Gestão de Pessoas

Conheça as 125 melhores empresas para se trabalhar da América Latina

Levantamento do Great Place to Work está dividido entre multinacionais, grandes empresas e PME e avaliou mais de 2 milhões de experiências de colaboradores no continente
Maria Clara Lopes é colaboradora da revista HSM Management.

Compartilhar:

DHL Express, Interbank e Seguros Universales são, respectivamente, as melhores organizações quando se fala em multinacional, grande empresa e PME para se trabalhar em 2021, de acordo com o estudo As Melhores Empresas para se Trabalhar na América Latina 2021, realizado pela consultoria Great Place to Work (GPTW). As pesquisas aplicadas nas empresas concorrentes avaliaram o impacto na experiência de mais de 2 milhões de funcionários.

Entre as 125 premiadas, 87% dos colaboradores disseram sentir bem-estar no trabalho, abrangendo fatores como “sentir-se cuidado” e “acreditar que seu local de trabalho é psicológica e emocionalmente saudável”. Número relevante, em meio ao contexto pandêmico que chegou a ser [considerado como a disrupção do século](https://revistahsm.com.br/post/e-depois),gerando incertezas de todos os tipos que afetaram fortemente os ambientes de trabalho.

Equidade, desenvolvimento profissional e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho também foram considerados relevantes para os funcionários das organizações premiadas. Deles, 97% disseram que todos têm a oportunidade de receber um reconhecimento especial; 95% dizem receber treinamento e desenvolvimento profissional e 94% afirmam ser encorajados a equilibrar sua vida pessoal e profissional.

## DHL é tetra entre as multinacionais

Entre as multinacionais, a transportadora DHL Express lidera a lista pelo quarto ano consecutivo, seguida por 3M, AT&T Directv, Mercado Libre e Teleperformance. A Eurofarma, laboratório de origem brasileira, estreou no ranking, ocupando a 17ª posição. Citibank e AES também entraram na lista em 2021.

![tabela GPTW (1)](//images.contentful.com/ucp6tw9r5u7d/CQZJsCSWzBlJD8hDIJEcd/d730c9163d49bb21b60143e6217b9cf8/tabela_GPTW___1_.jpg)

## Destaques nacionais

O Interbank, com sede no Peru, assumiu a liderança do ranking das grandes empresas (acima de 500 funcionários) em 2021, enquanto a seguradora Seguros Universales, da Guatemala, ficou em primeiro lugar entre as pequenas e médias empresas (de 10 a 499 funcionários).

![tabela GPTW 3 (1)](//images.contentful.com/ucp6tw9r5u7d/1jBj8QPiSiUmEekmiPaPnG/4b99bcd6d08bf898922ea8101dffcfe1/tabela_GPTW_3__1_.jpg)

Nos dois grupos, estão em destaque algumas organizações conhecidas no Brasil. Banco Itaú, Magazine Luiza, Laboratórios Sabin e Radix fazem parte da lista das grandes empresas, enquanto Luiza Consórcios, Drexa e Levvo apresentaram resultados relevantes entre as PMEs nos fatores avaliados pela pesquisa GPTW.

![tabela GPTW 2 (1)](//images.contentful.com/ucp6tw9r5u7d/4Qy6dlF05cN4giuKv3uFIQ/7853a259cb97e3f8850f1c51344e264f/tabela_GPTW_2__1_.jpg)

## Foco da pesquisa

Os rankings latino-americanos da GPTW são criados a partir de uma pesquisa com os funcionários sobre os principais fatores que estabelecem lugares de excelência para trabalhar, assim como da análise de programas de trabalho das empresas inscritas. Para serem consideradas no estudo, a concorrente deve primeiro ter sido reconhecida em sua região de origem, aparecendo em uma ou mais listas de best workplaces em países da América Latina durante 2020 ou início de 2021.

Já as multinacionais são avaliadas em seus esforços para estabelecer ótimos locais de trabalho em vários países da região. Precisam, ainda, ser reconhecidas em pelo menos três listas nacionais na América Latina, além de ter mais de 40% dos seus funcionários (pelo menos 5 mil) localizados fora do seu país sede.

*Gosto do artigo da Maria Clara Lopes? Saiba mais sobre o ranking GPTW assinando gratuitamente as [nossas newsletters](https://www.revistahsm.com.br/newsletter) e escutando [nossos podcasts](https://www.revistahsm.com.br/podcasts) na sua plataforma de streaming favorita.*

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral