Uncategorized

De cipó em cipó, o método do Tarzã

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

O leitor já ouviu falar do método do Tarzã, muito divulgado pelo cineasta, youtuber e influenciador digital Casey Neistat? A ideia básica é que, mesmo quando você sabe aonde quer chegar, o caminho não é uma linha definida, perfeita e previsível; você persegue sua meta indo de cipó em cipó, e cada cipó pode levá-lo a um lugar diferente a princípio, para mais tarde chegar ao ponto desejado. A metáfora ensina a abrir a cabeça, porque cada cipó é uma nova oportunidade; quando você balança lá no alto, consegue ver a floresta como um todo e, quando pega os galhos mais baixos, ganha outras interessantes perspectivas. 

Parece-me que o método do Tarzã é mais do que adequado para os tempos atuais, e um número crescente de pessoas pensa assim. A dúvida é quantas empresas e quantos gestores se dispõem a agir como Tarzãs. Talvez a maioria prefira andar em terra firme como a Jane (esqueça a questão de gênero nesse caso, por favor). 

Um dos cipós interessantes, que leva a tantos outros cipós, é o tema da capa desta HSM Management eXtra: o branded content, ou conteúdo de marca (algo com que Casey Neistat trabalha, por sinal). A experiência prática nessa área de cinco empresas da moda tem muito a nos ensinar e inspirar. Talvez o leitor diga que é fácil criar conteúdo de moda, que o difícil é falar de parafusos. Eu responderia que há mensagens pertinentes para todos os públicos; tudo depende de adequá-las ao público ao qual sua empresa se dirige. Ou seja, leia os cases atendo-se aos princípios, não ao conteúdo. 

Outros cipós valiosos nesta edição são os três descritos no artigo sobre hipercrescimento, de Aaron Ross e Jason Lemkin, autores do livro homônimo publicado por nós. Ross, que estará em nossa MasterClass de agosto, fala da métrica “taxa de criação de pipelines”, da chave dos compradores convencionais e de não subestimar o valor do ciclo de vida do cliente (LTV) na hora de fazer investimentos para adquiri-lo. São os tipos de cipós que nos levam ao alto da floresta. 

Gostei muito também dos cipós encontrados na entrevista de Stuart Madnick, do MIT, um dos maiores especialistas mundiais em cibersegurança (os pontos focais nesse desafio devem ser as pessoas e os processos de gestão, não as tecnologias!), no artigo sobre prospectiva, de Santiago Bilinkis (futurismo no processo decisório já!), e no texto provocador de Ricardo Cavallini sobre a morte e a ressurreição do movimento maker. Vamos ser Tarzãs – além de tudo, a vida fica mais divertida!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura