Editorial

É difícil gerenciar 1 leão, 9 tigres, 5 onças-pintadas, 7 cágados e 8 dinossauros por dia

A 152ª edição da HSM Management faz parte da série comemorativa dos 25 anos da revista e tem como tema a bola da vez da complexidade do mundo corporativo, o supply chain
CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Compartilhar:

Não sei se você reconheceu a referência do título, mas vem de um meme. Um menino – possivelmente um entregador – pilota sua moto e fala: “Meu irmão, eu sei que a gente tem que matar um leão por dia, mas um leão, nove ‘triggy’, cinco onça-pintada, sete cágado e oito dinossauro fica difícil, viu?!”. Graças adicionais são o uso de “triggy” no lugar de “tigre” e a combinação de plural e singular à la Adoniran Barbosa.

Memes têm um poder de dizer verdades de modo sintético e com bom humor, não é? Foi nesse meme que eu pensei quando vi que o tema do nosso *[Dossiê](https://www.revistahsm.com.br/post/supply-chain-o-gargalo-dos-gargalos)*, e da nossa capa, era o gargalo dos gargalos da cadeia de fornecimento. Realmente supply chain é a bola da vez da complexidade do mundo corporativo, e anda bem difícil gerenciá-la. Não conheço quem não esteja correndo atrás; redesenha-se tudo na área.

Nosso *Dossiê* vai ajudar, estou quase certo, a reduzir a complexidade. Ele é claro e cristalino sobre de onde viemos e para onde vamos. Não foram só a pandemia e a guerra na Ucrânia que melaram o jogo; existe um contexto novo que exige adaptações. Cenários são traçados, soluções e cases oferecidos, jogamos luzes sobre ameaças e oportunidades. (Incluindo a oportunidade de recomeçar do zero, na circularidade.)

Você também vai encontrar um artigo bem completo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) sobre [DNVBs](https://www.revistahsm.com.br/post/dnvb-o-modelo-de-negocio-nativo-digital-e-vertical), as marcas nativas digitais verticalizadas, que têm o controle da experiência do cliente end-to-end. O texto também fala de supply chain, que é uma das fortalezas aqui. Algumas DNVBs que me ocorrem: Sallve, Amaro, LivUp e Dr. Jones. Paralelos delas entre as nativas offline verticalizadas seriam Havaianas, Natura e Reserva. Leia!

Mas nem só de fornecimento, logística e distribuição trata esta __HSM Management__. Há uma abordagem de negociação brasileira, a [Negociação 7.0](https://www.revistahsm.com.br/post/7-passos-para-a-negociacao-eficaz). Há um [algoritmo de medir cultura organizacional](https://www.revistahsm.com.br/post/um-algoritmo-para-medir-a-cultura-organizacional) também made in Brazil. Há um [case de grupos de afinidade](https://www.revistahsm.com.br/post/a-importancia-da-estrategia-em-grupos-de-afinidade) materializando o esforço de diversidade e inclusão do Telecine. Nossos colunistas estão inspirados (como sempre): [Ellen Kiss](https://www.revistahsm.com.br/post/a-intensa-guerra-dos-streamings) comenta a repercussão no Vale da queda das ações da Netflix; [Adriana Salles Gomes](https://www.revistahsm.com.br/post/a-propaganda-dissimulada-em-tempos-de-esg) faz um #tbt atualizado do stealth marketing, aproveitando o falatório em torno do episódio do Oscar envolvendo Will Smith e Chris Rock. [Jorge Forbes](https://www.revistahsm.com.br/post/saudes-mentais) dirige seu olhar pós-moderno para as saúdes mentais (assim mesmo, no plural), enquanto [Edward Tse](https://www.revistahsm.com.br/post/oportunidades-promissoras) traz a perspectiva chinesa sobre as mudanças globais. E temos uma despedida e uma chegada: [Thomaz Gomes](https://www.revistahsm.com.br/post/tapa-na-cara) nos dá um “até breve” falando de opiniões data-driven, enquanto Daniela Garcia (CEO do Instituto Capitalismo Consciente Brasil) e Francine Lemos (diretora-executiva do Sistema B Brasil) assumem as [discussões sobre “healing leadership”](https://www.revistahsm.com.br/post/geracao-de-valor-para-toda-a-rede)!

Encerro celebrando o fato de nossa entrevista de Contagem Regressiva tratar da [primeira organização autônoma descentralizada (DAO) feminina do Brasil](https://www.revistahsm.com.br/post/uma-dao-brasileira-feminina-e-com-vies-social), que começa com uma coleção de NFTs de uma famosa fotógrafa brasileira.

Leia e use todo o conteúdo sem moderação!

Compartilhar:

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Artigos relacionados

As pessoas vão permanecer mais tempo, sua empresa está pronta?

Com o avanço da longevidade e a transformação demográfica, este artigo mostra por que o futuro das empresas depende menos de estratégias de atração e mais da capacidade de liderar diferentes ciclos de vida, repensando saúde, carreira e gestão de pessoas.

A decisão mais difícil do roadmap de IA não é técnica

Dados, modelo e experiência competem pelo mesmo backlog, e cada frente pode apresentar uma justificativa tecnicamente correta para receber o próximo investimento. Decidir entre elas, exige uma maturidade que poucos times de produto desenvolveram, e uma clareza estratégica que poucas empresas conseguem articular.

Estratégia, Gestão de recursos
25 de junho de 2026 15H00
A teoria dos jogos expõe o erro estrutural por trás do modelo reativo que consome bilhões sem gerar resultados proporcionais. Este artigo mostra que não falta dinheiro na saúde, falta estratégia para usar.

Dr. Jorge Luiz Andrade - Anestesiologista e vice-presidente da Unimed Nova Iguaçu

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de junho de 2026 08H00
Com o avanço da longevidade e a transformação demográfica, este artigo mostra por que o futuro das empresas depende menos de estratégias de atração e mais da capacidade de liderar diferentes ciclos de vida, repensando saúde, carreira e gestão de pessoas.

Felipe Calbucci - CEO Latam da TotalPass

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
24 de junho de 2026 15H00
Dados, modelo e experiência competem pelo mesmo backlog, e cada frente pode apresentar uma justificativa tecnicamente correta para receber o próximo investimento. Decidir entre elas, exige uma maturidade que poucos times de produto desenvolveram, e uma clareza estratégica que poucas empresas conseguem articular.

Wilian Luis Domingues - CIO da Tempo, professor de MBA na USP/ESALQ e FIAP, palestrante e especialista em Inteligência Artificial, Transformação Digital e Produtos Digitais

9 minutos min de leitura
Liderança
24 de junho de 2026 08H00
Este artigo propõe um deslocamento essencial: mais do que acumular informação, a liderança precisa desenvolver discernimento - a capacidade de interpretar com clareza quando a pressão empurra para decisões automáticas.

Carlos Legal - Fundador da Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa

5 minutos min de leitura
Marketing & growth, Estratégia, Liderança
23 de junho de 2026 14H00
Uma meta mal definida não impulsiona, trava. Este artigo revela como metas mal calibradas podem desconectar equipes e comprometer resultados, mostrando que o verdadeiro desafio da liderança está em equilibrar ambição e viabilidade para sustentar desempenho ao longo do tempo.

Denise Joaquim Marques -Consultora de negócios especializada em Vendas e Marketing

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
23 de junho de 2026 08H00
Em organizações que cobram inovação, mas penalizam o erro, este artigo revela um paradoxo central: sem espaço para frustração e aprendizado, equipes deixam de evoluir, e a transformação que se busca nunca acontece de fato.

Bruno Padredi - Fundador e CEO da B2B Match

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de junho de 2026 15H00
Talvez o maior erro da inovação seja tentar adivinhar o futuro, em vez de entender o que já está diante de nós.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
22 de junho de 2026 09H00
Este artigo mostra como o avanço da IA e da computação em nuvem está redesenhando a eficiência operacional, e por que uma nova geração de gestão de custos se tornou estratégica.

Paulo Laurentys - Chief Commercial Officer (CCO) da A3Data

4 minutos min de leitura
Liderança
21 de junho de 2026 15H00
A partir de uma experiência em meio a mudanças estruturais no setor financeiro, este artigo mostra que, em cenários de alta complexidade, o papel da liderança vai além da operação, exigindo capacidade de sustentar cultura, alinhar expectativas e manter a confiança em meio à incerteza.

Victor Papi - General Manager da Transfeera

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
21 de junho de 2026 08H00
Pagar mais já não basta, médicos estão escolhendo onde trabalhar pelo “como”, não pelo “quanto”. Este artigo revela como a disputa por médicos qualificados está sendo redefinida por fatores estruturais, organizacionais e de experiência profissional.

Rafael Duarte - CEO e fundador do Grupo RD Medicine

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão