Assunto pessoal

Criatividade em crise

Pesquisas mostram que a criatividade humana está em crise desde a década de 1990. Spoiler: a culpa é do excesso de atividades

Compartilhar:

Pessoas mais velhas adoram achar defeito nas gerações que vêm depois, mas pesquisadores garantem que nesse caso não é má vontade: nossas crianças estão ficando menos criativas. Segundo reportagem da Inc. Magazine, um estudo feito com uma amostra expressiva de pessoas na Noruega sugere que os QIs têm diminuído na última década. E não são só os índices de inteligência: os testes de criatividade também demonstram a mesma desaceleração.

O Teste de Torrance é a principal ferramenta de avaliação da criatividade. Pesquisadores avaliaram a evolução da vida de pessoas submetidas ao teste ao longo do tempo e concluíram que ele realmente consegue predizer o sucesso no mundo real. E são esses índices que vêm caindo.

Conforme a revista, os estudiosos acreditam que sabem os motivos: “nossas vidas apressadas, cheias de compromissos” e “o volume de tempo crescente que passamos interagindo com equipamentos eletrônicos”, afirma o jornalista especializado em psicologia e saúde mental Michael Easter na Inc..

Resumindo, estamos muito ocupados e distraídos para que a criatividade brote. Foi-se o tempo em que a infância era passada em brincadeiras livres, cheias de imaginação e sem supervisão constante, diz o texto. E, como adultos, estamos em geral cheios de compromissos e sempre com um excesso de estimulação.
Para a criatividade surgir, explica o artigo, precisamos de ócio e tédio, e também de atividades despreocupadas que permitam à nossa mente voar, como longas caminhadas e longos banhos (infelizmente, com a crise hídrica e energética, é melhor sair andando por aí e continuar tomando banhos rápidos).

Aliás, “Deixa a vida me levar, vida leva eu” era um dos mantras de Albert Einstein. Claro, ele não ouvia Zeca Pagodinho, mas saía velejando sem rumo, sem se preocupar com o vento ou com a velocidade, para que sua mente pudesse viajar e fazer conexões inesperadas, que revolucionaram o modo como entendemos o cosmos.
A boa notícia é que somos capazes de contornar o problema – é o que garantem os cientistas. De maneira geral, precisamos conseguir escapar da rotina, experimentar atividades diferentes, caminhar a esmo, limitar o uso de equipamentos eletrônicos e buscar novas formas de entretenimento, em grupo ou sozinhos. Nem que seja preciso reservar horas para isso na agenda. (Vale ler e reler a __HSM Management__ nº 145 também, inteiramente dedicada a criatividade!)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de outubro de 2025
Programas corporativos de idiomas oferecem alto valor percebido com baixo custo real - uma estratégia inteligente que impulsiona engajamento, reduz turnover e acelera resultados.

Diogo Aguilar - Fundador e Diretor Executivo da Fluencypass

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2025
Alta performance não nasce do excesso - nasce do equilíbrio entre metas desafiadoras e respeito à saúde de quem entrega os resultados.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional.

4 minutos min de leitura
Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura
Marketing & growth
21 de outubro de 2025
O maior risco do seu negócio pode estar no preço que você mesmo definiu. E copiar o preço do concorrente pode ser o atalho mais rápido para o prejuízo.

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

5 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
20 de outubro de 2025
Nenhuma equipe se torna de alta performance sem segurança psicológica. Por isso, estabelecer segurança psicológica não significa evitar conflitos ou suavizar conversas difíceis, mas sim criar uma cultura em que o debate seja aberto e respeitoso.

Marília Tosetto - Diretora de Talent Management na Blip

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de outubro de 2025
A saúde corporativa está em colapso silencioso - e quem não usar dados para antecipar vai continuar apagando incêndios.

Murilo Wadt - Cofundador e diretor geral da HealthBit

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)