Editorial

Corajoso é o Clark Kent

A 153ª edição da HSM Management tem como tema principal a coragem com inteligência e apresenta como desenvolver, em contextos de baixa tolerância a riscos, essa habilidade cada vez mais necessária
CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Compartilhar:

Quando falamos de coragem, na hora a primeira lembrança é a de um super-herói, destemido, que encara todos os inimigos sem pensar. Mas é muito fácil para o invulnerável “homem de aço” enfrentar todos os perigos. Ele já sabe, de partida, que não vai se machucar e dificilmente será derrotado. Não há motivos para sentir medo. Isso é coragem?

Penso que é justamente o oposto: ser corajoso é ir em frente mesmo com medo, consciente dos riscos e das consequências. Ou como disse Nelson Mandela (1918-2013): “Aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele”.

O que torna uma pessoa corajosa? Para mim, é a pessoa aceitar suas vulnerabilidades e, ainda assim, seguir em frente. Triunfar sobre o medo, como disse Mandela. Não é uma coragem destemida e juvenil, mas uma coragem resiliente, de superação. Uma coragem com inteligência, como mostra o *Dossiê HSM*.

Ele desvenda os diferentes aspectos dessa habilidade. Passa pela gestão de pessoas, pela liderança à frente de agendas de impacto, por transição de carreira e empreendedorismo e até pela decisão de desbravar os novos cargos que estão sendo inventados, para os quais ainda não há referências e exemplos.

Não posso falar em medo sem me lembrar de Amy Edmondson. A pesquisadora da Harvard Business School e autora do livro *[A Organização sem Medo](https://www.amazon.com.br/organiza%C3%A7%C3%A3o-sem-medo-psicol%C3%B3gica-aprendizado/dp/8550814385)* é uma das principais referências de segurança psicológica no mundo e foi entrevistada por nosso colunista Rodrigo Vergara, que também se dedica ao tema, para o *Contagem Regressiva*.

Edmondson não é a única participação internacional. O criador do NPS, Fred Reichheld, fala sobre a versão 3.0 do indicador, e duas autoridades sobre finanças, os professores Andreas Park, da Rotman School of Management, e Campbell Harvey, da Duke University, conversaram sobre o futuro das finanças.

Falar de coragem nesta edição – que, vale lembrar, faz parte da série comemorativa de 25 anos de __HSM Management__ – me fez resgatar o quanto ela esteve presente ao longo da própria história da HSM neste momento em que comemoramos nossos 35 anos.

Olhando para trás, desde 1987, vejo que essa coragem resiliente fez parte de vários dos momentos importantes de nossa trajetória. Isso porque precisamos, várias vezes, olhar para nossas fragilidades e tomar decisões difíceis, mas conscientes. A cada uma delas, o friozinho na barriga estava ali. Ainda assim, prosseguimos, confiantes de que aquele era o melhor caminho.

Essas decisões nos transformaram nesta edtech com jeito de hidra, aquele ser mitológico que, quando perde uma cabeça, ganha duas no lugar. Vivemos adversidades, fomos resilientes e crescemos. Cada vez mais formamos um ecossistema plural, com SingularityU Brazil, Learning Village, __HSM Management__. Sempre apoiados na inteligência coletiva de nosso time, e não sem medo. Porém mais bem-preparados e confiantes.

Exatamente como faria o Clark Kent se estivesse no planeta Krypton.

Compartilhar:

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Artigos relacionados

Antes de encantar, tente não atrapalhar o cliente!

Quando a experiência falha, o problema raramente é tecnologia – é decisão estratégica. Este artigo mostra que no fim das contas o cliente não quer encantamento, ele quer previsibilidade, simplicidade e pouco esforço.

Por que bons líderes fracassam quando cruzam fronteiras

Executivos não falham no cenário internacional por falta de competência, mas por aplicar decisões no código cultural errado. Este artigo mostra que no ambiente global, liderar deixa de ser comportamento e passa a ser tradução

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de abril de 2026 08H00
Este artigo mostra que o problema nunca foi a geração. Mas sim a incapacidade da liderança de sustentar a complexidade humana no trabalho.

Maria Augusta Orofino - Palestrante, TEDx Talker e Consultora corporativa

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Marketing & growth
9 de abril de 2026 14H00
À medida que a tecnologia se democratiza, a vantagem competitiva migra para a forma de operar. Este artigo demonstra que como q inteligência artificial já é comum, o diferencial agora está em quem sabe transformá‑la em sistema de crescimento.

Renan Caixeiro - Co-fundador e CMO do Reportei

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia, Liderança
9 de abril de 2026 07H00
O mercado não mudou as pessoas. Mudou o jeito de trabalhar. Este artigo mostra que a verdadeira vantagem competitiva agora não está no que você faz, mas no que você sabe delegar - e no que não delega.

Bruno Stefani - Fundador da NERD Partners

6 minutos min de leitura
User Experience, UX, Inovação & estratégia
8 de abril de 2026 16H00
Quando a experiência falha, o problema raramente é tecnologia - é decisão estratégica. Este artigo mostra que no fim das contas o cliente não quer encantamento, ele quer previsibilidade, simplicidade e pouco esforço.

Ana Flávia Martins - CMO da Algar

4 minutos min de leitura
Estratégia, Liderança
8 de abril de 2026 08H00
O bar já entendeu que o mundo virou parte do jogo corporativo. Conflitos, tarifas e decisões políticas estão impactando negócios em tempo real. A pergunta é: o CEO entendeu ou ainda acha que isso é “assunto de diplomata”?

Marcelo Murilo - Co-Fundador e VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner

10 minutos min de leitura
Liderança, Estratégia
7 de abril de 2026 16H00
Executivos não falham no cenário internacional por falta de competência, mas por aplicar decisões no código cultural errado. Este artigo mostra que no ambiente global, liderar deixa de ser comportamento e passa a ser tradução

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB-Global Connections

7 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Marketing & growth
7 de abril de 2026 08H00
Se a IA decide quem indicar, um dado se impõe: a reputação já é lida por máquinas - e o LinkedIn emergiu como sua principal fonte.

Bruna Lopes de Barros

5 minutos min de leitura
Liderança, ESG
6 de abril de 2026 18H00
Da excelência paralímpica à estratégia corporativa: por que inclusão precisa sair da admiração e virar decisão? Quando a percepção muda, a inclusão deixa de ser discurso.

Djalma Scartezini - CEO da REIS, Sócio da Egalite e Embaixador do Comitê Paralímpico Brasileiro

13 minutos min de leitura
Marketing & growth, Liderança
6 de abril de 2026 08H00
De executor local a orquestrador global: por que essa transição raramente é bem preparada? Este artigo explica porque promover um gestor local para liderar múltiplos mercados é uma mudança de profissão, não apenas de escopo.

François Bazini

3 minutos min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde, Gestão de Pessoas
5 de abril de 2026 12H00
O benefício mais valorizado pelos colaboradores é também um dos menos compreendidos pela liderança. A saúde corporativa saiu do RH e entrou na agenda do CEO - quem ainda não percebeu já está pagando a conta.

Marcos Scaldelai - Diretor executivo da Safe Care Benefícios

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...