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Contagem regressiva com Scott Belsky

O concorrido consultor de criatividade ressalta a importância do banho e do contato com a comunidade para quem quer inovar sem “saltos”

Viviana Alonso

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**5 – Todos nós temos grandes ideias, mas com frequência elas evaporam. Por quê?**

As pessoas criativas costumam sofrer a “síndrome dos saltos de ideia em ideia”. Quanto mais criativo o ser humano é, mais ideias ele tem; quanto mais as tem, mais tende a não completar nenhuma. Os dias passam e o entusiasmo diminui, até desaparecer. Aí vem outra ideia e toma seu lugar. O trabalho cotidiano, cada vez mais complexo, nos tira o foco também, distanciando-nos da ideia. 

**4 – Organização resolve?**

Em parte, sim. Para lutar contra a sabotagem cotidiana, a primeira coisa a fazer é analisar de que maneira administramos nossos projetos no dia a dia, como distribuímos e priorizamos nossa energia diária. Não ser responsável pela ideia perante os outros também influi; precisamos contar a alguém que nos responsabilize por ela. 

**3 – A invasão contínua de mensagens de texto e voz pode ser um obstáculo adicional?**

Sim, porque passamos o dia em um contínuo fluxo de trabalho, reagindo aos outros em vez de agir no que mais nos importa. Tomar banho sem celular perto é importante por isso; ali temos as ideias e pensamos em como implementá-las. 

**2 – O que pode contribuir para termos e implantarmos ideias?**

As forças da comunidade, se soubermos aproveitá-las, podem ajudar a fazer com que nossas ideias vinguem. A comunidade surpreende e inclui clientes ou compradores, a equipe de trabalho, colegas, concorrentes, o setor e a sociedade. 

**1 – Liderança importa?**

Sim! Não há ideia que se concretize sem líder. Para uma ideia vingar, este deve se fazer uma só pergunta: como manter a equipe unida e comprometida durante tempo suficiente para levar a ideia adiante? 

> **Saiba mais sobre Belsky**
>
> **Quem é:** fundador e CEO da Behance, empresa norte-americana que desenvolve produtos e serviços para setores criativos. 
>
> **Livro:** A Ideia é Boa. E Agora? (ed. Saraiva), best-seller nos EUA. 
>
> **Status:** uma das 100 mais criativas pessoas de negócios em 2010, segundo a revista Fast Company.

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