artigo questiona o mito da liderança geracional e aponta qual o verdadeiro divisor de águas.

Marketing & growth
15 de maio de 2026 13H00
Quando viver sozinho deixa de ser viável, o consumo também deixa de ser individual - e isso muda tudo para as marcas. Este artigo mostra como a Geração Z está redefinindo consumo, pertencimento e a forma como as empresas precisam se posicionar.

Dilma Campos - CEO da Nossa Praia e CSO da Biosphera.ntwk

3 minutos min de leitura
Liderança
15 de maio de 2026 07H00
Não é a idade que torna líderes obsoletos - é a incapacidade de abandonar ideias antigas em um mundo que já mudou. Este artigo questiona o mito da liderança geracional e aponta qual o verdadeiro divisor de águas.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

0 min de leitura
Marketing
14 de maio de 2026 15H00
Executivo tende a achar que, depois de um certo ponto, não é mais preciso contar o que faz. O case da co-founder do Nubank prova exatamente o contrário.

Bruna Lopes de Barros

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de maio de 2026 08H00
À luz do Aikidô, este artigo analisa a transição da liderança coercitiva para a liderança que harmoniza sistemas complexos, revelando como princípios como Wago, Awase e Shugi‑Dokusai redefinem estratégia e competitividade na era da incerteza.

Kei Izawa - 7º Dan de Aikikai e ex-presidente da Federação Internacional de Aikido

10 minutos min de leitura
Liderança
13 de maio de 2026 15H00
Em um mundo dominado pela urgência e pelo excesso de estímulos, este artigo provoca uma reflexão essencial: até que ponto estamos tomando decisões - ou apenas reagindo? E por que recuperar a capacidade de pausar, escolher e agir com intenção se tornou um diferencial crítico para líderes e organizações.

sabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

7 minutos min de leitura
Finanças, Inovação & estratégia
13 de maio de 2026 08H00
Entre pressão por resultados imediatos e apostas de longo prazo, este artigo analisa como iniciativas de CVC podem sobreviver ao conservadorismo corporativo e construir valor além do retorno financeiro.

Rafael Siciliani - Gerente de New Business Development na Deloitte

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
12 de maio de 2026 14H00
O que antes era visto como informalidade agora é diferencial: este artigo explora como a cultura brasileira vem ganhando espaço global - e se transformando em ativo estratégico nas empresas.

Bell Gama - Sócia-fundadora da Air Branding

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
12 de maio de 2026 08H00
Enquanto agendas lotam e decisões patinam, este artigo mostra como a ascensão dos agentes de IA expõe a fragilidade das arquiteturas de decisão - e por que insistir em reuniões pode ser sinal de atraso estrutural.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

6 minutos min de leitura
Liderança, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
11 de maio de 2026 15H00
A troca no comando da Apple reacende um dilema central da liderança: como assumir um legado sem se tornar refém dele - e por que repetir o passado pode ser o maior risco em qualquer processo de sucessão.

Maria Eduarda Silveira - CEO da BOLD HRO

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
11 de maio de 2026 08H00
Vivara, Natura, Blip, iFood e Endeavor já estão usando o Open Talent para ganhar agilidade e impacto. Este artigo revela por que a liderança por projeto e o talento sob demanda estão redesenhando o futuro do trabalho.

Cristiane Mendes - CEO da Chiefs.Group

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão