Empreendedorismo

Que tal fazer um desmanche criativo da sua empresa?

Ao ajustar a lente para pensar novos usos para cada um dos recursos disponíveis, os empreendedores podem promover importantes inovações em seus negócios
É CEO da Octa, escritor, empreendedor, palestrante, mentor e membro da Confraria do Empreendedor.

Compartilhar:

Quantas crises já atingiram a empresa onde está inserido? Sei que não é necessário uma empresa mais antiga para ter passado por diversas crises, além da mais recente relacionada à pandemia. Normalmente elas chegam em momentos muito semelhantes, onde tudo começa a se encaixar, você sente que o próximo ano será “o ano” e, de repente, tudo volta a cair. Isso não é uma coincidência.

Eu acredito que as [crises são eventos de acomodação coletiva](https://www.revistahsm.com.br/post/voce-depois-da-crise), de empresas que passaram por jornadas de adaptação à determinada nova realidade, até que novamente são impactadas por mudanças provocadas por pequenos grupos de empresas que estão sempre movimentando o mercado de forma antecipada. Esses movimentos consistem num comportamento de pequenos testes contínuos de novas formas de entregar valor, utilizando os recursos disponíveis mesmo após grandes danos provocados por uma crise.

## O desmanche criativo de um negócio
No mercado que atuo, o de desmontagem de veículos, nós compramos caminhões totalmente depreciados por diversas razões, que vão de colisões à incompatibilidade, fazemos a separação das peças entre reutilizáveis, reparáveis e recicláveis e, finalmente, encontramos o público adequado para cada perfil de peça. Ao final, multiplicamos o valor do todo simplesmente mudando a visão de utilização de cada um dos recursos disponíveis.

Fazer o [desmanche criativo de um negócio](https://www.revistahsm.com.br/post/ambiente-para-criar) é basicamente a mesma coisa e te dá a oportunidade de gerar valor adicional, mesmo sob um cenário de caos. Nos momentos mais críticos de uma empresa, onde não há espaço para investimentos ou contratações, o desmanche criativo te ajuda a perceber sua relação com um fornecedor, uma determinada especialidade subutilizada, um estoque de baixo giro ou até mesmo um espaço ocioso como oportunidades de transformação em seu modelo de negócio.

Em 2007, ao final de uma concordata na JR Diesel, nos víamos num cenário de exaustão pós-recuperação, totalmente descapitalizados, mas saudáveis para voltar a provocar o mercado. Foi nesse momento em que passamos a revisitar nossos processos e posicionamento, questionar a forma como fazíamos as coisas, explorar a geração de valor da empresa à entes, além do cliente, e descobrimos que o desmanche de veículos era a peça que faltava para fechar a economia circular no [Brasil de forma sustentável economicamente](https://www.revistahsm.com.br/post/esg-tambem-e-para-pequenas-e-medias-empresas).

## Uma transformação “estratégica”
Durante cinco anos, essa mentalidade transformou nosso [modelo de negócio e criou novas oportunidades](https://www.mitsloanreview.com.br/post/desenvolva-seu-ecossistema-digital) com seguradoras, montadoras, sistemistas (empresas fabricantes de autopeças) e governos, até que nosso processo acabou servindo de base para a construção da lei do desmanche de 2014.

Não foi investimento. Não foi [atração de talentos](https://www.revistahsm.com.br/post/como-se-tornar-um-talento-de-alto-potencial-na-sua-empresa) excepcionais. Não foi a aquisição de conhecimento formal. Foi a manutenção de uma disciplina de pequenos testes todos os dias, obtendo pequenos fracassos e sucessos que moldaram nossa operação em uma velocidade incrível. Não foi uma visão estratégica clara com indicadores estruturados, foi o hábito de desmanchar nosso modelo de negócio de forma cíclica e nunca acomodar no fato de que éramos inovadores. Nós simplesmente estávamos inovadores e isso ia passar.

Não importa o quão tradicional e pouco sofisticado seja o negócio. Não importa a capacidade financeira ou de [recursos humanos](https://www.revistahsm.com.br/post/o-que-o-futuro-reserva-para-recursos-humanos). As melhores inovações acontecem nos ambientes onde nada foi feito ou “tudo já foi feito”, com simples perguntas que te levam à desativação temporária da sua especialidade e te ajudam a ver tudo com uma lente privilegiada. A melhor parte disso é que você pode fazer isso hoje e depende apenas da sua iniciativa de mudar a forma de pensar.

Deixe de esperar a melhora em cenários políticos ou no comportamento do consumidor. Essa transformação depende única e exclusivamente do desmanche criativo do seu negócio, hoje.

*Confira outros artigos sobre empreendedorismo na [Comunidade Gestão PME](https://www.revistahsm.com.br/comunidade/gestao-pme).*

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança