Carreira

Construindo sua nova carreira, bloco a bloco

A metáfora, por mais simples que possa parecer, é expressiva: coloque alguns blocos por dia para construir uma parede e em um ano terá uma casa
Luciano possui +20 anos de experiência no mercado digital tendo iniciado sua carreira no portal UOL, trabalhou 10 anos no Google Brasil em diversas áreas e foi diretor no Facebook Brasil a frente de uma equipe de vendas em São Paulo. É escritor e autor do livro "Seja Egoísta com sua Carreira", embaixador da Escola Conquer e faz parte do conselho consultivo da Agile.Inc.

Compartilhar:

Um dos temas mais comuns que recebo de profissionais de todas as áreas e idades é sobre suas insatisfações com a carreira atual. Com essa demanda vem desejo de encarar a famosa, e cheia de tabus, transição de carreira. Alguns não sabem para aonde ir, outros têm uma leve ideia e poucos sortudos já tem certeza do que querem. Contudo, há uma dúvida comum para todos, independente do momento que estão: [como fazer para começar](https://www.revistahsm.com.br/post/tomando-decisoes-dificeis)?

Não tenho dúvidas de que existam muitas maneiras de fazer isso, mas a que vou compartilhar hoje é a que tem funcionado para mim. Antes de contar meu “segredo”, quero dar um rápido contexto de quem eu era e quem sou hoje.

Imagine uma pessoa ansiosa e imediatista. Conseguiu? Agora multiplique por 10 e vai chegar perto de como eu era e me sentia. Se tivesse a possibilidade de cruzar a cidade para comprar algo que já tinha decidido, como já fiz para um par tênis uma vez, eu o faria e pagaria mais caro ao ter que esperar uma entrega que levaria dias.

Em suma, queria tudo para agora, e esse era um pouco do comportamento que eu também tinha no trabalho. Com o tempo e um evento marcante, que será tópico de um artigo no futuro, eu mudei. Não só mudei, hoje sou um grande apreciador dos investimentos de longo prazo e embaixador ferrenho da ideia.

## Processo gradual

Agora vamos ao ponto central do que quero falar hoje: construa a sua nova carreira aos poucos. Vou usar uma metáfora para ilustrar o que quero dizer: uma casa simples é composta por cerca de dois mil blocos. Todos sabemos que colocar uma casa de pé é um trabalho hercúleo, mas, esse mesmo trabalho feito aos poucos, dia após dia, pode ser executado de maneira bem mais fácil e com resultados impressionantes.

Considerando que um ano tem 365 dias, se a gente empilhar cinco ou seis blocos por dia, todos os dias, teremos uma casa ao final de um ano, um sobrado ao final de dois anos e sabe se lá o que dá para construir em uma década ou mais.

Agora vou contar a minha própria experiência. Trabalho no mercado de tecnologia há mais de vinte anos e estou como executivo faz um pouco mais de uma década. Gosto do meu trabalho, mas, cada dia mais, [sei que minha missão mora em ajudar outras pessoas](https://www.revistahsm.com.br/post/criterios-de-carreira-como-a-clareza-de-valores-melhora-a-trajetoria) a terem mais satisfação no trabalho e com suas carreiras. Descobri essa missão há um pouco mais de três anos. Contudo, no mundo estranho e incerto que vivemos, e por ainda achar certa satisfação no trabalho atual, adiei uma potencial transição de carreira para o futuro. Adiei, mas não fiquei parado.

Decidi que iria colocar alguns blocos, todos os dias, para construir minha futura casa. Faz três anos que escrevo todos os dias sobre carreira, liderança e histórias reais do mundo corporativo.

Em complemento, dou aulas e masterclasses esporádicas para alguns parceiros, criei uma networking enorme de gente com os mesmos interesses e negócios e alcancei alguns feitos que nunca iria imaginar para algo que invisto apenas um pouco da minha energia diária.

Assim sendo, fui eleito Top Voice no LinkedIn ano passado, batendo mais de 300 mil seguidores, e tendo uma coluna em uma revista de prestígio como a HSM. E só mencionei aqui um pouco de tudo que foi conquistado.

E quer saber? Não tem nada de especial em mim, não sou um gênio, fora da curva, acima da média ou especial por ter conseguido tudo isso. Eu [só coloquei em prática algo que descobri](https://www.revistahsm.com.br/post/planejar-ou-nao-planejar-a-carreira-eis-a-questao) e foi um dos insights mais simples e incríveis que tive nos últimos tempos: o poder de criar algo grandioso aos pouquinhos, passo a passo e bloco a bloco.

Quero fechar esse pensamento de hoje com uma pergunta: quais blocos e o que você está construindo para a sua carreira? Nunca é cedo ou tarde para começar, mas mãos à obra.

*Gostou do artigo escrito por Luciano Santos? Saiba que você pode se informar e aprender muito mais sobre gestão de carreira, negócios e liderança assinando [nossas newletters](https://www.revistahsm.com.br/newsletter)*

Compartilhar:

Luciano possui +20 anos de experiência no mercado digital tendo iniciado sua carreira no portal UOL, trabalhou 10 anos no Google Brasil em diversas áreas e foi diretor no Facebook Brasil a frente de uma equipe de vendas em São Paulo. É escritor e autor do livro "Seja Egoísta com sua Carreira", embaixador da Escola Conquer e faz parte do conselho consultivo da Agile.Inc.

Artigos relacionados

Gestão de Pessoas
Aprender algo novo, como tocar bateria, revela insights poderosos sobre feedback, confiança e a importância de se manter na zona de aprendizagem

Isabela Corrêa

0 min de leitura
Inovação
O SXSW 2025 transformou Austin em um laboratório de mobilidade, unindo debates, testes e experiências práticas com veículos autônomos, eVTOLs e micromobilidade, mostrando que o futuro do transporte é imersivo, elétrico e cada vez mais integrado à tecnologia.

Renate Fuchs

4 min de leitura
ESG
Em um mundo de conhecimento volátil, os extreme learners surgem como protagonistas: autodidatas que transformam aprendizado contínuo em vantagem competitiva, combinando autonomia, mentalidade de crescimento e adaptação ágil às mudanças do mercado

Cris Sabbag

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Geração Beta, conflitos ou sistema defasado? O verdadeiro choque não está entre gerações, mas entre um modelo de trabalho do século XX e profissionais do século XXI que exigem propósito, diversidade e adaptação urgent

Rafael Bertoni

0 min de leitura
Empreendedorismo
88% dos profissionais confiam mais em líderes que interagem (Edelman), mas 53% abandonam perfis que não respondem. No LinkedIn, conteúdo sem engajamento é prato frio - mesmo com 1 bilhão de usuários à mesa

Bruna Lopes de Barros

0 min de leitura
ESG
Mais que cumprir cotas, o desafio em 2025 é combater o capacitismo e criar trajetórias reais de carreira para pessoas com deficiência – apenas 0,1% ocupam cargos de liderança, enquanto 63% nunca foram promovidos, revelando a urgência de ações estratégicas além da contratação

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O SXSW revelou o maior erro na discussão sobre IA: focar nos grãos de poeira (medos e detalhes técnicos) em vez do horizonte (humanização e estratégia integrada). O futuro exige telescópios, não lupas – empresas que enxergarem a IA como amplificadora (não substituta) da experiência humana liderarão a disrupção

Fernanda Nascimento

5 min de leitura
Liderança
Liderar é mais do que inspirar pelo exemplo: é sobre comunicação clara, decisões assertivas e desenvolvimento de talentos para construir equipes produtivas e alinhada

Rubens Pimentel

4 min de leitura
ESG
A saúde mental no ambiente corporativo é essencial para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, exigindo ações como conscientização, apoio psicológico e promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

Nayara Teixeira

7 min de leitura
Empreendedorismo
Selecionar startups vai além do pitch: maturidade, fit com o hub e impacto ESG são critérios-chave para construir ecossistemas de inovação que gerem valor real

Guilherme Lopes e Sofia Szenczi

9 min de leitura