Uncategorized
0 min de leitura

Da ideia à captação de recursos: como transformar a criatividade em projetos financiáveis

A inovação vai além das ideias: exige criatividade, execução disciplinada e captação de recursos. Com métodos estruturados, parcerias estratégicas e projetos bem elaborados, é possível transformar visões em impactos reais.
Formada em administração, especialista em gerenciamento de projetos, gestão de pessoas, captação de recursos e inovação. CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas que atuam no hub de inovação, com serviços de consultoria, assessoria e treinamentos em captação de recursos para financiamentos e editais de inovação e Open Innovation. Atua há mais de 12 anos no ecossistema de inovação também como advisor de venture capitals, palestrante, podcaster, escritora, professora e mentora, conquistando com seus clientes diversos prêmios de inovação.

Compartilhar:

Projeto inovadores nascem de uma combinação de criatividade, planejamento e execução eficiente. Inovação não se trata apenas de gerar ideias, mas de encontrar formas de executar, financiar e escalar para gerar impacto concreto. Para ter boas ideias é necessário desenvolver a competência de descoberta além de outras relacionadas a estruturação de projetos. Embora existam métodos e processos que auxiliam no desenvolvimento criativo e na execução dos projetos, é fundamental destacar que, sem o suporte de recursos sejam financeiros, intelectuais ou em infraestrutura as ideias ficam no campo do imaginário.

O perfil dos inovadores: criatividade, competências e métodos

Pessoas criativas geralmente pensam diferente das demais, possuem comportamentos diferenciados aliados a processos ou métodos que podem ser utilizados como “mapas” em sua jornada inovadora. Algumas rotas essenciais ao processo criativo incluem:

1- Associação: Criar conexões entre aprendizados e vivências, combinando diferentes áreas do conhecimento para gerar possibilidades. A busca incessante por entender problemas e encontrar respostas inesperadas, envolvendo a associação de informações de esferas inicialmente não relacionadas, mas que, ao se conectarem, criam soluções inteligentes.

2 – Questionamento: Inovadores frequentemente se destacam por sua característica de pensar e questionar de forma crítica. Eles fazem perguntas relevantes e não somente se conformam com o que já é estabelecido, profundo interesse em entender como as coisas funcionam e identificar formas alternativas de enfrentar desafios.

3 – Observação: no contexto atual saturado de informações e estímulos é um grande desafio a arte de observar para poder conectar e utilizar os elementos de forma estratégica (a propósito, você consegue fazer uma pausa no seu dia de pelo menos 5 minutos sem nenhum tipo de estimulo?).

4 – Conexão: os ecossistemas de inovação são ambientes que propiciam além da conexão o suporte para a resolução de problemas complexos. Desta forma eles potencializam a escala de projetos inovadores, assim como as redes de networking, o conceito não é dividir, mas multiplicar;

5 – Experimentação: as ideias não podem ficar no papel elas precisam ser testadas e validadas, só assim podem ser melhoradas de acordo com problemas e necessidades reais. A experimentação permite aprender rapidamente, corrigindo o rumo antes de grandes investimentos.

Da ideia à execução: a transformação em projetos inovadores e o processo da captação de recursos

Quando um problema precisa ser resolvido e nele há uma significativa demanda, surge a oportunidade de estruturar um projeto inovador. Seja a partir de algo existente ou no desenvolvimento de uma solução pioneira, a inovação ganha forma. No entanto, o

sucesso depende de competências de execução que incluem a análise, planejamento, implementação com base em dados e execução de forma autodisciplinada.

Um dos principais desafios neste processo é como obter recursos financeiros, intelectuais ou infraestrutura para poder realizar os projetos e acessar os mecanismos disponíveis para transformar ideias em realidade. Veja, a seguir, um guia prático:

1- Elaborar um projeto consistente: estruturar descritivos detalhados dos projetos de inovação com dados sólidos, clareza sobre os impactos esperados, cronogramas de execução, orçamentos detalhados, potencial de mercado e demais itens que são de acordo com objetivo;

2- Pesquisar oportunidades: Identificar editais, programas de parcerias e financiamentos de inovação mais alinhados ao seu projeto. É importante se certificar em atender os critérios exigidos;

3- Criar parcerias estratégicas: Muitos editais e programas exigem parcerias com universidades, startups, empresas ou centros tecnológicos. A construção a partir de ecossistemas capazes de agregar valor conjunto é indispensável.

4- Aprender com cases bem-sucedidos: Buscar orientação de pessoas e empresas que já passaram por processos similares de captação e contar com a expertise de terceiros pode evitar erros comuns e aumentar a assertividade na busca por recursos.

5- Submeter e apresentar os projetos: preparar uma submissão organizada, seguindo as exigências estabelecidas, tendo atenção às contrapartidas e indicadores solicitados. Apresentar a proposta de maneira profissional, com pitches bem estruturados e capazes de destacar o impacto da inovação.

A inovação possui muitos pilares, consideramos como os principais: criatividade, execução e captação de recursos. Entretanto, o sucesso do processo depende de uma abordagem prática e disciplinada. A estruturação de um projeto robusto, combinada à busca por parcerias, pesquisa de oportunidades e uma apresentação clara e impactante da ideia, transforma possibilidades em realizações. O mercado está repleto de oportunidades, o desafio é criar pontes entre ideias visionárias e as ferramentas que viabilizam sua concretização e escalabilidade, para que projetos inovadores saiam do papel e realmente causem o impacto que prometem.

Compartilhar:

Formada em administração, especialista em gerenciamento de projetos, gestão de pessoas, captação de recursos e inovação. CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas que atuam no hub de inovação, com serviços de consultoria, assessoria e treinamentos em captação de recursos para financiamentos e editais de inovação e Open Innovation. Atua há mais de 12 anos no ecossistema de inovação também como advisor de venture capitals, palestrante, podcaster, escritora, professora e mentora, conquistando com seus clientes diversos prêmios de inovação.

Artigos relacionados

Liderança
A Inteligência Artificial está transformando o mercado de trabalho, mas em vez de substituir humanos, deve ser vista como uma aliada que amplia competências e libera tempo para atividades criativas e estratégicas, valorizando a inteligência única do ser humano.

Jussara Dutra

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A história familiar molda silenciosamente as decisões dos líderes, influenciando desde a comunicação até a gestão de conflitos. Reconhecer esses padrões é essencial para criar lideranças mais conscientes e organizações mais saudáveis.

Vanda Lohn

5 min de leitura
Empreendedorismo
Afinal, o SXSW é um evento de quem vai, mas também de quem se permite aprender com ele de qualquer lugar do mundo – e, mais importante, transformar esses insights em ações que realmente façam sentido aqui no Brasil.

Dilma Campos

6 min de leitura
Uncategorized
O futuro das experiências de marca está na fusão entre nostalgia e inovação: 78% dos brasileiros têm memórias afetivas com campanhas (Bombril, Parmalat, Coca-Cola), mas resistem à IA (62% desconfiam) - o desafio é equilibrar personalização tecnológica com emoções coletivas que criam laços duradouros

Dilma Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
O aprendizado está mudando, e a forma de reconhecer habilidades também! Micro-credenciais, certificados e badges digitais ajudam a validar competências de forma flexível e alinhada às demandas do mercado. Mas qual a diferença entre eles e como podem impulsionar carreiras e instituições de ensino?

Carolina Ferrés

9 min de leitura
Inovação
O papel do design nem sempre recebe o mérito necessário. Há ainda quem pense que se trata de uma área do conhecimento que é complexa em termos estéticos, mas esse pensamento acaba perdendo a riqueza de detalhes que é compreender as capacidades cognoscíveis que nós possuímos.

Rafael Ferrari

8 min de leitura
Inovação
Depois de quatro dias de evento, Rafael Ferrari, colunista e correspondente nos trouxe suas reflexões sobre o evento. O que esperar dos próximos dias?

Rafael Ferrari

12 min de leitura
ESG
Este artigo convida os profissionais a reimaginarem a fofoca — não como um tabu, mas como uma estratégia de comunicação refinada que reflete a necessidade humana fundamental de se conectar, compreender e navegar em paisagens sociais complexas.

Rafael Ferrari

7 min de leitura
ESG
Prever o futuro vai além de dados: pesquisa revela que 42% dos brasileiros veem a diversidade de pensamento como chave para antecipar tendências, enquanto 57% comprovam que equipes plurais são mais produtivas. No SXSW 2025, Rohit Bhargava mostrou que o verdadeiro diferencial competitivo está em combinar tecnologia com o que é 'unicamente humano'.

Dilma Campos

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Para líderes e empreendedores, a mensagem é clara: invista em amplitude, não apenas em profundidade. Cultive a curiosidade, abrace a interdisciplinaridade e esteja sempre pronto para aprender. O futuro não pertence aos que sabem tudo, mas aos que estão dispostos a aprender tudo.

Rafael Ferrari e Marcel Nobre

5 min de leitura