Assunto pessoal

Desmistificando o “Om”

Um guia de meditação para pessoas que odeiam meditar

Compartilhar:

Há alguns anos, a coach Leslie Brooks estava com pressão alta e lhe foi recomendado que meditasse. A ideia de permanecer imóvel, respirando profundamente, a fazia estremecer. “Sentei-me, fechei os olhos e meditei. Foi horrível”, afirma Brooks em artigo no canal Forge, do agregador de conteúdo Medium.

Essa experiência é compartilhada com muita gente que tenta meditar e não consegue. No começo, conta Brooks, os minutos pareciam horas. “Examinei minha lista de tarefas, pensei nas contas. Senti uma coceira no nariz e tentei não coçar.” Sua mente continuou vagando em eventos passados e fantasias sobre o futuro. “Quando finalmente acabou, me senti frustrada.”
Ela continuou tentando, sem muito progresso. Até que começou a conversar com instrutores de meditação e, com o tempo, sua prática passou a ajudá-la a encontrar paz até mesmo nos momentos mais caóticos. Ela só precisava entender o que a meditação realmente é para desconstruir os mitos em torno da prática:

## Mito 1: É preciso ficar em uma posição específica
O mais importante é o conforto. Você deve estar relaxado, mas ser capaz de permanecer alerta. Pode estar sentado em uma cadeira, no chão com as pernas cruzadas, deitado ou em pé.

## Mito 2: É preciso ficar imóvel
É desejável limitar os movimentos enquanto medita, mas se sentir uma coceira enlouquecedora, coce! Não fazer isso pode tirar a paz e o foco da prática. A meditação não deve confinar, restringir ou fazer você se sentir um prisioneiro.

## Mito 3: É preciso meditar pelo menos 20 minutos
Meditar por qualquer período de tempo é melhor do que não meditar. Se estiver começando, ou se está lutando para manter sua prática, comece aos poucos. É possível encontrar online muitas meditações guiadas curtas.

## Mito 4: É preciso estar em um lugar tranquilo
Uma coisa maravilhosa sobre a meditação é sua portabilidade. Experimente meditar em um café, no escritório, em um parque, e até no avião. Se o som e o movimento ao seu redor o distraem, use fones de ouvido com cancelamento de ruído e um aplicativo de ruído branco, como o Calm.

## Mito 5: É preciso limpar a mente de todos os pensamentos
Muitas pessoas desistem porque não conseguem “esvaziar suas mentes”. Meditar não significa eliminar pensamentos. É a prática contínua de voltar sua atenção para algo específico: um mantra, a respiração, uma parte do corpo. Quando a mente divaga, foque seu ponto de concentração e recomece.

## Mito 6: Você terá uma experiência fora do corpo
Essas experiências são a exceção, não a regra, e não surgem no começo da prática. Nunca devem ser o objetivo. O crescimento é o que mais importa.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral