Projeto inovadores nascem de uma combinação de criatividade, planejamento e execução eficiente. Inovação não se trata apenas de gerar ideias, mas de encontrar formas de executar, financiar e escalar para gerar impacto concreto. Para ter boas ideias é necessário desenvolver a competência de descoberta além de outras relacionadas a estruturação de projetos. Embora existam métodos e processos que auxiliam no desenvolvimento criativo e na execução dos projetos, é fundamental destacar que, sem o suporte de recursos sejam financeiros, intelectuais ou em infraestrutura as ideias ficam no campo do imaginário.
O perfil dos inovadores: criatividade, competências e métodos
Pessoas criativas geralmente pensam diferente das demais, possuem comportamentos diferenciados aliados a processos ou métodos que podem ser utilizados como “mapas” em sua jornada inovadora. Algumas rotas essenciais ao processo criativo incluem:
1- Associação: Criar conexões entre aprendizados e vivências, combinando diferentes áreas do conhecimento para gerar possibilidades. A busca incessante por entender problemas e encontrar respostas inesperadas, envolvendo a associação de informações de esferas inicialmente não relacionadas, mas que, ao se conectarem, criam soluções inteligentes.
2 – Questionamento: Inovadores frequentemente se destacam por sua característica de pensar e questionar de forma crítica. Eles fazem perguntas relevantes e não somente se conformam com o que já é estabelecido, profundo interesse em entender como as coisas funcionam e identificar formas alternativas de enfrentar desafios.
3 – Observação: no contexto atual saturado de informações e estímulos é um grande desafio a arte de observar para poder conectar e utilizar os elementos de forma estratégica (a propósito, você consegue fazer uma pausa no seu dia de pelo menos 5 minutos sem nenhum tipo de estimulo?).
4 – Conexão: os ecossistemas de inovação são ambientes que propiciam além da conexão o suporte para a resolução de problemas complexos. Desta forma eles potencializam a escala de projetos inovadores, assim como as redes de networking, o conceito não é dividir, mas multiplicar;
5 – Experimentação: as ideias não podem ficar no papel elas precisam ser testadas e validadas, só assim podem ser melhoradas de acordo com problemas e necessidades reais. A experimentação permite aprender rapidamente, corrigindo o rumo antes de grandes investimentos.
Da ideia à execução: a transformação em projetos inovadores e o processo da captação de recursos
Quando um problema precisa ser resolvido e nele há uma significativa demanda, surge a oportunidade de estruturar um projeto inovador. Seja a partir de algo existente ou no desenvolvimento de uma solução pioneira, a inovação ganha forma. No entanto, o
sucesso depende de competências de execução que incluem a análise, planejamento, implementação com base em dados e execução de forma autodisciplinada.
Um dos principais desafios neste processo é como obter recursos financeiros, intelectuais ou infraestrutura para poder realizar os projetos e acessar os mecanismos disponíveis para transformar ideias em realidade. Veja, a seguir, um guia prático:
1- Elaborar um projeto consistente: estruturar descritivos detalhados dos projetos de inovação com dados sólidos, clareza sobre os impactos esperados, cronogramas de execução, orçamentos detalhados, potencial de mercado e demais itens que são de acordo com objetivo;
2- Pesquisar oportunidades: Identificar editais, programas de parcerias e financiamentos de inovação mais alinhados ao seu projeto. É importante se certificar em atender os critérios exigidos;
3- Criar parcerias estratégicas: Muitos editais e programas exigem parcerias com universidades, startups, empresas ou centros tecnológicos. A construção a partir de ecossistemas capazes de agregar valor conjunto é indispensável.
4- Aprender com cases bem-sucedidos: Buscar orientação de pessoas e empresas que já passaram por processos similares de captação e contar com a expertise de terceiros pode evitar erros comuns e aumentar a assertividade na busca por recursos.
5- Submeter e apresentar os projetos: preparar uma submissão organizada, seguindo as exigências estabelecidas, tendo atenção às contrapartidas e indicadores solicitados. Apresentar a proposta de maneira profissional, com pitches bem estruturados e capazes de destacar o impacto da inovação.
A inovação possui muitos pilares, consideramos como os principais: criatividade, execução e captação de recursos. Entretanto, o sucesso do processo depende de uma abordagem prática e disciplinada. A estruturação de um projeto robusto, combinada à busca por parcerias, pesquisa de oportunidades e uma apresentação clara e impactante da ideia, transforma possibilidades em realizações. O mercado está repleto de oportunidades, o desafio é criar pontes entre ideias visionárias e as ferramentas que viabilizam sua concretização e escalabilidade, para que projetos inovadores saiam do papel e realmente causem o impacto que prometem.