Uncategorized
5 min de leitura

Dicas de um CEO: como a saúde de líderes pode alavancar a cultura de bem-estar entre as equipes

CEO e sócio da Refuturiza, é engenheiro formado pela PUC-Rio, com MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Possui mais de 10 anos de experiência nas áreas de Finanças, Produtos e Marketing em grandes empresas como Shell, Unibanco e Itaú. Desde 2011, atua como empreendedor, desenvolvendo novas soluções de tecnologia e metodologias voltadas para educação e empregabilidade. Além disso, Rafael é mentor da Aliança Empreendedora, colaborando com a Fundação Telefônica, o Prêmio Citi Jovens Microempreendedores e Mulheres Brilhantes.

Compartilhar:

Com o crescimento dos impactos do estresse e da falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional na rotina das empresas, torna-se cada vez mais relevante pensar as relações no ambiente de trabalho. Dados do Ministério da Previdência Social mostram um aumento de 38% na concessão de benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais e comportamentais no Brasil em 2023, comparado ao ano anterior. Uma resposta a esse quadro foi a atualização, no início de agosto, da norma NR-1, que dispõe sobre a prevenção e controle de riscos ocupacionais no trabalho. Ela incluiu, pela primeira vez, a necessidade de identificação de riscos psicossociais pelas empresas.

Uma estratégia importante para a gestão do bem-estar das equipes e redução desses riscos é o cuidado com a saúde a partir das lideranças. O equilíbrio físico e mental entre líderes serve como um modelo positivo para equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo. Afinal, quando um líder está bem, ele é capaz de tomar decisões mais equilibradas, comunicar-se de maneira mais eficaz e inspirar confiança e motivação nos colaboradores. 

Assim, é preciso ter consciência e olhar crítico para como a sobrecarga de trabalho, a pressão por resultados e a falta de tempo impõem obstáculos para que as lideranças equilibrem as responsabilidades e o autocuidado. Nem sempre a cultura organizacional das empresas valoriza práticas de bem-estar e as legitima como prioridade, o que dificulta ainda mais sua adoção de forma consistente. Para superar esses desafios, o conselho para quem faz parte da liderança é começar com pequenas mudanças e buscar engajar todos os níveis de gestão no processo, promovendo educação e sensibilização sobre os benefícios do bem-estar.

Uma outra questão a ser levada em conta é a forte correlação entre desenvolvimento pessoal e profissional e saúde mental. O acesso contínuo à educação após o ingresso no mercado de trabalho é essencial para o bem-estar, uma vez que o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos aumenta a confiança e a autoestima, além de reduzir o estresse e promover um senso de realização e equilíbrio.

Além de contar com a premissa de um olhar constante das lideranças para essas questões, a Refuturiza vem implementando uma série de políticas internas voltadas para o bem-estar dos colaboradores e gestores. Oferecemos benefícios de saúde e bem-estar por meio do Cartão de TODOS, que dá acesso à nossa rede de Clínicas AmorSaúde. Além disso, disponibilizamos o Gympass para incentivar a prática de exercícios físicos. Outro programa implementado foi o Movimento Reequilibre, uma campanha de pontos e prêmios para incentivar os colaboradores a participar de atividades de saúde e bem-estar.

A empresa também adota horários de trabalho flexíveis, permitindo que os colaboradores equilibrem suas responsabilidades profissionais e pessoais com a possibilidade de trabalhar dois dias por semana em home office. Oferecemos ainda um ambiente de trabalho que promove a ergonomia e o conforto, com espaço de descanso para nossos colaboradores. Outro ponto essencial para a gestão dos impactos do estresse em todas as posições das empresas é a implementação de políticas claras que incentivem pausas regulares e férias.

Promoção do equilíbrio associado à gestão de impactos negativos

Para ajudar gestores e colaboradores a gerenciar o estresse, a Refuturiza lançou o Programa de Preparo Emocional, desenvolvido em parceria com a Relações Simplificadas para apoiar os colaboradores no enfrentamento dos desafios atuais – tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. Com ele, buscamos promover o desenvolvimento de habilidades interpessoais e, assim, melhorar as relações cotidianas. Quando nos compreendemos melhor e entendemos os outros, a vida se torna muito mais simples e leve.

Dicas do CEO para outros líderes

Para criar um ambiente de trabalho que valoriza o bem-estar, sem comprometer a produtividade, considero essenciais as seguintes estratégias:

  • Empatia e escuta ativa: é preciso ouvir para compreender integralmente as necessidades e preocupações dos colaboradores. Isso pode ajudar a tornar as trocas mais ricas e trazer mais valor às contribuições de líderes para com as equipes.
  • Eficiência na distribuição de tarefas: isso ajuda a evitar sobrecarga de trabalho e promover o desenvolvimento da equipe.
  • Feedback constante: avaliações regulares e construtivas ajudam os colaboradores a terem consciência de seu papel e potencial para crescerem e se desenvolverem.
  • Incentivo ao equilíbrio: atenção à rotina para combater focos de desequilíbrio entre vida pessoal e profissional e busca de estratégias conjuntas.
  • Inovação e flexibilidade: abertura a novas ideias e práticas que possam melhorar o bem-estar e a produtividade da equipe.

Sobre a Refuturiza

Apoiada nos pilares de conexão, capacitação e gestão, a Refuturiza é um ecossistema  de educação e empregabilidade que oferece mais 1.300 cursos com certificado, divulgando vagas de emprego e apoiando empresas e candidatos a realizarem processos seletivos de modo ágil e otimizado. Com mais de 700 empresas cadastradas e mais de 200 mil talentos em sua base, a Refuturiza oferece serviços personalizados para os segmentos B2B e B2C, cujos planos de acesso saem a partir de R$ 12,99 por mês. A Refuturiza integra o Grupo TODOS Internacional, enquanto braço de empregabilidade da marca, e é regida pelo modelo de gestão da Administração Solidária, onde o foco está na contribuição para o desenvolvimento social do país.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A meta não assusta. O comportamento do líder, às vezes, sim.

Toda equipe de vendas convive com metas. O problema começa quando a pressão pelo resultado transforma forecast em interrogatório, cobrança em ansiedade e gestão em controle excessivo. A autora traz uma reflexão sobre como líderes podem influenciar a performance sem comprometer a confiança e a qualidade das decisões comerciais.

Onda de recuperações judiciais acende alerta

Quando uma grande empresa entra em recuperação judicial, os impactos não ficam restritos ao seu balanço. Fornecedores deixam de receber, investimentos são adiados, empregos ficam ameaçados e a atividade econômica perde força, criando um efeito dominó que alcança empresas e consumidores em todo o país.

Seu data center está preparado para racks de 100 kW?

A área branca se tornou um ativo estratégico! Energia, refrigeração, distribuição elétrica e gestão térmica passaram a determinar quais infraestruturas conseguirão acompanhar a próxima geração da transformação digital.

Sharenting: o limite entre compartilhar e expor

Em tempos de exposição digital permanente, o compartilhamento de fotos e informações de crianças nas redes sociais exige uma reflexão cada vez mais necessária: até que ponto registrar memórias é diferente de tornar a infância pública? O fenômeno do sharenting convida pais e responsáveis a repensarem os limites entre afeto, privacidade e responsabilidade no ambiente online.

Vendas, Liderança
17 de setembro de 2026 15H00
Toda equipe de vendas convive com metas. O problema começa quando a pressão pelo resultado transforma forecast em interrogatório, cobrança em ansiedade e gestão em controle excessivo. A autora traz uma reflexão sobre como líderes podem influenciar a performance sem comprometer a confiança e a qualidade das decisões comerciais.

Carol Manciola - CEO da Conectas e autora dos best sellers #BORA BATER META, Coragem e mais alguns Cês da Vida e do recém-lançado Vendas Movem o Mundo.

7 minutos min de leitura
Marketing
17 de setembro de 2026 13H00
As principais lições para quem está entrando no mundo das buscas generativas e quer entender como marcas passam a ser encontradas, citadas e recomendadas pelas IAs

Clayton Melo - Jornalista, estrategista de inovação, GEO PR, storytelling estratégico e comunicador de futuros. Tem MBA em Marketing pela FGV, Master em Foresight e Design de Futuros pela ESPM e formação em Leadership for the AI Age (MIT Professional Education) e Multimedia Storytelling pela University of the Arts London. É diretor de IA, Foresight e Inovação da GBR.

Direito, Regulação & Compliance
17 de setembro de 2026 08H00
Quando uma grande empresa entra em recuperação judicial, os impactos não ficam restritos ao seu balanço. Fornecedores deixam de receber, investimentos são adiados, empregos ficam ameaçados e a atividade econômica perde força, criando um efeito dominó que alcança empresas e consumidores em todo o país.

João Alberto Graça - Advogado, consultor em Direito Tributário, Societário e Governança Corporativa, membro do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais do Estado do Paraná

5 minutos min de leitura
Liderança
16 de setembro de 2026 18H00
Ao observar a comunicação constante de um pequeno grupo de galinhas-d’angola, o autor encontrou uma metáfora surpreendente para um dos maiores desafios dos líderes: perceber, interpretar e responder aos sinais que as pessoas emitem antes que o silêncio, a desmotivação ou a ruptura se tornem irreversíveis.

Carlos Eduardo de Barros - Fundador e CEO da Cogntion & Business Consultoria, conselheiro de empresas e consultor em estratégia, governança e liderança

12 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
16 de setembro de 2026 14H00
A área branca se tornou um ativo estratégico! Energia, refrigeração, distribuição elétrica e gestão térmica passaram a determinar quais infraestruturas conseguirão acompanhar a próxima geração da transformação digital.

Felipe Vasco da Silva - Diretor de Aplicações Tecnológicas para a América Latina da Vertiv

4 minutos min de leitura
Direito, Regulação & Compliance
16 de setembro de 2026 08H00
Em tempos de exposição digital permanente, o compartilhamento de fotos e informações de crianças nas redes sociais exige uma reflexão cada vez mais necessária: até que ponto registrar memórias é diferente de tornar a infância pública? O fenômeno do sharenting convida pais e responsáveis a repensarem os limites entre afeto, privacidade e responsabilidade no ambiente online.

Ana Bia Medeiros - Líder em Educação na Kiddle Pass

4 minutos min de leitura
User Experience, UX, Inovação & estratégia
15 de setembro de 2026 14H00
Mais conectado, informado e exigente, o consumidor de hoje compara sua experiência de hospedagem com os melhores serviços que encontra em qualquer setor. Em um mercado cada vez mais competitivo, o futuro dos hotéis dependerá da combinação entre inovação, eficiência e de pessoas que tenham a capacidade de criar experiências memoráveis

Rodrigo Miluzzi - Diretor de Operações do Grupo Mabu

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
15 de setembro de 2026 08H00
A partir de uma conversa com Rogério Almeida, principal executivo do Cristália, este artigo discute como investimentos de longo prazo em pesquisa, tecnologia e capacidade produtiva podem contribuir para a construção de maior autonomia científica e industrial no Brasil.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

23 minutos min de leitura
Tecnologia e inovação, Estratégia
14 de setembro de 2026 18H00
A pergunta tem aparecido cada vez mais nas reuniões de orçamento. O desafio é que a resposta raramente está no código. Mais do que anunciar o fim do SaaS, a nova onda tecnológica está redefinindo onde o valor do software realmente está, quem o captura e quais capacidades as organizações escolherão desenvolver ou contratar.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

13 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
14 de setembro de 2026 14H00
Um erro pesa mais do que dez acertos! A ciência mostra que experiências negativas exercem um impacto desproporcional sobre nosso comportamento. Nas organizações, essa tendência pode fazer com que líderes se tornem especialistas em apontar falhas e deixem invisíveis os comportamentos que fortalecem resultados, aprendizado e colaboração.

Valter Bahia Filho - Autor e consultor educacional de Neurociência e Comportamento, Psicologia Positiva, Comunicação, Artes e Gestão de Pessoas.

12 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução