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Diferenciando uma plataforma na era das plataformas

Alex Tabor

é cofundador e CEO do Peixe Urbano, formado em ciências da computação pela University of...

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Os avanços tecnológicos estão viabilizando o surgimento de plataformas digitais incríveis, que auxiliam a vida de milhões de pessoas nesse cenário do “tudo ao mesmo tempo agora”. Para nós, do Peixe Urbano, isso quer dizer que as possibilidades são ilimitadas, embora também signifique aumento da concorrência. Como nos destacarmos? 

Entendemos que o essencial nesse contexto é que nossa marca seja percebida como relevante para a vida do consumidor. Então, nosso objetivo diário é fazer com que mais pessoas descubram a praticidade e os benefícios do serviço que oferecemos e que, de maneira intuitiva, criem o hábito de checar as ofertas do Peixe Urbano para encontrar oportunidades disponíveis bem perto delas. 

O Peixe Urbano foi pioneiro no Brasil quando lançou, em 2010, o inovador conceito de compras coletivas. Em 2014, mudou seu modelo de negócio para uma plataforma de ofertas locais, aumentando o número de ofertas disponíveis para milhares de pessoas e unindo ainda mais o mundo on e offline. Seguimos o conceito chinês do O2O (online to offline), de produtos ou serviços comprados pela internet, mas usados offline pelos consumidores. 

De lá para cá, investimos cada vez mais em oferecer experiências de compra completas a nossos usuários, de acordo com seu perfil e localização, que é o que nos torna relevantes para eles. Os números recentes são uma prova de que estamos no caminho certo. No primeiro semestre de 2017, conquistamos 1,4 milhão de novos usuários cadastrados, chegando a uma base total de 28,5 milhões. 

No mesmo período, o aplicativo do Peixe Urbano registrou o maior número de downloads em um único dia, 40 mil, obtidos na campanha de aniversário da empresa, juntamente com 540 mil atualizações do app. Isso é essencial em um mundo em que a conectividade é o ponto-chave. 

Entender o perfil do usuário é fundamental para oferecer o que ele quer, tanto nos serviços e produtos como nos canais de venda e de relacionamento. E isso é um esforço contínuo para nós, dada a transitoriedade do comportamento de consumo. Muito se fala em experiência, porém o caminho é mais desafiador do que se imagina. É necessário unir tecnologia e processos claros e, acima de tudo, ter empatia. É necessário se colocar no lugar do usuário para exceder suas expectativas. 

Para oferecer essa experiência e ter a desejada relevância, o que fazemos é buscar constantemente a inovação, o que já é parte do “DNA de inquietude” do Peixe Urbano. Esse espírito se materializou, por exemplo, em nossa mudança, em março último, para o polo de tecnologia de Florianópolis. Queremos melhorar sempre; não nos acomodamos.

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