Uncategorized
Oferecido por:

Contagem regressiva com Christer Windelov-Lidzélius

o diretor da KaosPilot, misto de escola de negócios e design sediado na Dinamarca, conta o que é a liderança criativa, que explora riscos em vez de minimizá-los, promove a criatividade, enxerga a oportunidade e tem valores humanos
Adriana Salles Gomes é diretora-editorial de HSM Management.

Compartilhar:

**5 – A KaosPilot forma líderes e seu currículo tem o design de liderança criativa como um dos pilares. O que é liderança para a KaosPilot e o que é esse design de liderança criativa?**

A definição simples é “levar as pessoas a fazer o que não fariam de outra maneira”. Para nós, porém, ser líder tem a ver com “crescer como indivíduo, desenvolver pessoas a sua volta e ajudar o mundo a caminhar para algo melhor”. Na KaosPilot, não ensinamos liderança só como uma prática, embora ela seja algo prático; achamos necessária uma base de conhecimento profundo sobre liderança e enfatizamos nosso foco, que é o da criatividade. a criatividade pode ser tanto o que os líderes fazem de uma forma única ao abordar um problema ou uma oportunidade como o resultado da liderança, ou seja, a criatividade por meio dos outros. o líder tem de dominar o design da liderança criativa, capacitando-se a gerar as bases sobre as quais a criatividade emerge. Não é algo que acontece por acaso, viu?! Isso precisa de atenção e curadoria cuidadosa.

**4 – Qual é o método pedagógico de vocês?** 

Nós o chamamos de pedagogia baseada em oportunidades, porque, como líder, você precisa ser, antes de tudo, bom em encontrar ou criar oportunidades. Nosso trabalho parte de problemas reais que os alunos trazem para a escola e da identificação de pontos fortes e oportunidades. Por exemplo, quando um aluno vivencia um desafio em sua empresa, ele pede ajuda a um membro da equipe pedagógica. Esse professor nunca dá uma resposta, só ajuda o aluno a olhar de um modo diferente, observando o que está indo bem –o ponto forte– e a oportunidade de construir a partir daí. a abordagem que propomos exige correr riscos, exige que se dê um passo para o desconhecido. Se a gestão é uma abordagem para minimizar o risco, a liderança é uma abordagem para explorar o risco. 

**3 – Líderes também precisam ter valores? Se sim, quais?** 

Todos os líderes funcionam com base em certo tipo de valores –explícitos ou implícitos. Normalmente, os valores da companhia não costumam ser o que eu considero valores pessoais profundos –na verdade, eles não significam nada para as pessoas. Pensamos em valores que associaríamos a amigos, não em coisas como ser eficiente e orientado a lucros. Por isso, os valores da KaosPilot incluem sabedoria das ruas, compaixão, diversão…

**2 – Para um líder criativo, a experiência multinacional faz diferença? Pergunto porque vejo que a KaosPilot atua em vários países…**

Para mim, a experiência multinacional é fundamental. Não é só uma coisa da empresa; é também social. Se as pessoas se tornarem cidadãs do mundo, isso vai ajudar a aliviar os problemas: diminuir a indiferença, reduzir os conflitos e também fazer mais negócios.

**1 – Temos um dito popular crítico no Brasil que diz: “Há muito cacique para pouco índio”. Quando se criam tantos líderes assim, não se está fazendo o mesmo?** 

Essa seria uma compreensão errada da ideia de que estamos só criando mais líderes. Ser líder não significa que eu não possa trabalhar subordinado a outros ou como colega. Em nosso mundo complexo e em organizações realmente complexas, precisamos deixar de lado a ideia de que o gestor sabe mais e pode fazer melhor do que os outros. É bem o contrário hoje –em geral, o nível de especialização do conhecimento invalida essa gestão clássica. a liderança está em toda parte. Essa liderança facilita, ensina e cria o espaço –no qual as pessoas são empoderadas–, e é a chave do sucesso. 

>
>
> **Saiba mais sobre Christer Windeløv- -Lidzélius**
>
> Quem é: CEo e diretor da KaosPilot, misto de escola de negócios e de design focado na formação de líderes e empreendedores. 
>
> Serviços da KaosPilot: além de oferecer cursos, presta consultoria para empresas e promove iniciativas culturais e sociais. 
>
> Onde a empresa atua: Tem sede em aarhus (Dinamarca) e escritórios em Berna (Suíça), Barcelona (Espanha) e Bogotá (Colômbia).

Compartilhar:

Artigos relacionados

O que o gestor intermediário recebe, além da cobrança?

Lideranças são constantemente cobradas a desenvolver equipes engajadas, seguras e resilientes. Mas o que acontece quando elas recebem a responsabilidade pela mudança sem tempo, recursos ou autonomia para promovê-la? Uma reflexão sobre o limite entre responsabilidade individual e responsabilidade organizacional.

Headless: a empresa precisa funcionar fora da própria tela

Conversar com um assistente para resolver uma demanda parece simples para o usuário. Para as organizações, porém, isso exige uma transformação muito mais profunda: explicitar processos, organizar capacidades de negócio e construir uma arquitetura capaz de conectar intenção, decisão e execução de forma confiável. É nesse encontro entre inteligência artificial e arquitetura headless que surge uma nova lógica para o futuro das operações empresariais.

Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
29 de setembro de 2026 08H00
Enquanto algumas organizações reduzem contratações de profissionais em início de carreira graças aos ganhos de produtividade proporcionados pela inteligência artificial, outras fazem exatamente o oposto e ampliam seus programas de formação. O motivo é simples: toda vaga júnior eliminada hoje pode se transformar em uma escassez de profissionais experientes amanhã.

Marcelo Murilo - Co-Fundador e VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner, Embaixador e membro do Senior Advisory Board do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Embaixador e Membro da Comissão ESG da Board Academy BR.

10 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
28 de setembro de 2026 14H00
Lideranças são constantemente cobradas a desenvolver equipes engajadas, seguras e resilientes. Mas o que acontece quando elas recebem a responsabilidade pela mudança sem tempo, recursos ou autonomia para promovê-la? Uma reflexão sobre o limite entre responsabilidade individual e responsabilidade organizacional.

Indira Leite - Consultora em Educação Corporativa e Mestre em Psicologia Organizacional, Especialista em Engajamento de Equipes.

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
28 de setembro de 2026 08H00
Conversar com um assistente para resolver uma demanda parece simples para o usuário. Para as organizações, porém, isso exige uma transformação muito mais profunda: explicitar processos, organizar capacidades de negócio e construir uma arquitetura capaz de conectar intenção, decisão e execução de forma confiável. É nesse encontro entre inteligência artificial e arquitetura headless que surge uma nova lógica para o futuro das operações empresariais.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

12 minutos min de leitura
Cultura organizacional
27 de setembro de 2026 14H00
O artigo mostra como o recuo estratégico do ego, a escuta hospitaleira e a responsabilidade pelo vínculo podem transformar relações em uma poderosa infraestrutura de alta performance.

Daniela Cais - Designer de Relações Profissionais, TEDx Speaker, Mentora de Comunicação para Carreiras e Negócios

6 minutos min de leitura
Diversidade, ESG, Gestão de pessoas
27 de setembro de 2026 08H00
Inovação não garante inclusão por si só. Para que a inteligência artificial amplie oportunidades para pessoas com deficiência, será necessário combinar tecnologia, governança, acessibilidade e mediação humana qualificada.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
26 de setembro de 2026 18H00
Mais do que uma questão tecnológica, o crescimento do Shadow AI evidencia a necessidade de fortalecer políticas internas, educação digital e governança para proteger um dos ativos mais valiosos das empresas: seus dados.

Adriano Pinhal - Superintendente de Inteligência Artificial da Mapfre

3 minutos min de leitura
Educação
26 de setembro de 2026 12H00
Pela primeira vez, a taxa de analfabetismo entre brasileiros com 15 anos ou mais ficou abaixo de 5%. O avanço, porém, expõe uma nova urgência: milhares de jovens continuam deixando a escola para trabalhar. O desafio agora é construir caminhos que permitam estudar, gerar renda e desenvolver competências para um mercado de trabalho em rápida transformação.

Vinicius Tondolo - Diretor executivo da Fundação Sagres

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
26 de setembro de 2026 07H00
Em sua primeira experiência em um grande evento de negócios, duas estudantes foram convidadas a refletir sobre temas que impactam diretamente a nova geração de profissionais. O resultado foi uma jornada de descobertas sobre bem-estar, propósito, trabalho e o papel das pessoas em um futuro cada vez mais tecnológico.

Ana Luiza Oliveira e Ellen Couto - Integrantes do LabJornalismo, projeto da HSM Management em parceria com a Anhembi Morumbi

6 minutos min de leitura
ESG
25 de setembro de 2026 15H00
Com a participação de nomes como Christopher Garman, Thomas Shannon, Sergio Rial, Jeane Tsutsui e Guilherme Horn, o Congresso IBGC 2026 propõe um debate sobre um dos temas mais relevantes da atualidade: como exercer liderança e governança em um mundo marcado por inteligência artificial, incertezas geopolíticas e mudanças cada vez mais rápidas, sem abrir mão das competências que permanecem essencialmente humanas.

Luiz Martha - Diretor de Conhecimento e Impacto do IBGC- Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Rodolfo Fücher - Líder do Grupo Curador do 27º Congresso IBGC.

3 minutos min de leitura
Estratégia, Direito, Regulação & Compliance, Finanças
25 de setembro de 2026 08H00
Investigações sobre práticas abusivas colocam em evidência a necessidade de repensar a relação entre instituições financeiras e consumidores. Em um ambiente marcado por inovação digital e alta demanda por crédito, a transparência deixa de ser apenas uma obrigação regulatória e passa a ser condição essencial para a sustentabilidade do setor.

Rodolfo Takahashi - CEO da Gooroo Crédito

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução