Marketing e vendas

De olho em consumidor vegano, N.ovo amplia linha de produtos

Spin-off da maior produtora de ovos do Brasil, foodtech quer saciar a crescente parcela da população que não come carne
Sandra Regina da Silva é colaboradora de HSM Management.

Compartilhar:

É fato que a agropecuária é uma das grandes fontes de poluição do planeta. O setor respondeu por 27% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil em 2020, segundo o Observatório do Clima. Aliado à crescente popularidade de dietas vegetarianas e veganas, isso tem criado oportunidades para empresas oferecerem produtos mais saudáveis para consumidores e para o planeta.

Foi para surfar nessa onda que o Grupo Mantiqueira, a maior granja do país, lançou, em 2019, a N.ovo. Amanda Pinto, à época na área de marketing e inovação do grupo, percebeu que alimentos à base de plantas eram a solução que a empresa buscava para tentar reduzir um dos grandes problemas do planeta hoje, a cadeia de produção alimentícia.

A Mantiqueira decidiu então investir em um produto substituto para ovos, de olho nos consumidores com alergia, intolerância ou que desejam consumir menos proteína animal. Trata-se de um nicho nada desprezível: segundo o Ibope Inteligência, em uma pesquisa de 2018, 14% da população brasileira se declarou vegetariana, o que dava quase 30 milhões de pessoas.

## O ovo que não é ovo
O primeiro produto desenvolvido foi o N.ovo Receitas, um pó substituto de ovos para ser usado como ingrediente no preparo de bolos, pães, panquecas e massas em geral. Hoje, há também o N.ovo Mexido em pó para omelete e ovos mexidos, uma linha de molho tipo maionese sem ovo, uma de substituto de frangos à base de ervilha e broto de bambu e uma nova, substituto de suíno à base de proteínas de trigo, ervilha e fibras de trigo

O objetivo é ter uma linha completa de alimentos 100% à base de vegetais. Para isso, todos os produtos são elaborados com tecnologias específicas para replicar sabor, textura, cheiro e aparência das comidas de origem animal. A ideia é oferecer “nutrição com inovação ao prato, a preços acessíveis, gerando impacto positivo na saúde do consumidor e no planeta”, diz Pinto, hoje CEO da N.ovo.

Paralelamente, a empresa tem se dedicado à busca por proteínas alternativas que estejam disponíveis no solo brasileiro. “Conduzimos grandes pesquisas junto a alguns dos principais polos tecnológicos do Brasil (como a Embrapa) e do mundo (como a Berkeley University).”

## Spin-off da Mantiqueira
“Hoje, a foodtech é uma spin-off do grupo, e segue visando seu crescimento rápido. Em 2021, dobrou seu número de colaboradores e cresceu em torno de 60% em capacidade de produção, comparado ao ano anterior”, explica a executiva.

Além do aumento do portfólio, há planos de entrada em outros mercados. “O Brasil já é um dos principais exportadores de proteína animal e, por isso, tem tudo para ser um líder na exportação de proteína vegetal também”, afirma.

De acordo com ela, a expectativa de crescimento está calcada sobretudo pela preocupação cada vez mais intensa das pessoas sobre o consumo de carnes em relação a uma dieta mais saudável. “Esses adeptos das dietas à base de vegetais e mesmo os carnívoros que diversificam estão levando o mercado para a casa dos bilhões de dólares. Essa tendência está cada vez maior aqui no Brasil também”, diz Pinto, ao lembrar de uma pesquisa do Euromonitor que estima um crescimento de 70% do segmento nos próximos seis anos. “Somente no ano passado o mercado movimentou US$ 82,8 bilhões. As perspectivas são bastante otimistas.”

## Barreiras
A diretora comercial da N.ovo, Maria Marzotto, lista os desafios a serem superados:
1. O tempo de maturação do mercado.
2. A cultura no consumo desses alimentos como substituto da carne, como algo normal e igualitário, no que diz respeito ao valor nutricional.
3. A adesão maior do setor supermercadista em oferecer esses produtos.
4. Incentivo fiscal para a cadeia vegetal, que tem um impacto dez vezes menor do que a cadeia animal.

## Números da foodtech
– 343% de crescimento em quilos vendidos em 2021, em comparação ao ano anterior.
– 302% de crescimento em faturamento em 2021 sobre 2020.
– 123%: salto de janeiro a julho de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.

Alguns clientes de revenda: GPA, BIG, Angeloni, St. Marche, Casa Santa Luzia, Savegnago, Super Muffato, Supermercado Zona Sul, Zaffari, Guanabara, Supermarket, Super Verde Mar, Prezunic.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Inovação
O SXSW 2025 transformou Austin em um laboratório de mobilidade, unindo debates, testes e experiências práticas com veículos autônomos, eVTOLs e micromobilidade, mostrando que o futuro do transporte é imersivo, elétrico e cada vez mais integrado à tecnologia.

Renate Fuchs

4 min de leitura
ESG
Em um mundo de conhecimento volátil, os extreme learners surgem como protagonistas: autodidatas que transformam aprendizado contínuo em vantagem competitiva, combinando autonomia, mentalidade de crescimento e adaptação ágil às mudanças do mercado

Cris Sabbag

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Geração Beta, conflitos ou sistema defasado? O verdadeiro choque não está entre gerações, mas entre um modelo de trabalho do século XX e profissionais do século XXI que exigem propósito, diversidade e adaptação urgent

Rafael Bertoni

0 min de leitura
Empreendedorismo
88% dos profissionais confiam mais em líderes que interagem (Edelman), mas 53% abandonam perfis que não respondem. No LinkedIn, conteúdo sem engajamento é prato frio - mesmo com 1 bilhão de usuários à mesa

Bruna Lopes de Barros

0 min de leitura
ESG
Mais que cumprir cotas, o desafio em 2025 é combater o capacitismo e criar trajetórias reais de carreira para pessoas com deficiência – apenas 0,1% ocupam cargos de liderança, enquanto 63% nunca foram promovidos, revelando a urgência de ações estratégicas além da contratação

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O SXSW revelou o maior erro na discussão sobre IA: focar nos grãos de poeira (medos e detalhes técnicos) em vez do horizonte (humanização e estratégia integrada). O futuro exige telescópios, não lupas – empresas que enxergarem a IA como amplificadora (não substituta) da experiência humana liderarão a disrupção

Fernanda Nascimento

5 min de leitura
Liderança
Liderar é mais do que inspirar pelo exemplo: é sobre comunicação clara, decisões assertivas e desenvolvimento de talentos para construir equipes produtivas e alinhada

Rubens Pimentel

4 min de leitura
ESG
A saúde mental no ambiente corporativo é essencial para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, exigindo ações como conscientização, apoio psicológico e promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

Nayara Teixeira

7 min de leitura
Empreendedorismo
Selecionar startups vai além do pitch: maturidade, fit com o hub e impacto ESG são critérios-chave para construir ecossistemas de inovação que gerem valor real

Guilherme Lopes e Sofia Szenczi

9 min de leitura
Empreendedorismo
Processos Inteligentes impulsionam eficiência, inovação e crescimento sustentável; descubra como empresas podem liderar na era da hiperautomação.

Tiago Amor

6 min de leitura