Assunto pessoal

Desmistificando o “Om”

Um guia de meditação para pessoas que odeiam meditar

Compartilhar:

Há alguns anos, a coach Leslie Brooks estava com pressão alta e lhe foi recomendado que meditasse. A ideia de permanecer imóvel, respirando profundamente, a fazia estremecer. “Sentei-me, fechei os olhos e meditei. Foi horrível”, afirma Brooks em artigo no canal Forge, do agregador de conteúdo Medium.

Essa experiência é compartilhada com muita gente que tenta meditar e não consegue. No começo, conta Brooks, os minutos pareciam horas. “Examinei minha lista de tarefas, pensei nas contas. Senti uma coceira no nariz e tentei não coçar.” Sua mente continuou vagando em eventos passados e fantasias sobre o futuro. “Quando finalmente acabou, me senti frustrada.”
Ela continuou tentando, sem muito progresso. Até que começou a conversar com instrutores de meditação e, com o tempo, sua prática passou a ajudá-la a encontrar paz até mesmo nos momentos mais caóticos. Ela só precisava entender o que a meditação realmente é para desconstruir os mitos em torno da prática:

## Mito 1: É preciso ficar em uma posição específica
O mais importante é o conforto. Você deve estar relaxado, mas ser capaz de permanecer alerta. Pode estar sentado em uma cadeira, no chão com as pernas cruzadas, deitado ou em pé.

## Mito 2: É preciso ficar imóvel
É desejável limitar os movimentos enquanto medita, mas se sentir uma coceira enlouquecedora, coce! Não fazer isso pode tirar a paz e o foco da prática. A meditação não deve confinar, restringir ou fazer você se sentir um prisioneiro.

## Mito 3: É preciso meditar pelo menos 20 minutos
Meditar por qualquer período de tempo é melhor do que não meditar. Se estiver começando, ou se está lutando para manter sua prática, comece aos poucos. É possível encontrar online muitas meditações guiadas curtas.

## Mito 4: É preciso estar em um lugar tranquilo
Uma coisa maravilhosa sobre a meditação é sua portabilidade. Experimente meditar em um café, no escritório, em um parque, e até no avião. Se o som e o movimento ao seu redor o distraem, use fones de ouvido com cancelamento de ruído e um aplicativo de ruído branco, como o Calm.

## Mito 5: É preciso limpar a mente de todos os pensamentos
Muitas pessoas desistem porque não conseguem “esvaziar suas mentes”. Meditar não significa eliminar pensamentos. É a prática contínua de voltar sua atenção para algo específico: um mantra, a respiração, uma parte do corpo. Quando a mente divaga, foque seu ponto de concentração e recomece.

## Mito 6: Você terá uma experiência fora do corpo
Essas experiências são a exceção, não a regra, e não surgem no começo da prática. Nunca devem ser o objetivo. O crescimento é o que mais importa.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de novembro de 2025
A arquitetura de software deixou de ser apenas técnica: hoje, ela é peça-chave para transformar estratégia em inovação real, conectando visão de negócio à entrega de valor com consistência, escalabilidade e impacto.

Diego Souza - Principal Technical Manager no CESAR, Dayvison Chaves - Gerente do Ambiente de Arquitetura e Inovação e Diego Ivo - Gerente Executivo do Hub de Inovação, ambos do BNB

8 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025
Investir em bem-estar é estratégico - e mensurável. Com dados, indicadores e integração aos OKRs, empresas transformam cuidado com corpo e mente em performance, retenção e vantagem competitiva.

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança