Uncategorized

Contagem regressiva com Ellen Langer

a psicóloga norte-americana que estuda o conceito de mindfulness há mais de 35 anos garante: “o líder inovador é aquele que não sente vergonha de admitir que não sabe”
É colaboradora de HSM Management e especialista no setor varejista; já cobriu o NRF seis vezes.

Compartilhar:

**Mindfulness é meditação?**

Não! É a capacidade de notar coisas novas. Quando você está pronto para notar o novo a sua volta, percebe que tudo muda o tempo todo, entendendo que a vida é feita de momentos. automaticamente esse entendimento o coloca no presente. você se engaja. E, ao perceber o novo, também consegue juntar mais subsídios para ser inovador. Para isso, é essencial você partir do pressuposto de que não sabe as coisas. “achar que sabe” é uma ilusão perigosa; impede a pessoa de encontrar alternativas e de aproveitar oportunidades. Em consciência plena, você ainda entende que o comportamento das pessoas muda de acordo com o contexto e por isso julga menos. Suas relações interpessoais melhoram. você se torna um líder mais interessado no outro e receptivo e é percebido assim pelos demais. 

**O mindfulness é como viajar para um lugar pela primeira vez? Como alcançar esse estado no escritório em que se está todo dia?**

Nas viagens, tudo é novidade, tudo merece atenção. Por quê? Porque aceitamos o “poder da incerteza”; ele naturalmente nos conecta com as coisas. Temos de ter a mesma abordagem em um ambiente conhecido, o que exige concentração. 

**Uma pessoa pode estar em consciência plena e ser multitarefa ao mesmo tempo?**

Sim. Fizemos estudos em que as pessoas exerciam várias tarefas complementares ao mesmo tempo e notamos que elas não se distraíam com as novas informações que fornecíamos, e sim as usavam para melhorar a performance na tarefa principal. Mas as tarefas têm de ser percebidas como similares; se forem muito diferentes, é provável que ocorra o oposto.

**Como se manter em consciência plena diante de interrupções e crises?**

Por que um stand-up é engraçado? Porque você mantém sua cabeça no palco o tempo inteiro, sem se distrair. você se envolve com as piadas e ri delas porque o surpreendem com finais diferentes do imaginado – a vantagem da incerteza. você tem de se forçar a agir da mesma forma diante das interrupções. Ponha seu trabalho no palco.

**Como explorar o “poder da incerteza”?** 

Diga e repita: “Eu não sei”. Quando reconhece que não sabe, você não se coloca acima dos outros, enxergando o tema sob os pontos de vista deles. o que virá dessa troca é sempre incerto, e essa é a motivação para concentrar-se e descobrir coisas permanentemente. 

> **Saiba mais sobre Ellen Langer**
>
>
> Quem é: Professora de psicologia da Harvard university e “mãe” do conceito de mindfulness, ou consciência plena. 
>
> Diferencial: Foi a primeira professora a assumir o departamento de psicologia de Harvard; escreveu 11 livros sobre consciência plena.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Imaginar como ato de reinvenção  

A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança