Estratégia e Execução

E a mudança climática chegou ao cafezinho

A Knowledge@Wharton evidencia uma ameaça à produtividade do agronegócio que interessa ao Brasil

Compartilhar:

Uma boa xícara de café pode ser algo raro no futuro. O aquecimento global, o desmatamento e algumas pragas agrícolas representam riscos reais à produção dos grãos. Além das consequências ambientais, está em jogo um setor de atividade que movimenta cerca de US$ 70 bilhões e envolve pequenos agricultores da América Latina e da África. 

Em entrevista à Knowledge@Wharton, os especialistas Michael Hoffmann, professor da Cornell University, e Elizabeth Shapiro-Garza, da Duke University, especialistas no setor cafeeiro, alertaram para a gravidade da ameaça. “Precisamos começar a buscar soluções”, afirma Shapiro-Garza.

Eles explicam que, embora sejam duas as variedades de grãos mais utilizadas pela indústria – arábica e robusta –, as espécies “selvagens” são importantes para melhorar a qualidade delas. Funcionam como uma “biblioteca genética”, possibilitando cruzamentos que aumentam a resistência das mudas de café. Porém, existe um fungo que adora as novas condições climáticas, mais quentes e úmidas, e essa é uma praga muito perigosa para as espécies selvagens, como destaca 

Hoffmann, acrescentando que a doença faz parte de um conjunto relevante de desafios que o café enfrenta cada vez mais, em todo o planeta. 

A professora Shapiro-Garza lembra que o clima está mudando de formas diferentes em cada região do planeta. “O impacto sobre o café ocorre em todos os lugares, mas não do mesmo modo, o que dificulta prever a evolução dos problemas.” 

**O que está sendo feito**

Em áreas em que a elevação da temperatura é evidente, alguns agricultores estão plantando árvores para fazer sombra para as mudas de café. Na América Latina, de acordo com os especialistas, governos cujas economias são mais dependentes do café estão investindo em pesquisas para tornar as plantas mais resilientes.

Algumas empresas que comercializam café também se mexem. A Starbucks, por exemplo, trabalha em parceria com agricultores para gerar sementes, monitorar a produção e desenvolver novas estratégias. Além disso, coleta informações sobre técnicas agrícolas adaptativas com diversos agricultores ao redor do mundo e as compartilha. 

Os especialistas ressaltam a importância do esforço que está sendo feito. “São muitas as iniciativas em apoio aos agricultores que querem mudar suas práticas para se adaptar ao que vem acontecendo com o clima, o que inclui o apoio ao uso de novas terras e de estratégias alternativas”, diz Shapiro-Garza. Mas ela complementa que continua preocupada com a sobrevivência de longo prazo das áreas de cultivo de café.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral