Liderança, Times e Cultura

Consolidar o aprendizado corporativo

Quando se fala em aprendizado no mundo das empresas, em geral se prioriza a etapa inicial, de aquisição de informações em detrimento do todo, que é a incorporação das ideias como conhecimento proprietário. Um modo de garantir o todo, como propõe um grupo educacional do Sul do Brasil, é “tramar” – fazer com que os aprendizes em rede teçam sua jornada de aprendizado de novos hábitos, posturas e práticas e, então, amplificar isso com seus respectivos gestores. Este artigo explora a técnica de tramar.
__Dante Sasso__ é gestor de educação e aprendizagem e especialista em design de programas de desenvolvimento para líderes de todos os níveis organizacionais. É coordenador pedagógico do CNEX, empresa do Grupo Atitus sediada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Compartilhar:

O que vem a sua mente quando lê o verbo “tramar”? Pode ser o sentido primeiro do dicionário, etimológico – “tramar” é entrelaçar os fios da trama, tecer – ou o sentido figurado – “tramar” é maquinar, intrigar, enredar, armar.

Pois agora talvez seu repertório ativo inclua uma terceira interpretação, que junta um pouco dessas duas e vale especificamente para a área do aprendizado corporativo comportamental: “tramar” significa criar uma rede com vários pontos de sustentação que desenha e conduz a jornada de aprendizado de modo heterogêneo em suas individualidades e estruturado em seu conjunto. Adquirem-se informações sobre novos hábitos, posturas e práticas de maneira distribuída e guiada e, depois, , amplifica-se o que foi adquirido para que vire conhecimento proprietário.

Se estamos falando de uma rede, por que dizemos que é algo guiado? Porque a amplificação ocorre segundo um plano acordado entre uma grande quantidade de agentes – geralmente a média gerência de uma organização. Isso porque gestores médios unidos criam um impacto maior sobre as pessoas de uma organização do que criaria uma pequena quantidade de grandes líderes, por exemplo.

No CNEX, havia o desafio, dado pelos clientes, de criar um aprendizado consistente, conjunto e permanente em relação a qualquer tema. E surgiu a percepção de que, para isso, seria necessário atuar sobre os comportamentos inter-relacionais dos participantes do grupo que deveria aprender. Do mesmo modo que a transformação organizacional não acontece de maneira ordenada, “top-down”, o aprendizado individual e coletivo dos funcionários de uma organização também não acontece assim.

É preciso haver subversão para o aprendizado acontecer de verdade. Explicando melhor: quase 100% dos programas educacionais contratados pelas empresas hoje têm a ver com inovação e mudança, certo? Seja desenvolver uma mentalidade digital, a visão sistêmica, a alta performance etc. Pois inovação se desenvolve muito mais a partir de impulsos caórdicos (caos e ordem simultaneamente, na medida certa), requerendo subversão caótica, não apenas ordem.

Pois a ideia de “tramar” carrega – etimológica e figurativamente, como vimos – tal caráter subversivo, fazendo emergir os temas inter-relacionais mais íntimos, como colaboração, comunicação ativa, segurança etc. Maquina-se a estratégia para que as pessoas aprendam algo novo, tece-se o aprendizado mantendo-se a consistência do tecido com o entrelaçamento dessas pessoas.

## O CONTEXTO DA TRAMA

Todos os programas do CNEX, sejam presenciais ou híbridos, têm cinco fios condutores, apresentados no kick-off, e a ação de tramar é um deles:

__Ampliação:____text in bold__ apresentação da estrutura da jornada (conteúdos, horários, facilitadores, plataforma etc.) e dos principais pontos metodológicos, e criação de um board para alinhar as expectativas do grupo.

__Comprometimento:__ definição das expectativas. Aqui o grupo cria a confiança e a abertura necessárias para o seu comprometimento ao oferecer suas habilidades individuais e autoconhecimento para o atingimento do que esperam da jornada.

__Imaginação:__ stímulo à visão sistêmica para a criação de um manifesto da liderança do futuro, em que o grupo define aonde quer chegar e quais são seus objetivos concretos e impactos.

__4. Trama:__ os participantes, em rede, tangibilizam o que é necessário armar como plano para que cheguem aos objetivos estabelecidos nas expectativas dos contratantes.

__Decolagem:__ é o momento que marca o início da jornada com comprometimento, diversão e leveza, essenciais para a consistência e interesse do aprendizado de adultos.

Dessa forma, partindo-se das expectativas definidas pelo grupo (1), vão sendo acessados os comportamentos individuais necessários para o seu atingimento (2), os objetivos e impactos pretendidos (3) e a trama que cria o percurso específico a ser realizado pelo grupo para chegar lá (4). Além de ser consequência, a celebração (5) funciona como mecanismo de retroalimentação para uma nova jornada. Ações de inclusão e acolhimento ajudam a sustentar a trama; deve haver um ambiente de segurança psicológica e confiança para a trama do aprendizado funcionar.

A SUSTENTABILIDADE DOS RESULTADOS do desenvolvimento comportamental é o objetivo do CNEX desde sua fundação, nos anos 1980, por empresários visionários. Para levar adiante os desafios e oportunidades de negócios, não percebemos até hoje um caminho mais construtivo e positivo do que esse desenvolvimento, no qual a trama tem papel protagonista.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Polímatas e Lifelong Learners: explorando perfis distintos que, juntos, podem transformar o ambiente de trabalho em um espaço de inovação, aprendizado contínuo e versatilidade.

Rafael Bertoni

4 min de leitura
Uncategorized
Liderança em tempos de brain rot: como priorizar o que realmente importa para moldar um futuro sustentável e inspirador.

Anna Luísa Beserra

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Laís Macedo

4 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar empresas que continuamente estão inovando é um desafio diário, mas cada questão se torna um aprendizado se feito com empatia e valorização.

Ana Carolina Gozzi

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A experiência varia do excepcional ao frustrante, e a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada para padronizar e melhorar esses serviços em escala global.

Flavio Gonçalves

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
No cenário globalizado, a habilidade de negociar com pessoas de culturas distintas é mais do que desejável; é essencial. Desenvolver a inteligência cultural — combinando vontade, conhecimento, estratégia e ação — permite evitar armadilhas, criar confiança e construir parcerias sustentáveis.

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
ESG
A resiliência vai além de suportar desafios; trata-se de atravessá-los com autenticidade, transformando adversidades em aprendizado e cultivando uma força que respeita nossas emoções e essência.

Heloísa Capelas

0 min de leitura
ESG
Uma pesquisa revela que ansiedade, estresse e burnout são desafios crescentes no ambiente de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de ações para promover a saúde mental e o bem-estar nas empresas.

Fátima Macedo

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Enquanto a Inteligência Artificial transforma setores globais, sua adoção precipitada pode gerar mais riscos do que benefícios.

Emerson Tobar

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura