Uncategorized

Contagem regressiva com Laurent Lemoal

Imagine um banco que atua em 200 países, faz transações em 26 moedas e tem mais de 148 milhões de contas. Assim é o PayPal, serviço de pagamentos digitais comprado pelo site de leilões eBay por US$ 1,5 bilhão em 2002. Será que ele continua inovando? Um de seus mais influentes executivos responde
A entrevista (aqui editada) é de Eric Hazan, consultor da McKinsey, e foi publicada no McKinsey Insights.

Compartilhar:

> **Saiba mais sobre  Laurent Le Moal**
>
> Quem é: Trabalha com internet desde 1997; é VP e gerente-geral do PayPal para Europa Continental, Oriente Médio e África. 
>
> Carreira: PayPal  UK, PayPal France e  PayPal Europe. 
>
> O que fez antes: Fundou a startup TalentManager; atuou na firma de recrutamentos Antal International.

**5 – Como evolui o papel do PayPal?**

Em primeiro lugar, mudou nosso status. Nove anos atrás, a área de pagamentos eletrônicos não era sexy para os investidores. Hoje, é chave. Lideramos agora um novo modelo de expansão geográfica, que sai do clássico EUA-Europa e pensa em Brasil, Rússia, Índia, China etc., olhando onde os consumidores estão.

**4 – Quais as maiores mudanças em curso?** 

O desafio em relação a pagamentos deixou de ser fazê-los mais rápido e passou a ser a adaptação ao que querem o varejista e o consumidor. E o comércio mobile chegou ao ponto de virada. Nos últimos três anos, as transações por dispositivos móveis passaram de 2% para 20% do total. Há uma nova geração de usuários e eles nos exigem grandes mudanças.

**3 – Muda a abordagem a esses consumidores?** 

Sim. Eles geram dez vezes mais transações, porém um valor total menor, tornando insuficiente a receita clássica de oferecer acesso, velocidade, frequência e garantia. Agora precisamos pensar mais em segmentação de clientes. E nossa relação com a mídia mudou por causa deles; quando vamos fazer algo, pensamos em como seria postado no Twitter e no Facebook. 

**2 – O PayPal atuará off-line?**

Nos próximos três a cinco anos, queremos reunir o mesmo nível de informação sobre o comportamento off-line do consumidor que temos no online e compartilhar com o varejista, para que ele trate melhor seu cliente. Também ajudaremos a melhorar a experiência off-line do consumidor. O McDonald’s está criando um aplicativo com interface do PayPal para que as pessoas façam seu pedido antes de entrar na loja e sejam servidas mais rapidamente.

**1 – O que ocorrerá em dez anos?**

Queremos igualar as condições para todos os varejistas. Não haverá mais distinção entre online e off-line.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Empreendedorismo
Embora talvez estejamos longe de ver essa habilidade presente nos currículos formais, é ela que faz líderes conscientes e empreendedores inquietos
3 min de leitura
Marketing Business Driven
Leia esta crônica e se conscientize do espaço cada vez maior que as big techs ocupam em nossas vidas
3 min de leitura
Empreendedorismo
Falta de governança, nepotismo e desvios: como as empresas familiares repetem os erros da vilã de 'Vale Tudo'

Sergio Simões

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Já notou que estamos tendo estas sensações, mesmo no aumento da produção?

Leandro Mattos

7 min de leitura
Empreendedorismo
Fragilidades de gestão às vezes ficam silenciosas durante crescimentos, mas acabam impedindo um potencial escondido.

Bruno Padredi

5 min de leitura
Empreendedorismo
51,5% da população, só 18% dos negócios. Como as mulheres periféricas estão virando esse jogo?

Ana Fontes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Marcelo Murilo

7 min de leitura
ESG
Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma

Carolina Ignarra

6 min de leitura
Saúde mental, Gestão de pessoas
Como as empresas podem usar inteligência artificial e dados para se enquadrar na NR-1, aproveitando o adiamento das punições para 2026
0 min de leitura
ESG
Construímos um universo de possibilidades. Mas a pergunta é: a vida humana está realmente melhor hoje do que 30 anos atrás? Enquanto brasileiros — e guardiões de um dos maiores biomas preservados do planeta — somos chamados a desafiar as retóricas de crescimento e consumo atuais. Se bem endereçados, tais desafios podem nos representar uma vantagem competitiva e um fôlego para o planeta

Filippe Moura

6 min de leitura