Marketing e vendas

De olho em consumidor vegano, N.ovo amplia linha de produtos

Spin-off da maior produtora de ovos do Brasil, foodtech quer saciar a crescente parcela da população que não come carne
Sandra Regina da Silva é colaboradora de HSM Management.

Compartilhar:

É fato que a agropecuária é uma das grandes fontes de poluição do planeta. O setor respondeu por 27% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil em 2020, segundo o Observatório do Clima. Aliado à crescente popularidade de dietas vegetarianas e veganas, isso tem criado oportunidades para empresas oferecerem produtos mais saudáveis para consumidores e para o planeta.

Foi para surfar nessa onda que o Grupo Mantiqueira, a maior granja do país, lançou, em 2019, a N.ovo. Amanda Pinto, à época na área de marketing e inovação do grupo, percebeu que alimentos à base de plantas eram a solução que a empresa buscava para tentar reduzir um dos grandes problemas do planeta hoje, a cadeia de produção alimentícia.

A Mantiqueira decidiu então investir em um produto substituto para ovos, de olho nos consumidores com alergia, intolerância ou que desejam consumir menos proteína animal. Trata-se de um nicho nada desprezível: segundo o Ibope Inteligência, em uma pesquisa de 2018, 14% da população brasileira se declarou vegetariana, o que dava quase 30 milhões de pessoas.

## O ovo que não é ovo
O primeiro produto desenvolvido foi o N.ovo Receitas, um pó substituto de ovos para ser usado como ingrediente no preparo de bolos, pães, panquecas e massas em geral. Hoje, há também o N.ovo Mexido em pó para omelete e ovos mexidos, uma linha de molho tipo maionese sem ovo, uma de substituto de frangos à base de ervilha e broto de bambu e uma nova, substituto de suíno à base de proteínas de trigo, ervilha e fibras de trigo

O objetivo é ter uma linha completa de alimentos 100% à base de vegetais. Para isso, todos os produtos são elaborados com tecnologias específicas para replicar sabor, textura, cheiro e aparência das comidas de origem animal. A ideia é oferecer “nutrição com inovação ao prato, a preços acessíveis, gerando impacto positivo na saúde do consumidor e no planeta”, diz Pinto, hoje CEO da N.ovo.

Paralelamente, a empresa tem se dedicado à busca por proteínas alternativas que estejam disponíveis no solo brasileiro. “Conduzimos grandes pesquisas junto a alguns dos principais polos tecnológicos do Brasil (como a Embrapa) e do mundo (como a Berkeley University).”

## Spin-off da Mantiqueira
“Hoje, a foodtech é uma spin-off do grupo, e segue visando seu crescimento rápido. Em 2021, dobrou seu número de colaboradores e cresceu em torno de 60% em capacidade de produção, comparado ao ano anterior”, explica a executiva.

Além do aumento do portfólio, há planos de entrada em outros mercados. “O Brasil já é um dos principais exportadores de proteína animal e, por isso, tem tudo para ser um líder na exportação de proteína vegetal também”, afirma.

De acordo com ela, a expectativa de crescimento está calcada sobretudo pela preocupação cada vez mais intensa das pessoas sobre o consumo de carnes em relação a uma dieta mais saudável. “Esses adeptos das dietas à base de vegetais e mesmo os carnívoros que diversificam estão levando o mercado para a casa dos bilhões de dólares. Essa tendência está cada vez maior aqui no Brasil também”, diz Pinto, ao lembrar de uma pesquisa do Euromonitor que estima um crescimento de 70% do segmento nos próximos seis anos. “Somente no ano passado o mercado movimentou US$ 82,8 bilhões. As perspectivas são bastante otimistas.”

## Barreiras
A diretora comercial da N.ovo, Maria Marzotto, lista os desafios a serem superados:
1. O tempo de maturação do mercado.
2. A cultura no consumo desses alimentos como substituto da carne, como algo normal e igualitário, no que diz respeito ao valor nutricional.
3. A adesão maior do setor supermercadista em oferecer esses produtos.
4. Incentivo fiscal para a cadeia vegetal, que tem um impacto dez vezes menor do que a cadeia animal.

## Números da foodtech
– 343% de crescimento em quilos vendidos em 2021, em comparação ao ano anterior.
– 302% de crescimento em faturamento em 2021 sobre 2020.
– 123%: salto de janeiro a julho de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.

Alguns clientes de revenda: GPA, BIG, Angeloni, St. Marche, Casa Santa Luzia, Savegnago, Super Muffato, Supermercado Zona Sul, Zaffari, Guanabara, Supermarket, Super Verde Mar, Prezunic.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Da cultura ao caixa: O impacto real (e subestimado) de nomear o líder errado

Nada destrói uma empresa tão rápido – e tão silenciosamente – quanto um líder mal escolhido. Uma única nomeação equivocada corrói cultura, paralisa times, distorce decisões e drena resultado. Este artigo expõe por que insistir nesse erro não é só imprudência: é um passivo estratégico que nenhuma organização deveria tolerar.

Bem-estar & saúde, Estratégia
16 de março de 2026 15H00
Dados apresentados por Kasley Killam no SXSW 2026 mostram que a qualidade das nossas conexões não influencia apenas o bem‑estar emocional - ela afeta longevidade, risco de doenças e mortalidade. Ainda assim, poucas organizações tratam conexão como parte da operação, e não como um efeito colateral da cultura.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
16 de março de 2026
A tecnologia acelera tudo - inclusive nossos erros. Só a educação é capaz de frear impulsos, criar critérios e impedir que o futuro seja construído no automático.

Adriana Martinelli - Diretora de Conteúdo da Bett Brasil

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
15 de março de 2026 14H30
Direto da cobertura do SXSW 2026, este artigo percorre as conversas que dominam Austin: quando a tecnologia entra em superciclo e a IA deixa de ser apenas inovação para se tornar força estrutural, a pergunta central deixa de ser técnica - e passa a ser profundamente humana: como preservar significado, pertencimento e propósito em um mundo cada vez mais automatizado?

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia
15 de março de 2026 11H00
Diretamente da cobertura do SXSW 2026, este artigo parte de uma provocação de Tom Sachs para tensionar uma pergunta incômoda a líderes e criadores: é possível engajar pessoas, construir mundos e sustentar visões quando nem nós mesmos acreditamos, de verdade, no que comunicamos todos os dias?

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Estratégia
15 de março de 2026 08H00
Quando empresas tratam OKR como plano, roadmap como promessa e cronograma como estratégia, não atrasam por falta de prazo - atrasam por falta de decisão. Este artigo mostra por que confundir artefatos com governança é o verdadeiro custo invisível da execução.

Heriton Duarte e William Meller

15 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de março de 2026 14H00
Direto do SXSW 2026, uma reflexão sobre o que está acontecendo com a Gen Z chegando ao mercado de trabalho cheia de responsabilidades de adulto e ferramentas emocionais de adolescente.

Amanda Graciano - Fundadora da Trama

2 minutos min de leitura
Estratégia
14 de março de 2026 08H00
Feiras não servem mais para “aparecer” - quem participa apenas para “marcar presença” perde o principal - a chance de antecipar movimentos, ampliar repertório e tomar decisões mais inteligentes em um mercado cada vez mais complexo.

Fábio Kreutzfeld - CEO da Delta Máquinas Têxteis

2 minutos min de leitura
Liderança
13 de março de 2026 14H00
Diretamente do SXSW 2026, uma reflexão sobre como “autoridade” deixa de ser hierarquia para se tornar autoria - e por que liderar, hoje, exige mais inteireza, intenção e responsabilidade do que cargo, palco ou visibilidade.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
13 de março de 2026
Quando a comunicação é excessivamente controlada, a autenticidade se perde - e a espontaneidade vira privilégio. Este artigo revela por que a ética do cuidado é chave para transformar relações, lideranças e estruturas organizacionais.

Daneila Cais - TEDx Speaker, Design de Relações Profissionais

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
12 de março de 2026
Por trás da sensação de ganho de eficiência, existe um movimento oculto que está sobrecarregando profissionais. O artigo traz uma reflexão sobre como empresas estão confundindo volume de atividade com ganho real de produtividade.

Erich Silva - Sócio e Diretor de Operações na Lecom

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...