fb-embed

Marketing Makers HSM Management


Sobre esta comunidade

O que tira o sono do(a) Chief Marketing Officer (CMO) das principais marcas do país e o que eles/elas têm feito para solucionar estes desafios? Para quem busca insights sobre o mundo do marketing, e todas os assuntos que ele abraça (inovação, vendas, marcas, comunicação, etc), este é o espaço ideal. Uma correalização de HSM Management e Makers, plataforma de conexão entre lideranças de marketing e inovação.

Brand

Conteúdos da comunidade

Imagem de capa Quais experiências a sua marca promove?

Marketing e vendas

20 Dezembro | 2021

Quais experiências a sua marca promove?

Investir em experiências é uma forma de aproximar o público e valorizar o negócio

Gabriela Onofre

2 min de leitura

Imagem de capa A inovação a partir das nossas 12 habilidades à prova do futuro

Inovação

04 Novembro | 2021

A inovação a partir das nossas 12 habilidades à prova do futuro

Em entrevista exclusiva, a empreendedora e professora adjunta na Johns Hopkins University, Saleema Vellani, compartilha alguns dos principais achados sobre inovação de seu novo livro "Innovation Starts with I"

Lilian Cruz

7 min de leitura

Imagem de capa Você está pronto para a Black Friday?

Marketing e vendas

25 Outubro | 2021

Você está pronto para a Black Friday?

Mais do que planejamento, é preciso se aliar a bons fornecedores para manter a boa reputação da marca

Gabriela Onofre

2 min de leitura

Imagem de capa O last mile depende mais de “all previous miles” que do tempo de entrega

Estratégia e execução

19 Outubro | 2021

O last mile depende mais de “all previous miles” que do tempo de entrega

O tempo de entrega será fator determinante para o consumidor apenas se ele tiver uma boa experiência com seu app ou site. Neste artigo, proponho algumas reflexões essenciais para garantir que ele chegue a esta etapa de compra

Christian Abramson

3 min de leitura

Imagem de capa Inspirar para inovar

Estratégia e execução

14 Setembro | 2021

Inspirar para inovar

Inspirar o time é uma maneira, também, de investir no negócio

Gabriela Onofre

2 min de leitura

Imagem de capa Coopetição: o que as empresas de tecnologia têm a ensinar às outras indústrias?

Estratégia e execução

26 Agosto | 2021

Coopetição: o que as empresas de tecnologia têm a ensinar às outras indústrias?

Ao fazer uso desta estratégia de negócios, as organizações cooperam com seus concorrentes, promovendo inovação, gerando negócios e desenvolvendo seus mercados

Paulo Cesar do Nascimento

5 min de leitura

Imagem de capa Que tal ser mais vulnerável?

Saúde mental

03 Agosto | 2021

Que tal ser mais vulnerável?

Quando temos coragem de assumir quem somos, com nossas luzes e sombras, abrimos espaço para que o outro também o faça, possibilitando, assim, a construção de relações mais genuínas e de confiança

Gabriela Onofre

3 min de leitura

Imagem de capa Qual é o seu legado?

Desenvolvimento pessoal

19 Julho | 2021

Qual é o seu legado?

Essa pergunta pode ser o ponto de partida para uma reflexão importante para a construção da imagem de profissionais e organizações

Gabriela Onofre

3 min de leitura

Imagem de capa É o fim da TV como conhecemos

Marketing e vendas

01 Julho | 2021

É o fim da TV como conhecemos

Em meio à transformação digital e ao mundo multiplataforma, ainda tem gente olhando o mundo como online e offline – e potencialmente perdendo oportunidades de negócio

Bruno Campos

6 min de leitura

Imagem de capa Emoções à flor da pele: um chamado à ação

Saúde mental

03 Junho | 2021

Emoções à flor da pele: um chamado à ação

Líderes têm a obrigação de criar ambientes seguros e empáticos para que todos os colaboradores saibam lidar com o isolamento, o burnout e o luto

Gabriela Onofre

3 min de leitura

Imagem de capa O digital e a demanda por um marketing mais centrado no indivíduo

Marketing e vendas

28 Abril | 2021

O digital e a demanda por um marketing mais centrado no indivíduo

Partir das necessidades e expectativas do público-alvo não apenas traz maiores chances de sucesso e menos erros, como beneficia toda a organização

Christian Abramson

3 min de leitura

Imagem de capa Covid-19: o “dark side” do delivery

Tecnologia e inovação

27 Abril | 2021

Covid-19: o “dark side” do delivery

A explosão do Ifood, Rappi e afins esconde um problema maior: os restaurantes nem sempre podem sobreviver de delivery

Bruno Campos

3 min de leitura

Imagem de capa Inspiração exige um olhar ao diferente

Carreira

23 Abril | 2021

Inspiração exige um olhar ao diferente

Embora a busca por inspiração seja desafiadora para muitas pessoas, olhar e ouvir novas perspectivas ajuda a exercitar criatividade, mantendo a mente cheia de ideias

Gabriela Onofre

2 min de leitura

Imagem de capa Covid-19: a necessária revolução digital da indústria automotiva

Transformação Digital

09 Abril | 2021

Covid-19: a necessária revolução digital da indústria automotiva

Transformadas pelos impactos recorrentes da pandemia, montadoras e concessionárias aceleram formatos de vendas digitais, principalmente no e-commerce

Bruno Campos

4 min de leitura

Imagem de capa A “hora H” do SXSW: hackear ou habilitar o ser humano?

Tecnologia e inovação

07 Abril | 2021

A “hora H” do SXSW: hackear ou habilitar o ser humano?

Painéis do festival mostram o poder revolucionário do hackeamento genético e mental do ser humano, além da necessidade de habilitarmos nossa espécie para a tomada de decisões mais coletivas e qualificadas

Lilian Cruz

6 min de leitura

Imagem de capa A “hora H” do SXSW: consumo imersivo no varejo

Marketing e vendas

30 Março | 2021

A “hora H” do SXSW: consumo imersivo no varejo

Painéis do festival reforçaram a tendência da hibridização e hiper imersão de experiências no varejo, provocando o surgimento de novo modelo holístico de business experience

Lilian Cruz

6 min de leitura

Imagem de capa O buzz do Clubhouse

Tecnologia e inovação

03 Março | 2021

O buzz do Clubhouse

O início de fevereiro foi agitado no universo digital com o frenesi da nova rede social do momento, o Clubhouse

Gabriela Onofre

3 min de leitura

Imagem de capa Retrospectiva de uma carreira executiva na área de marketing

Carreira

01 Março | 2021

Retrospectiva de uma carreira executiva na área de marketing

Como me reconectar aos meus valores elevou minha consciência para ingressar numa zona de transformação pessoal

Lilian Cruz

3 min de leitura

Imagem de capa Covid-19: sua empresa se reinventou ou apenas sobreviveu?

Inovação

24 Fevereiro | 2021

Covid-19: sua empresa se reinventou ou apenas sobreviveu?

De maneira sútil, e ao mesmo tempo crucial, algumas empresas se reinventaram em 2020 e conseguiram crescer em meio à pandemia

Bruno Campos

4 min de leitura

Imagem de capa Como nasce uma marca

Marketing e vendas

19 Fevereiro | 2021

Como nasce uma marca

Ao (re)construir toda uma marca com o apoio de diversas mãos e mentes, descobri que nada substitui a dedicação de pessoas apaixonadas pelo trabalho que fazem diariamente

Gabriela Onofre

3 min de leitura

Imagem de capa Mídia programática: awareness e performance

Marketing e vendas

10 Janeiro | 2021

Mídia programática: awareness e performance

Para que os esforços em mídia programática deem resultados reais para as marcas, é preciso ter muita clareza de quais são seus objetivos finais

Bruno Campos

4 min de leitura

Imagem de capa Os ensinamentos de um CMO para um aprendiz de marketing

Desenvolvimento pessoal

17 Dezembro | 2020

Os ensinamentos de um CMO para um aprendiz de marketing

Já que colaboração é a palavra de ordem, compartilho algumas orientações que eu gostaria de ter recebido no início de carreira e que podem fazer a diferença de quem inicia sua jornada

Marcelo Trevisani

4 min de leitura

Imagem de capa Quando a cultura come a estratégia no café da manhã

04 Dezembro | 2020

Quando a cultura come a estratégia no café da manhã

Conheça a história de um padeiro italiano que soube respeitar os hábitos locais e, com isso, venceu a maior rede de fastfood do mundo

Christian Abramson

5 min de leitura

Imagem de capa Oito virtudes para o CMO ambidestro

Desenvolvimento pessoal

26 Novembro | 2020

Oito virtudes para o CMO ambidestro

Tenha coragem, saiba se adaptar, seja disciplinado e outras características estão entre aquelas que fazem do profissional de hoje pronto para o amanhã

Lilian Cruz

4 min de leitura

Imagem de capa Vivendo e aprendendo com um camelo

Inovação

18 Novembro | 2020

Vivendo e aprendendo com um camelo

Mais do que o unicórnio, a pandemia nos fez ver a importância de ser resiliente, sólido, perseverante. É o momento de ser camelo!

Gabriela Onofre

3 min de leitura

Imagem de capa Não existe ex-aluno

Desenvolvimento pessoal

09 Novembro | 2020

Não existe ex-aluno

Na sociedade do conhecimento não existe "ex-aluno”: ou você está aprendendo o tempo todo, ou você está fora do jogo

Marcelo Trevisani

3 min de leitura

Imagem de capa Não deixe seu concorrente trazer o longo para o curto prazo

Empreendedorismo

13 Outubro | 2020

Não deixe seu concorrente trazer o longo para o curto prazo

Cada vez mais, empresas se intitulam customer centric, mas trago uma surpresa: quase nenhuma, de fato, é

Christian Abramson

4 min de leitura

Imagem de capa Da alfabetização de dados à alfabetização emocional

Carreira

29 Setembro | 2020

Da alfabetização de dados à alfabetização emocional

Na era digital, o líder do marketing precisa desenvolver o equilíbrio entre o olhar prático e intuitivo sobre sua função, suas entregas e sua equipe

Lilian Cruz

3 min de leitura

Imagem de capa Assistente virtual, experiência real

Tecnologia e inovação

27 Setembro | 2020

Assistente virtual, experiência real

Com a pandemia, a real capacidade de atendimento dos assistentes virtuais foi colocada à prova

Marcelo Trevisani

3 min de leitura

Imagem de capa Do zero à pandemia: um ano como CMO

Marketing e vendas

05 Outubro | 2020

Do zero à pandemia: um ano como CMO

Da construção do time à gestão remota, listo ações que fizeram da equipe mais forte, coesa e integrada

Gabriela Onofre

4 min de leitura

Imagem de capa Os milagres (ou pecados) da mídia programática

Marketing e vendas

24 Setembro | 2020

Os milagres (ou pecados) da mídia programática

Conheça três pilares fundamentais para elaborar a estratégia ideal para sua empresa quanto o assunto é mídia programática e evite erros que podem causar danos sérios à sua reputação

Bruno Campos

3 min de leitura

Imagem de capa Por que só falar em inovação não nos torna inovadores?

Tecnologia e inovação

21 Setembro | 2020

Por que só falar em inovação não nos torna inovadores?

Inovação é muito mais do que criar projetos inovadores, é encontrar soluções que transformem a vida das pessoas

Felipe Cerchiari

4 min de leitura

Imagem de capa Para ser o "profissional do futuro" hoje

Carreira

31 Agosto | 2020

Para ser o "profissional do futuro" hoje

A frase “caí num buraco... voltei gigante” é inspiração para aqueles que desejam construir uma trajetória de sucesso frente às mudanças do presente e às tendências do futuro

Claudia Muchaluat

4 min de leitura

Imagem de capa A urgência da transição “ego-sistêmica para eco-sistêmica” nas organizações

Liderança

30 Agosto | 2020

A urgência da transição “ego-sistêmica para eco-sistêmica” nas organizações

Aplicar a Teoria U é caminho para criar ecossistema composto por times mais produtivos em torno de um propósito comum e prontos para realizar mudanças e impactos reais

Lilian Cruz

4 min de leitura

Imagem de capa Soft skills para profissionais de marketing

Desenvolvimento pessoal

27 Agosto | 2020

Soft skills para profissionais de marketing

Como nunca teremos tempo para desenvolver tudo o que gostaríamos, essa short list pode ajudar você a cortar caminhos

Mariana Rhormens

3 min de leitura

Imagem de capa O significado de ser uma das “Women to watch”

Desenvolvimento pessoal

26 Agosto | 2020

O significado de ser uma das “Women to watch”

Além de honrada e surpresa, ter sido eleita uma das “Women to watch” fez eu me sentir ainda mais responsável pela equidade e pela diversidade nas empresas

Gabriela Onofre

3 min de leitura

Imagem de capa A sua área de marketing é eficiente?

Marketing e vendas

25 Agosto | 2020

A sua área de marketing é eficiente?

Com essas 10 perguntas você vai descobrir

Bruno Campos

4 min de leitura

Imagem de capa O poder do networking na crise

Desenvolvimento pessoal

27 Julho | 2020

O poder do networking na crise

Mas atenção: antes de acessar a sua rede, entenda seus fundamentos e avalie se você tem feito a sua parte

Paulo Cesar do Nascimento

3 min de leitura

Imagem de capa Nem toda decisão de compra é feita no PDV

Marketing e vendas

29 Julho | 2020

Nem toda decisão de compra é feita no PDV

Identificar quando, onde e como as marcas são definidas na jornada de compras e ativar corretamente pode ser decisivo.

Christian Abramson

4 min de leitura

Imagem de capa Marketing orientado a dados: 8 KPIs que você precisa mensurar

Marketing e vendas

28 Julho | 2020

Marketing orientado a dados: 8 KPIs que você precisa mensurar

Um KPI, sigla em inglês para indicador chave de desempenho, é uma forma de mensurar o sucesso de uma atividade em que uma organização ou departamento se envolve. KPIs são valores que podem ser medidos com base nos resultados desejados

Marcelo Trevisani

3 min de leitura

Imagem de capa A reinvenção da educação corporativa

Desenvolvimento pessoal

24 Julho | 2020

A reinvenção da educação corporativa

Os impactos das edtechs, do home office e das soft skills no modelo de desenvolvimento corporativo

Gustavo Zobaran

2 min de leitura

Imagem de capa Transformação ou disrupção digital?

Tecnologia e inovação

28 Julho | 2020

Transformação ou disrupção digital?

Os termos não são sinônimos e, assim como o ovo ou a galinha, quem nasceu primeiro não importa tanto. O importante é entender suas diferenças e aplicações práticas

Bruno Campos

5 min de leitura

Imagem de capa Ambidestria: criando tensões paradoxais nas organizações

Liderança

30 Julho | 2020

Ambidestria: criando tensões paradoxais nas organizações

Garantir a continuidade do negócio e, ao mesmo tempo, um olhar nos horizontes de inovação é uma nova habilidade que deve ser desenvolvida no nível do indivíduo

Lilian Cruz

4 min de leitura

Imagem de capa Cultura forte, marca forte

Marketing e vendas

30 Julho | 2020

Cultura forte, marca forte

Em um mundo tão globalizado e conectado, construir uma marca forte depende cada vez mais de uma outra força que pulsa dentro das empresas: a cultura organizacional

Gabriela Onofre

3 min de leitura

Imagem de capa Varejo e Fintech em um relacionamento sério

Tecnologia e inovação

26 Julho | 2020

Varejo e Fintech em um relacionamento sério

Sobre essa sinergia, que é cada vez maior, Ana Peretti, diretora de marketing do banQi, fala sobre a relação com as Casas Bahia, em entrevista exclusiva para essa coluna

Viviani Tacila

7 min de leitura

Imagem de capa Efeito startup na pandemia

Tecnologia e inovação

21 Julho | 2020

Efeito startup na pandemia

O que as grandes empresas, diante das incertezas provocadas pela crise atual, podem aprender com as startups? Vejo três lições principais.

Fernando Vilela

3 min de leitura

Imagem de capa Como prever o imprevisível

30 Junho | 2020

Como prever o imprevisível

Treze anos de carreira, sendo os últimos três à frente do marketing do Uber Eats, me trouxeram alguns aprendizados. Compartilho três aqui com você.

Thaís Azevedo

3 min de leitura

Imagem de capa A verdadeira transformação na crise

26 Junho | 2020

A verdadeira transformação na crise

A anedota sobre o coronavírus ser o responsável pela transformação digital das empresas espalhou-se rapidamente e me fez pensar se esta seria, de fato, a maior oportunidade de mudança trazida por esta crise.

Gustavo Zobaran

1 min de leitura

Imagem de capa E-commerce: tendências observadas na China crescem no Brasil

10 Junho | 2020

E-commerce: tendências observadas na China crescem no Brasil

Livestreaming, curbside pickup e outros modelos de comercialização online ganham ainda mais espaço por conta do isolamento social.

Lilian Cruz

6 min de leitura

Imagem de capa 9 lições para liderar melhor em tempos extraordinários

04 Junho | 2020

9 lições para liderar melhor em tempos extraordinários

Isso inclui sair da zona de conforto e fazer coisas que você não gosta.

Marcelo Trevisani

2 min de leitura

Imagem de capa A loja do futuro depende de tecnologia?

03 Junho | 2020

A loja do futuro depende de tecnologia?

“Não, porque nem sempre”. Parece confusa, mas quando o músico Rodrigo Amarante deu essa resposta a um jornalista despreparado, ele levantou uma questão importante: precisamos continuamente questionar os nossos vieses e nos manter bem informados para enxergarmos os assuntos com mais clareza. E isso não é diferente no varejo.

Christian Abramson

4 min de leitura

Imagem de capa A evolução da compra por impulso

26 Maio | 2020

A evolução da compra por impulso

Distraídos em nossos smartphones ou preocupados com a distância segura em tempos de pandemia, as pilhas, balas e revistas andam passando despercebidas por nós na fila do supermercado. O que deve mudar na compra por impulso?

Felipe Riera Michelotti

2 min de leitura

Imagem de capa Transformação digital: pilares e fatores críticos de sucesso

26 Maio | 2020

Transformação digital: pilares e fatores críticos de sucesso

Segundo o IDC, mais de sete trilhões de dólares serão investidos em transformação digital até 2023. E se o tema já tinha relevância no mundo pré-Covid-19, agora então ele passa a ser condição de sobrevivência. Como trilhar os caminhos da reinvenção digital?

Claudia Muchaluat

4 min de leitura

Imagem de capa Foco no essencial e na essência

26 Maio | 2020

Foco no essencial e na essência

Enquanto algumas empresas estão tentando entender uma nova realidade, outras se adaptam rapidamente e já operam diferente. O que têm em comum as que trilham novos caminhos?

Gabriela Onofre

3 min de leitura

Imagem de capa Inovação: problema prático ou conceitual?

26 Maio | 2020

Inovação: problema prático ou conceitual?

Se ninguém é declaradamente contra a busca e a implementação da inovação, por que muitas vezes os projetos não saem do papel? Aqui estão cinco pontos de atenção.

Felipe Cerchiari

3 min de leitura