Desenvolvimento pessoal

“DEU RUIM?” Coloque sua carreira nos trilhos de novo

Na revista impressa deste mês você viu o que faz uma carreira sair dos trilhos. O professor Carter Cast, que identificou os principais desvios, indica também as melhores maneiras de resolvê-los. Segundo ele, tudo começa pelo autoconhecimento, fundamental para evitar as más notícias.

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**1-BUSQUE FEEDBACK  DE SEUS COLEGAS.**

Ainda são poucos os gestores que já colocaram em prática um sistema de avaliação 360º para si, a ser respondido por todos, acima, embaixo e ao lado. Deixar-se avaliar por subordinados e colegas é uma contribuição decisiva.

**2-COMPREENDA PROFUNDAMENTE SEUS PONTOS CEGOS E SEUS COMPORTAMENTOS AUTODESTRUTIVOS.**

Embora ninguém goste de analisar e enfrentar suas áreas de vulnerabilidade pessoal, não há melhor caminho para aumentar o desempenho. Tenha coragem para fazer isso.

**3-ENTENDA OS EFEITOS DE SEUS PONTOS FORTES QUANDO ESTÁ SOBRECARREGADO.**

Você conhece bem as circunstâncias em que utiliza excessivamente seus pontos fortes? Digamos que um de seus pontos fortes seja a “determinação”. Você é conhecido por todos como uma pessoa que trabalha duro e não descansa enquanto a tarefa não é concluída com sucesso.

Pense no que acontece quando você fica sobrecarregado e oferece demais o que tem de melhor. Talvez sua determinação comece a parecer um tanto agressiva e você perca de vista outras características importantes, como paciência e capacidade de ponderar.

E mais: dada a sua determinação, será que não acaba tendo certo preconceito com quem demonstra muita paciência e ponderação? Talvez você associe esses traços de personalidade a atitudes negativas, como a preguiça e a lentidão para decidir.

A ideia é que cada um examine “o outro lado da moeda” de seus pontos fortes e, dessa forma, possa descobrir questões comportamentais que o estejam prejudicando.

**4-PROCURE ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO, ESPECIALMENTE DURANTE PERÍODOS DE TRANSIÇÃO.**

Em momentos de grandes mudanças, como uma nova posição na empresa ou um novo chefe, o risco da carreira sair dos trilhos aumenta. As dificuldades de adaptação às novas circunstâncias podem ameaçar as trajetórias profissionais mais promissoras.

As pessoas tendem a se sair bem quando há um bom encaixe entre suas capacidades e as demandas do trabalho e, do mesmo modo, enfrentam problemas quando há desequilíbrio. Há algumas ações que podem ser colocadas em prática.Tomando como exemplo uma situação em que o profissional precisa lidar com um novo chefe, veja alguns exemplos de ações:

* Utilize o tempo que for preciso para esclarecer o que o novo chefe espera que você alcance em um prazo determinado, como dois ou três anos. Com essa conversa, você pode fazer uma lista de entregas e, então, definir indicadores de desempenho.
* Se o novo chefe não foi capaz de oferecer as diretrizes necessárias, crie seus próprios objetivos, com métricas de sucesso claras. Em seguida, envie para o chefe – garantindo o alinhamento.
* Aconselhe-se com outros funcionários que passaram por períodos de transição semelhantes, perguntando sobre desafios e principais pontos de atenção. O que aprenderam? Quais os aspectos-chave do sucesso?
* Nos estágios iniciais da transição, converse regularmente com seu chefe – toda semana ou a cada 15 dias – para assegurar o alinhamento sobre o que é importante e ter o devido feedback.

**5-TENHA EMPATIA, COMPAIXÃO E HUMILDADE.**

Uma das melhores formas de evitar que sua carreira saia dos trilhos é ser “orientado para o outro”, praticando a empatia e a compaixão. Diante de um colega que resiste a suas propostas, por exemplo, pergunte-se sobre o porquê, quais os objetivos dele e como você pode ajudar. Acima de tudo, pratique a humildade, lembrando que os problemas de relacionamento são resultantes principalmente da arrogância.

**6-FAÇA A TRANSIÇÃO ENTRE SE AUTOGERENCIAR E GERENCIAR OS OUTROS.**

Deixar de ser um faz-tudo para realizar a gestão por meio dos outros é uma enorme transição, nem sempre fácil. É natural que se queira fazer as coisas do mesmo modo que já se mostrou bem-sucedido. Mas é preciso deixar de ser um especialista para ser um regente. Trata-se de uma verdadeira transformação de identidade.

Para ter sucesso, os líderes devem não apenas aprender o que se espera de seu trabalho, mas também cultivar a prática da reflexão, a fi m de poder motivar os outros.

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