Uncategorized
0 min de leitura

Diversificação importa mais PARA EMERGENTES

Expandir o foco tende a gerar mais valor para empresas de mercados em desenvolvimento do que para as localizadas em economias maduras | Estudo McKinsey

Compartilhar:

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/6bed5eef-d52e-482d-8cc7-768619010a1e.png)Como os executivos frequente- mente procuram jeitos de expandir seus negócios, diversificar é sempre uma possibilidade para eles – “Será uma boa ideia?”. A resposta a essa pergunta nunca muda: diversificar, em si, não é bom ou ruim; o que importa é se a empresa pode acrescentar valor diversificando.  

Embora mais de 70% das grandes companhias ao redor do mundo já operem em mais de duas indústrias, nossa pesquisa mostra que criar valor por meio da diversificação é muito mais fácil nos mercados emergentes do que nos desenvolvidos.

Quando comparamos os lucros de mais de 4,5 mil organizações com seu nível de diversificação, descobrimos que, nas economias emergentes, as empresas mais diversificadas criaram os maiores retornos (3,6% acima da média do setor), enquanto os players ultrafocados em um só negócio tiveram os menores (2,7% abaixo da média). Os moderadamente diversificados também superaram o retorno médio do setor, em 2,2%.  

Em contrapartida, nos mercados desenvolvidos, detectamos pouquíssima diferença em relação a qualquer grau de foco ou diversificação.

Por que os mercados emergentes e desenvolvidos têm tal distinção? As causas não são claras, mas entendemos que o tipo de mercado e as estruturas de propriedade podem intervir. Por exemplo, a competição assídua por capital nas economias desenvolvidas provavelmente assegura que os recursos cheguem às melhores em- presas, o que faz com que sinergias financeiras entre negócios confiram pouca ou nenhuma vantagem.

Nos mercados emergentes, muitas companhias diversificadas são de propriedade ou controle familiar, o que pode lhes garantir mais oportunidades de reinvestir, maior acesso a governos locais e regionais e facilidade de atrair talentos. São três itens que resultam em maior valor para os acionistas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Sua empresa pratica o carewashing?

Uma empresa contrata uma palestra de gerenciamento de tempo para melhorar o bem-estar das pessoas. Durante o workshop, os participantes recebem um e-mail da liderança