Dossiê HSM
Oferecido por:

Davi Nascimento: Clicando histórias de amor

Moda e novelas coreanas são inspiradoras para o fotógrafo de casamentos

Compartilhar:

Junho de 2018. São cinco horas da manhã no deserto do Atacama, Chile. O inverno reduziu a temperatura a 5 graus negativos, e o fotógrafo Davi Nascimento pede aos noivos que se aproximem um do outro. Não há luz, só uma ideia: capturar os pombinhos entre um vulcão coberto de neve e um céu repleto de constelações. Nascimento usou uma técnica de longa exposição, bastante difícil, de fotografia noturna. Só saberia o resultado depois do clique. “Aquela foi a foto mais difícil que fiz”, rememora o fotógrafo. Também é a sua foto mais premiada – ganhou três prêmios internacionais com ela.
Nascimento é um renomado fotógrafo de casamento, um dos mais caros do setor e reconhecido por fazer registros de figurões como o influenciador e humorista Carlinhos Maia e o cantor Marrone (da dupla sertaneja). O currículo notável pressupõe uma vida inteira dedicada à profissão. Mas não é bem assim. O catarinense de 40 anos tem apenas nove de carreira.
Natural de Tubarão, na região sul de Santa Catarina, Davi Nascimento tinha 15 anos quando virou compositor do grupo de pagode chamado Jeito Louco. Integrou a banda por sete anos como letrista. Quando as filhas Lívia e Natalia nasceram, saiu da banda, comprou uma câmera para registrá-las e mergulhou na fotografia. Algumas empresas da cidade o ajudaram a se profissionalizar ao contratá-lo como auxiliar de fotografia freelancer, para os eventos corporativos. Isso durou alguns meses. “As empresas gostavam do meu trabalho, mas perceberam que poderiam estar fomentando um concorrente que também contratasse meus serviços.” Só que Nascimento já tinha pegado gosto pela coisa e não parou mais.
Ele classifica a fotografia como uma atividade ideal para o experimento da criatividade. Só que, ao contrário da maioria dos fotógrafos – que, a seu ver, focam a questão técnica –, Nascimento prefere focar o que é humano.

## Novelas coreanas
Nascimento está sempre consumindo fotografias de moda e doramas, as novelas coreanas. Moda sempre trabalha com o que há de mais atualizado em termos de cor e poses. E doramas, porque nelas tudo é feito a partir de clichês e de forma romantizada, o que gera um bom “banco de dados e uma inspiração para quem gosta de criatividade”. “Busco nessas duas inspirações motivos para gerar um conteúdo diferente dos outros fotógrafos de casamento. Eles acabam repetindo, fazendo um looping de ideias. Eu, não”, afirma.
A receita tem se mostrado eficaz. Hoje, Davi Nascimento acumula mais de 365 mil seguidores em sua conta no Instagram (@dnfotos) e uma agenda repleta de ensaios, casamentos, gestantes e retratos pelos próximos três anos.

Compartilhar:

Artigos relacionados

O que o gestor intermediário recebe, além da cobrança?

Lideranças são constantemente cobradas a desenvolver equipes engajadas, seguras e resilientes. Mas o que acontece quando elas recebem a responsabilidade pela mudança sem tempo, recursos ou autonomia para promovê-la? Uma reflexão sobre o limite entre responsabilidade individual e responsabilidade organizacional.

Headless: a empresa precisa funcionar fora da própria tela

Conversar com um assistente para resolver uma demanda parece simples para o usuário. Para as organizações, porém, isso exige uma transformação muito mais profunda: explicitar processos, organizar capacidades de negócio e construir uma arquitetura capaz de conectar intenção, decisão e execução de forma confiável. É nesse encontro entre inteligência artificial e arquitetura headless que surge uma nova lógica para o futuro das operações empresariais.

Bem-estar & saúde, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
29 de setembro de 2026 14H00
Dois jovens iniciaram a carreira no mesmo programa de trainees, com formações semelhantes e perspectivas promissoras. Trinta anos depois, vivem realidades profissionais e financeiras muito diferentes. A partir dessa história, o artigo propõe uma reflexão sobre como empresas podem contribuir para trajetórias mais sustentáveis e equitativas ao longo de toda a vida.

Fran Winandy - CEO da Acalântis Services, Consultora, Palestrante e Professora nas áreas de Diversidade Geracional, Etarismo e Longevidade

10 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
29 de setembro de 2026 08H00
Enquanto algumas organizações reduzem contratações de profissionais em início de carreira graças aos ganhos de produtividade proporcionados pela inteligência artificial, outras fazem exatamente o oposto e ampliam seus programas de formação. O motivo é simples: toda vaga júnior eliminada hoje pode se transformar em uma escassez de profissionais experientes amanhã.

Marcelo Murilo - Co-Fundador e VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner, Embaixador e membro do Senior Advisory Board do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Embaixador e Membro da Comissão ESG da Board Academy BR.

10 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
28 de setembro de 2026 14H00
Lideranças são constantemente cobradas a desenvolver equipes engajadas, seguras e resilientes. Mas o que acontece quando elas recebem a responsabilidade pela mudança sem tempo, recursos ou autonomia para promovê-la? Uma reflexão sobre o limite entre responsabilidade individual e responsabilidade organizacional.

Indira Leite - Consultora em Educação Corporativa e Mestre em Psicologia Organizacional, Especialista em Engajamento de Equipes.

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
28 de setembro de 2026 08H00
Conversar com um assistente para resolver uma demanda parece simples para o usuário. Para as organizações, porém, isso exige uma transformação muito mais profunda: explicitar processos, organizar capacidades de negócio e construir uma arquitetura capaz de conectar intenção, decisão e execução de forma confiável. É nesse encontro entre inteligência artificial e arquitetura headless que surge uma nova lógica para o futuro das operações empresariais.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

12 minutos min de leitura
Cultura organizacional
27 de setembro de 2026 14H00
O artigo mostra como o recuo estratégico do ego, a escuta hospitaleira e a responsabilidade pelo vínculo podem transformar relações em uma poderosa infraestrutura de alta performance.

Daniela Cais - Designer de Relações Profissionais, TEDx Speaker, Mentora de Comunicação para Carreiras e Negócios

6 minutos min de leitura
Diversidade, ESG, Gestão de pessoas
27 de setembro de 2026 08H00
Inovação não garante inclusão por si só. Para que a inteligência artificial amplie oportunidades para pessoas com deficiência, será necessário combinar tecnologia, governança, acessibilidade e mediação humana qualificada.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
26 de setembro de 2026 18H00
Mais do que uma questão tecnológica, o crescimento do Shadow AI evidencia a necessidade de fortalecer políticas internas, educação digital e governança para proteger um dos ativos mais valiosos das empresas: seus dados.

Adriano Pinhal - Superintendente de Inteligência Artificial da Mapfre

3 minutos min de leitura
Educação
26 de setembro de 2026 12H00
Pela primeira vez, a taxa de analfabetismo entre brasileiros com 15 anos ou mais ficou abaixo de 5%. O avanço, porém, expõe uma nova urgência: milhares de jovens continuam deixando a escola para trabalhar. O desafio agora é construir caminhos que permitam estudar, gerar renda e desenvolver competências para um mercado de trabalho em rápida transformação.

Vinicius Tondolo - Diretor executivo da Fundação Sagres

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
26 de setembro de 2026 07H00
Em sua primeira experiência em um grande evento de negócios, duas estudantes foram convidadas a refletir sobre temas que impactam diretamente a nova geração de profissionais. O resultado foi uma jornada de descobertas sobre bem-estar, propósito, trabalho e o papel das pessoas em um futuro cada vez mais tecnológico.

Ana Luiza Oliveira e Ellen Couto - Integrantes do LabJornalismo, projeto da HSM Management em parceria com a Anhembi Morumbi

6 minutos min de leitura
ESG
25 de setembro de 2026 15H00
Com a participação de nomes como Christopher Garman, Thomas Shannon, Sergio Rial, Jeane Tsutsui e Guilherme Horn, o Congresso IBGC 2026 propõe um debate sobre um dos temas mais relevantes da atualidade: como exercer liderança e governança em um mundo marcado por inteligência artificial, incertezas geopolíticas e mudanças cada vez mais rápidas, sem abrir mão das competências que permanecem essencialmente humanas.

Luiz Martha - Diretor de Conhecimento e Impacto do IBGC- Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Rodolfo Fücher - Líder do Grupo Curador do 27º Congresso IBGC.

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução