Assunto pessoal

Desmistificando o “Om”

Um guia de meditação para pessoas que odeiam meditar

Compartilhar:

Há alguns anos, a coach Leslie Brooks estava com pressão alta e lhe foi recomendado que meditasse. A ideia de permanecer imóvel, respirando profundamente, a fazia estremecer. “Sentei-me, fechei os olhos e meditei. Foi horrível”, afirma Brooks em artigo no canal Forge, do agregador de conteúdo Medium.

Essa experiência é compartilhada com muita gente que tenta meditar e não consegue. No começo, conta Brooks, os minutos pareciam horas. “Examinei minha lista de tarefas, pensei nas contas. Senti uma coceira no nariz e tentei não coçar.” Sua mente continuou vagando em eventos passados e fantasias sobre o futuro. “Quando finalmente acabou, me senti frustrada.”
Ela continuou tentando, sem muito progresso. Até que começou a conversar com instrutores de meditação e, com o tempo, sua prática passou a ajudá-la a encontrar paz até mesmo nos momentos mais caóticos. Ela só precisava entender o que a meditação realmente é para desconstruir os mitos em torno da prática:

## Mito 1: É preciso ficar em uma posição específica
O mais importante é o conforto. Você deve estar relaxado, mas ser capaz de permanecer alerta. Pode estar sentado em uma cadeira, no chão com as pernas cruzadas, deitado ou em pé.

## Mito 2: É preciso ficar imóvel
É desejável limitar os movimentos enquanto medita, mas se sentir uma coceira enlouquecedora, coce! Não fazer isso pode tirar a paz e o foco da prática. A meditação não deve confinar, restringir ou fazer você se sentir um prisioneiro.

## Mito 3: É preciso meditar pelo menos 20 minutos
Meditar por qualquer período de tempo é melhor do que não meditar. Se estiver começando, ou se está lutando para manter sua prática, comece aos poucos. É possível encontrar online muitas meditações guiadas curtas.

## Mito 4: É preciso estar em um lugar tranquilo
Uma coisa maravilhosa sobre a meditação é sua portabilidade. Experimente meditar em um café, no escritório, em um parque, e até no avião. Se o som e o movimento ao seu redor o distraem, use fones de ouvido com cancelamento de ruído e um aplicativo de ruído branco, como o Calm.

## Mito 5: É preciso limpar a mente de todos os pensamentos
Muitas pessoas desistem porque não conseguem “esvaziar suas mentes”. Meditar não significa eliminar pensamentos. É a prática contínua de voltar sua atenção para algo específico: um mantra, a respiração, uma parte do corpo. Quando a mente divaga, foque seu ponto de concentração e recomece.

## Mito 6: Você terá uma experiência fora do corpo
Essas experiências são a exceção, não a regra, e não surgem no começo da prática. Nunca devem ser o objetivo. O crescimento é o que mais importa.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Lifelong learning
19 de dezembro de 2025
Reaprender não é um luxo - é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança