Dossiê HSM

Davi Nascimento: Clicando histórias de amor

Moda e novelas coreanas são inspiradoras para o fotógrafo de casamentos

Compartilhar:

Junho de 2018. São cinco horas da manhã no deserto do Atacama, Chile. O inverno reduziu a temperatura a 5 graus negativos, e o fotógrafo Davi Nascimento pede aos noivos que se aproximem um do outro. Não há luz, só uma ideia: capturar os pombinhos entre um vulcão coberto de neve e um céu repleto de constelações. Nascimento usou uma técnica de longa exposição, bastante difícil, de fotografia noturna. Só saberia o resultado depois do clique. “Aquela foi a foto mais difícil que fiz”, rememora o fotógrafo. Também é a sua foto mais premiada – ganhou três prêmios internacionais com ela.
Nascimento é um renomado fotógrafo de casamento, um dos mais caros do setor e reconhecido por fazer registros de figurões como o influenciador e humorista Carlinhos Maia e o cantor Marrone (da dupla sertaneja). O currículo notável pressupõe uma vida inteira dedicada à profissão. Mas não é bem assim. O catarinense de 40 anos tem apenas nove de carreira.
Natural de Tubarão, na região sul de Santa Catarina, Davi Nascimento tinha 15 anos quando virou compositor do grupo de pagode chamado Jeito Louco. Integrou a banda por sete anos como letrista. Quando as filhas Lívia e Natalia nasceram, saiu da banda, comprou uma câmera para registrá-las e mergulhou na fotografia. Algumas empresas da cidade o ajudaram a se profissionalizar ao contratá-lo como auxiliar de fotografia freelancer, para os eventos corporativos. Isso durou alguns meses. “As empresas gostavam do meu trabalho, mas perceberam que poderiam estar fomentando um concorrente que também contratasse meus serviços.” Só que Nascimento já tinha pegado gosto pela coisa e não parou mais.
Ele classifica a fotografia como uma atividade ideal para o experimento da criatividade. Só que, ao contrário da maioria dos fotógrafos – que, a seu ver, focam a questão técnica –, Nascimento prefere focar o que é humano.

## Novelas coreanas
Nascimento está sempre consumindo fotografias de moda e doramas, as novelas coreanas. Moda sempre trabalha com o que há de mais atualizado em termos de cor e poses. E doramas, porque nelas tudo é feito a partir de clichês e de forma romantizada, o que gera um bom “banco de dados e uma inspiração para quem gosta de criatividade”. “Busco nessas duas inspirações motivos para gerar um conteúdo diferente dos outros fotógrafos de casamento. Eles acabam repetindo, fazendo um looping de ideias. Eu, não”, afirma.
A receita tem se mostrado eficaz. Hoje, Davi Nascimento acumula mais de 365 mil seguidores em sua conta no Instagram (@dnfotos) e uma agenda repleta de ensaios, casamentos, gestantes e retratos pelos próximos três anos.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Finanças
Com soluções como PIX, contas 100% digitais e um ecossistema de open banking avançado, o país lidera na experiência do usuário e na facilidade de transações. Em contrapartida, os EUA se sobressaem em estratégias de fidelização e pagamentos crossborder, mas ainda enfrentam desafios na modernização de processos e interfaces.

Renan Basso

5 min de leitura
Empreendedorismo
Determinação, foco e ambição são três palavras centrais da empresa, que inova constantemente – é isso que devemos fazer em nossas carreiras e negócios

Bruno Padredi

3 min de leitura
Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura
Liderança
Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Marcelo Nobrega

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura