Liderança, Times e Cultura

Consolidar o aprendizado corporativo

Quando se fala em aprendizado no mundo das empresas, em geral se prioriza a etapa inicial, de aquisição de informações em detrimento do todo, que é a incorporação das ideias como conhecimento proprietário. Um modo de garantir o todo, como propõe um grupo educacional do Sul do Brasil, é “tramar” – fazer com que os aprendizes em rede teçam sua jornada de aprendizado de novos hábitos, posturas e práticas e, então, amplificar isso com seus respectivos gestores. Este artigo explora a técnica de tramar.
__Dante Sasso__ é gestor de educação e aprendizagem e especialista em design de programas de desenvolvimento para líderes de todos os níveis organizacionais. É coordenador pedagógico do CNEX, empresa do Grupo Atitus sediada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Compartilhar:

O que vem a sua mente quando lê o verbo “tramar”? Pode ser o sentido primeiro do dicionário, etimológico – “tramar” é entrelaçar os fios da trama, tecer – ou o sentido figurado – “tramar” é maquinar, intrigar, enredar, armar.

Pois agora talvez seu repertório ativo inclua uma terceira interpretação, que junta um pouco dessas duas e vale especificamente para a área do aprendizado corporativo comportamental: “tramar” significa criar uma rede com vários pontos de sustentação que desenha e conduz a jornada de aprendizado de modo heterogêneo em suas individualidades e estruturado em seu conjunto. Adquirem-se informações sobre novos hábitos, posturas e práticas de maneira distribuída e guiada e, depois, , amplifica-se o que foi adquirido para que vire conhecimento proprietário.

Se estamos falando de uma rede, por que dizemos que é algo guiado? Porque a amplificação ocorre segundo um plano acordado entre uma grande quantidade de agentes – geralmente a média gerência de uma organização. Isso porque gestores médios unidos criam um impacto maior sobre as pessoas de uma organização do que criaria uma pequena quantidade de grandes líderes, por exemplo.

No CNEX, havia o desafio, dado pelos clientes, de criar um aprendizado consistente, conjunto e permanente em relação a qualquer tema. E surgiu a percepção de que, para isso, seria necessário atuar sobre os comportamentos inter-relacionais dos participantes do grupo que deveria aprender. Do mesmo modo que a transformação organizacional não acontece de maneira ordenada, “top-down”, o aprendizado individual e coletivo dos funcionários de uma organização também não acontece assim.

É preciso haver subversão para o aprendizado acontecer de verdade. Explicando melhor: quase 100% dos programas educacionais contratados pelas empresas hoje têm a ver com inovação e mudança, certo? Seja desenvolver uma mentalidade digital, a visão sistêmica, a alta performance etc. Pois inovação se desenvolve muito mais a partir de impulsos caórdicos (caos e ordem simultaneamente, na medida certa), requerendo subversão caótica, não apenas ordem.

Pois a ideia de “tramar” carrega – etimológica e figurativamente, como vimos – tal caráter subversivo, fazendo emergir os temas inter-relacionais mais íntimos, como colaboração, comunicação ativa, segurança etc. Maquina-se a estratégia para que as pessoas aprendam algo novo, tece-se o aprendizado mantendo-se a consistência do tecido com o entrelaçamento dessas pessoas.

## O CONTEXTO DA TRAMA

Todos os programas do CNEX, sejam presenciais ou híbridos, têm cinco fios condutores, apresentados no kick-off, e a ação de tramar é um deles:

__Ampliação:____text in bold__ apresentação da estrutura da jornada (conteúdos, horários, facilitadores, plataforma etc.) e dos principais pontos metodológicos, e criação de um board para alinhar as expectativas do grupo.

__Comprometimento:__ definição das expectativas. Aqui o grupo cria a confiança e a abertura necessárias para o seu comprometimento ao oferecer suas habilidades individuais e autoconhecimento para o atingimento do que esperam da jornada.

__Imaginação:__ stímulo à visão sistêmica para a criação de um manifesto da liderança do futuro, em que o grupo define aonde quer chegar e quais são seus objetivos concretos e impactos.

__4. Trama:__ os participantes, em rede, tangibilizam o que é necessário armar como plano para que cheguem aos objetivos estabelecidos nas expectativas dos contratantes.

__Decolagem:__ é o momento que marca o início da jornada com comprometimento, diversão e leveza, essenciais para a consistência e interesse do aprendizado de adultos.

Dessa forma, partindo-se das expectativas definidas pelo grupo (1), vão sendo acessados os comportamentos individuais necessários para o seu atingimento (2), os objetivos e impactos pretendidos (3) e a trama que cria o percurso específico a ser realizado pelo grupo para chegar lá (4). Além de ser consequência, a celebração (5) funciona como mecanismo de retroalimentação para uma nova jornada. Ações de inclusão e acolhimento ajudam a sustentar a trama; deve haver um ambiente de segurança psicológica e confiança para a trama do aprendizado funcionar.

A SUSTENTABILIDADE DOS RESULTADOS do desenvolvimento comportamental é o objetivo do CNEX desde sua fundação, nos anos 1980, por empresários visionários. Para levar adiante os desafios e oportunidades de negócios, não percebemos até hoje um caminho mais construtivo e positivo do que esse desenvolvimento, no qual a trama tem papel protagonista.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Liderança
A liderança eficaz exige a superação de modelos ultrapassados e a adoção de um estilo que valorize autonomia, diversidade e tomada de decisão compartilhada. Adaptar-se a essa nova realidade é essencial para impulsionar resultados e construir equipes de alta performance.

Rubens Pimentel

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O DeepSeek, modelo de inteligência artificial desenvolvido na China, emerge como força disruptiva que desafia o domínio das big techs ocidentais, propondo uma abordagem tecnológica mais acessível, descentralizada e eficiente. Desenvolvido com uma estratégia de baixo custo e alto desempenho, o modelo representa uma revolução que transcende aspectos meramente tecnológicos, impactando dinâmicas geopolíticas e econômicas globais.

Leandro Mattos

0 min de leitura
Empreendedorismo
País do sudeste asiático lidera o ranking educacional PISA, ao passo que o Brasil despencou da 51ª para a 65ª posição entre o início deste milênio e a segunda década, apostando em currículos focados em resolução de problemas, habilidades críticas e pensamento analítico, entre outros; resultado, desde então, tem sido um brutal impacto na produtividade das empresas

Marina Proença

5 min de leitura
Empreendedorismo
A proficiência amplia oportunidades, fortalece a liderança e impulsiona carreiras, como demonstram casos reais de ascensão corporativa. Empresas visionárias que investem no desenvolvimento linguístico de seus talentos garantem vantagem competitiva, pois comunicação eficaz e domínio do inglês são fatores decisivos para inovação, negociação e liderança no cenário global.

Gilberto de Paiva Dias

9 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Com o avanço da inteligência artificial, a produção de vídeos se tornou mais acessível e personalizada, permitindo locuções humanizadas, avatares realistas e edições automatizadas. No entanto, o uso dessas tecnologias exige responsabilidade ética para evitar abusos. Equilibrando inovação e transparência, empresas podem transformar a comunicação e o aprendizado, criando experiências imersivas que inspiram e engajam.

Luiz Alexandre Castanha

4 min de leitura
Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura