Empreendedorismo
5 min de leitura

Desafio: crescimento x maturidade da gestão

Fragilidades de gestão às vezes ficam silenciosas durante crescimentos, mas acabam impedindo um potencial escondido.
Fundador e CEO da B2B Match, tem mais de duas décadas de atuação no mercado de eventos corporativos, já promoveu mais de 600 eventos para CEOs e C-Levels das principais organizações brasileiras. Como fundador da B2B Match, está à frente da mais exclusiva plataforma de relacionamento e geração de oportunidades do ecossistema de negócios nacional, desenvolvendo eventos e experiências que já impactaram mais de mil tomadores de decisão.

Compartilhar:

Vamos começar este artigo com um ponto importante: crescer é diferente de amadurecer. 

Quando trazemos essa máxima para o mundo dos negócios, essa distinção é ainda mais relevante, mas muitas vezes ignorada (e o preço da negligência pode ser alto). Não precisamos de muito esforço para encontrar uma enxurrada de notícias que mostram uma verdadeira corrida por uma expansão acelerada nas empresas e startups que quando descobrem tardiamente que o crescimento sem a devida maturidade da gestão pode levar a crises internas, perda de identidade e até mesmo ao colapso de estruturas antes promissoras, pode ser tarde demais.

Mas por que isso acontece com mais frequência do que gostaríamos?! Simples: porque muitos empreendedores e empresários confundem o crescimento rápido com sucesso sólido, tornando-o, na verdade, uma armadilha para o desenvolvimento do negócio.

Lidando todos os dias com as maiores lideranças do país, entendo que a pressão de investidores que cobram tração, dos mercados que exigem relevância e dos fundadores que se embriagam com números ascendentes pode ser fator de complicação para focar na busca por escala, faturamento e market share a todo custo. Mas isso não pode ser encarado como o melhor meio de gerir uma empresa sustentável.

Esse crescimento desordenado frequentemente oculta fragilidades de gestão que podem provocar estragos irremediáveis, como processos improvisados, lideranças despreparadas, cultura desalinhada e falta de governança.  

É aqui que a maturidade se torna a peça chave. Aplicada na gestão, a maturidade não é apenas sobre ter processos bem definidos. Trata-se de uma combinação entre visão estratégica, cultura organizacional sólida, líderes preparados, capacidade analítica e flexibilidade para adaptar modelos de negócio em ambientes incertos. 

Ser um líder com uma gestão madura implica, muitas vezes, em saber dizer “não”, revisar decisões, delegar com responsabilidade, medir com consistência e, acima de tudo, saber ouvir o time e aprender continuamente. É, portanto, uma competência sistêmica que afeta desde a tomada de decisões até a execução cotidiana.

Quando você, líder, para por um momento, sai do modo automático e consegue identificar sinais de alta rotatividade de pessoas-chave; falta de clareza nas responsabilidades e processos; tomadas de decisão centralizadas em excesso ou totalmente dispersas; falhas em entrega e na experiência do cliente; e cultura organizacional fragmentada ou inexistente, sinto lhe informar, mas o crescimento e a  maturidade de gestão estão em completo descompasso.

Não é necessário entrar em pânico, pois é possível crescer e amadurecer ao mesmo tempo, mas isso exige intencionalidade. Portanto se debruce em criar estratégias de desenvolvimento organizacional, programas de liderança, diagnóstico de maturidade, revisão de estrutura e gestão de mudanças para que crescimento e maturidade caminhem lado a lado.

Afinal, crescer é fácil quando há demanda e capital. O difícil é sustentar esse crescimento sem perder o controle e, o mais importante, sem se desvincular da alma da empresa.

Compartilhar:

Fundador e CEO da B2B Match, tem mais de duas décadas de atuação no mercado de eventos corporativos, já promoveu mais de 600 eventos para CEOs e C-Levels das principais organizações brasileiras. Como fundador da B2B Match, está à frente da mais exclusiva plataforma de relacionamento e geração de oportunidades do ecossistema de negócios nacional, desenvolvendo eventos e experiências que já impactaram mais de mil tomadores de decisão.

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Tecnologia e inovação, Empreendedorismo
6 min de leitura
Inovação
Cinco etapas, passo a passo, ajudam você a conseguir o capital para levar seu sonho adiante

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.
12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Saúde Mental
Desenvolver lideranças e ter ferramentas de suporte são dois dos melhores para caminhos para as empresas lidarem com o desafio que, agora, é também uma obrigação legal

Natalia Ubilla

4 min min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Cris Sabbag, COO da Talento Sênior, e Marcos Inocêncio, então vice-presidente da epharma, discutem o modelo de contratação “talent as a service”, que permite às empresas aproveitar as habilidades de gestores experientes

Coluna Talento Sênior

4 min de leitura
Uncategorized, Inteligência Artificial

Coluna GEP

5 min de leitura
Cobertura de evento
Cobertura HSM Management do “evento de eventos” mostra como o tempo de conexão pode ser mais bem investido para alavancar o aprendizado

Redação HSM Management

2 min de leitura