Uncategorized

Contagem regressiva com Laurent Lemoal

Imagine um banco que atua em 200 países, faz transações em 26 moedas e tem mais de 148 milhões de contas. Assim é o PayPal, serviço de pagamentos digitais comprado pelo site de leilões eBay por US$ 1,5 bilhão em 2002. Será que ele continua inovando? Um de seus mais influentes executivos responde
A entrevista (aqui editada) é de Eric Hazan, consultor da McKinsey, e foi publicada no McKinsey Insights.

Compartilhar:

> **Saiba mais sobre  Laurent Le Moal**
>
> Quem é: Trabalha com internet desde 1997; é VP e gerente-geral do PayPal para Europa Continental, Oriente Médio e África. 
>
> Carreira: PayPal  UK, PayPal France e  PayPal Europe. 
>
> O que fez antes: Fundou a startup TalentManager; atuou na firma de recrutamentos Antal International.

**5 – Como evolui o papel do PayPal?**

Em primeiro lugar, mudou nosso status. Nove anos atrás, a área de pagamentos eletrônicos não era sexy para os investidores. Hoje, é chave. Lideramos agora um novo modelo de expansão geográfica, que sai do clássico EUA-Europa e pensa em Brasil, Rússia, Índia, China etc., olhando onde os consumidores estão.

**4 – Quais as maiores mudanças em curso?** 

O desafio em relação a pagamentos deixou de ser fazê-los mais rápido e passou a ser a adaptação ao que querem o varejista e o consumidor. E o comércio mobile chegou ao ponto de virada. Nos últimos três anos, as transações por dispositivos móveis passaram de 2% para 20% do total. Há uma nova geração de usuários e eles nos exigem grandes mudanças.

**3 – Muda a abordagem a esses consumidores?** 

Sim. Eles geram dez vezes mais transações, porém um valor total menor, tornando insuficiente a receita clássica de oferecer acesso, velocidade, frequência e garantia. Agora precisamos pensar mais em segmentação de clientes. E nossa relação com a mídia mudou por causa deles; quando vamos fazer algo, pensamos em como seria postado no Twitter e no Facebook. 

**2 – O PayPal atuará off-line?**

Nos próximos três a cinco anos, queremos reunir o mesmo nível de informação sobre o comportamento off-line do consumidor que temos no online e compartilhar com o varejista, para que ele trate melhor seu cliente. Também ajudaremos a melhorar a experiência off-line do consumidor. O McDonald’s está criando um aplicativo com interface do PayPal para que as pessoas façam seu pedido antes de entrar na loja e sejam servidas mais rapidamente.

**1 – O que ocorrerá em dez anos?**

Queremos igualar as condições para todos os varejistas. Não haverá mais distinção entre online e off-line.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança