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Deloitte Índia: criatividade no ambiente de trabalho

O problema da subsidiária dessa firma de consultoria era engajamento insuficiente. A solução? Uma competição entre equipes. Resultado: colaboradores inspirados a desempenhar melhor

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**PROBLEMA**

Promover o engajamento de colaboradores pode ser um problema especialmente grande em organizações cujas equipes trabalham em diferentes fusos horários ao redor do mundo. os processos de gestão de talentos nessas empresas não raro reforçam a conformidade ao que já existe, legitimam a mediocridade e penalizam tentativas frustradas de pensar de maneira inovadora. Para os colaboradores, um modo de sobreviver nesses ambientes é mediocrizar-se. Cientes disso, pensamos em como os líderes de nossa organização na Índia poderiam estimular o engajamento e a criatividade e, ao mesmo tempo, promover uma cultura que recompensasse a inovação e o empreendedorismo. 

**SOLUÇÃO IMPLEMENTADA**

Demos início, então, a uma competição entre quatro unidades da Deloitte no país. equipes de colaboradores deveriam desenvolver soluções para um amplo espectro de problemas. elas foram avaliadas segundo critérios que incluíam capacidade de identificar fatores críticos, qualidade de análises, capacidade de encontrar soluções que desafiassem o status quo e efetividade na comunicação de sua visão. intitulado “Maverick”, o programa foi criado para desafiar a visão convencional das relações colaborador-empregador e encontrar novas maneiras de conquistar corações e mentes dos funcionários. 

Queríamos estimular o pensamento crítico e a colaboração e encontrar uma alternativa à relação hierárquica tradicional. o jogo evoluía em eliminatórias semanais. além de pequenas recompensas financeiras, os vencedores recebiam prêmios destinados a fazer avançar os objetivos do programa, como a oportunidade de trabalhar com líderes seniores em projetos desafiadores. Como a competição de 2009 tinha sido muito boa, foi repetida em 2010 e expandida em 2012 para diversos campi universitários pela Índia, o que revitalizou a identidade de marca no país e ajudou a recrutar pessoas bem qualificadas.

**RESULTADOS**

No final de 2012, participantes do programa, profissionais de apoio a ele e outros colaboradores não diretamente envolvidos avaliaram o Maverick em termos de sua influência sobre a cultura da organização em 15 áreas, que incluíam imagem de marca, dinâmica do ambiente de trabalho e reconhecimento. no geral, os 506 entrevistados afirmaram que a competição teve impacto muito positivo sobre a cultura corporativa. os aspectos mais valorizados por eles foram: 

•  As oportunidades de networking; 

•  A diversão e o lado envolvente da experiência; e 

•  O trabalho em equipe. entre os que trabalhavam para a Deloitte por pelo menos três anos, um dos atributos mais citados foi o enriquecimento da imagem da empresa, o que também era nosso objetivo.

**LIÇÕES**

Foram importantes os elementos reunidos pelo programa para motivar as pessoas e beneficiar a companhia: •  Equipes limitadas a quatro pessoas, para que a colaboração fosse promovida e a solução construtiva de conflitos, facilitada. isso ajudou a desenvolver confiança, pois permitiu divisão clara de papéis, bem como transparência e accountability. •  Amplitude, uma vez que os participantes podiam livremente atacar os problemas da empresa e questionar o conhecimento recebido. isso fez aumentar o nível de contribuição dos colaboradores, que, libertos da necessidade da conformidade, tornaram-se mais criativos. •  Diversão, já que o Maverick constituía uma oportunidade de en

volvimento e experimentação em um ambiente seguro para liberar a imaginação e estabelecer conexão emocional. aumentou, assim, o senso de propriedade. •  Liberação da estrutura hierárquica costumeira, de modo que as pessoas aprenderam a tomar decisões e a responsabilizar-se por elas, a analisar o status quo e a propor soluções. Desenvolveram, ainda, resiliência e capacidade de adaptação. •  Aperfeiçoamento da cultura corporativa, na medida em que os concorrentes tiveram oportunidade de mostrar competências e comportamentos necessários para entregar serviço superior ao cliente

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