Uma das habilidades mais procurada para contratação de líderes, a comunicação é uma das habilidades mais importantes para líderes. Ela nos permite transmitir conhecimento, solucionar problemas em equipe, criar relacionamentos e todas as outras atividades que consegui pensar que executamos dentro (e fora) do mundo coorporativo.
Recentemente a Forbes fez uma pesquisa sobre “As habilidades mais procuradas na contratação de líderes”, e em 4º lugar, com 49% dos votos, estava a habilidade de comunicar e compartilhar informações.
Enfatiza-se ainda que é através desta habilidade que faremos com que todas as outras aconteçam, portanto, treine-a.
E na gestão de produto não é diferente, uma vez que exige além de habilidades técnicas e estratégicas, uma comunicação eficaz com todos os envolvidos. Desde clientes e usuários finais até equipes internas e parceiros externos, transmitir informações de maneira clara e oportuna é, sem dúvidas, fundamental para o sucesso de qualquer projeto.
__Você está apenas ouvindo ou escutando?__
De início, a provocação que fica é exatamente o subtítulo desta nossa conversa. Na correria do dia a dia, ocasionalmente, podemos cair em armadilhas de apenas ouvir, e não entender de fato o que está sendo falado. Nesse sentido, cultive a escuta ativa para conexões mais profundas, e, como boas práticas, sugiro: escutar sem julgamento, eliminar as distrações, ter paciência e fazer perguntas assertivas. Lembre-se: escutar é mais do que ouvir, é compreender e refletir profundamente o que foi dito.
__Feedback estratégico__
Se tratando de escutar e compreender, é considerável lembrar que a comunicação não é apenas sobre transmitir informações, mas também sobre captar feedback dos stakeholders. Esse feedback é uma fonte valiosa de insights, ajudando a orientar decisões de design, adicionar funcionalidades e promover melhorias contínuas no produto. Já percebeu que empresas ágeis como Netflix, Amazon e Google regularmente solicitam as opiniões dos usuários? Bem, esses dados as permitem evoluir constantemente suas plataformas e oferecer uma experiência personalizada aos clientes.
__Alinhando expectativas e necessidades__
Já superado as etapas anteriores, e acreditando que você está pronto para seguir neste texto, nota-se que uma das principais funções da comunicação com stakeholders é garantir o alinhamento de expectativas e necessidades. Clientes e usuários possuem exigências específicas que podem evoluir ao longo do ciclo de vida do produto. Com uma comunicação contínua e transparente, os gestores de produtos podem entender melhor essas demandas e ajustar as estratégias para atender às expectativas não só do mercado, mas, também, da organização. Repita comigo: contínua e transparente.
__Reduzindo riscos e aproveitando oportunidades__
A falta de comunicação adequada pode levar a erros custosos e atrasos no desenvolvimento do produto. Estudos demonstram que a má comunicação é responsável por uma parcela significativa de falhas em projetos. Ainda, segundo a Harvard Business Review, equipes com boa comunicação têm um desempenho de 20 a 25% melhor do que aquelas com comunicação fraca, o que reforça a importância da comunicação eficaz na gestão de produtos.
__Ferramentas colaborativas: realmente importam?__
Para facilitar uma comunicação eficaz, é recomendável adotar ferramentas e ritos adequados. Plataformas colaborativas como Azure, Slack, Trello e Jira permitem que equipes distribuídas se mantenham sincronizadas em tempo real. Reuniões regulares, como por exemplo daily, planning, review, retro, oferecem oportunidades para inspeção do trabalho realizado, criando discussões abertas e trazendo agilidade.
Mas atenção: não se prenda apenas a essas ferramentas e práticas. É importante experimentar e adaptar as metodologias e ferramentas que melhor se encaixem nas necessidades e cultura da sua equipe.
__Transformando metodologias em resultados reais__
Sinto te informar que essa receita de bolo não existe, porém, não se desespere e teste o que funciona para sua operação. OKRs e KPIs são boas ferramentas para melhorar a comunicação com stakeholders internos. As OKRs (Objectives and Key Results) definem objetivos claros e os resultados-chave que indicam o progresso em direção a esses objetivos, alinhando todos os membros da equipe em torno de metas comuns. Já os KPIs (Key Performance Indicators) fornecem métricas quantificáveis que monitoram o desempenho ao longo do tempo.
Desta forma, os gestores de produtos podem comunicar de forma transparente os objetivos, progressos e resultados alcançados, garantindo que todos os stakeholders internos estejam informados e alinhados com a estratégia da organização. Se gostou deste tema, sugiro o artigo “OKRs e KPIs como potencial estratégico: diferenças e aplicações”, disponível aqui na HSM Management.
Por fim, com essas técnicas em mãos, agora mais preparado e mais confiante do que precisa ser feito para se destacar, pense, em conjunto com as metodologias apresentadas, para onde você vai e quais são seus objetivos. Com muita visão e clareza, elabore estratégias e coloque todos seus conhecimentos em prática.