Inovação

É possível inovar mesmo em tempos de poluição de inovação?

Diante de um ritmo de inovação acelerado, manter uma equipe produtiva vem sendo um grande desafio. Aposte em diversidade e tenha um capital humano capaz de florescer diante das mudanças e incorporar, de maneira eficiente, as novas tecnologias
Candice Pascoal é fundadora da maior plataforma de crowdfunding do Brasil (Kickante), executiva de nível internacional com grande experiência na expansão de empresas americanas no exterior e best-seller do livro *Seu Sonho Tem Futuro*.

Compartilhar:

Inovação é a palavra do momento. O crescimento na popularidade do ChatGPT, produto da OpenAI, escancarou para o mundo um movimento que há tempos acompanho como gestora no setor de tecnologia: o mercado de inovação é voraz, e a inteligência artificial caminha a passos largos para ocupar cada vez mais espaços dentro da nossa sociedade.

Segundo o banco suíço UBS, apenas dois meses separam o lançamento do ChatGPT dos 100 milhões de usuários ativos, uma marca que quebrou todos os recordes existentes até o momento. Se por um lado, ficamos animados com o mar de possibilidades que se abre diante de tanta inovação, por outro, temos observado um impacto negativo nas equipes, por conta de pessoas que se sentem sugadas por esse turbilhão de acontecimentos.

Ao longo da minha trajetória profissional, observei muitas reviravoltas no mercado por conta dela, a inovação. No entanto, posso afirmar que, independentemente dos cenários que se desenham, certas coisas não mudam: nos negócios, prospera quem tem foco, competência e ousadia.

## Ameaça ou oportunidade?
A pesquisa de executivos de tecnologia e CIOs do Gartner de 2022 revelou que gestores estão cada vez mais favoráveis à adoção da inteligência artificial (IA) no local de trabalho: 48% dos CIOs consultados já implantaram ou planejam implantar tecnologias de IA e aprendizado de máquina nos próximos 12 meses.

Diante daquilo que é inevitável, cabe a nós escolher como queremos encarar a chegada da inovação: ameaças ou oportunidades? Para quem opta pelo segundo caminho, a receita envolve manter a saúde mental em ordem e a disponibilidade para aprender em alta. Afinal, como essas mudanças podem melhorar o dia a dia da minha equipe e gerar melhorias para o meu negócio?

Mesmo com tantas novidades tecnológicas, nosso papel como gestores é não esquecer que inovar é, principalmente, sobre pessoas. Ser uma empresa inovadora não significa ter todos os aparatos de última geração ao seu dispor, mas sim saber fomentar a criatividade, as soluções diferenciadas e a inovação de ideias dentro da sua equipe.

## Quer inovar? Aposte na diversidade
Existem muitas formas de estimular esse movimento constante de inovação no seu negócio e uma delas é garantir a diversidade entre os membros da sua equipe. Eu mesma, em todos esses anos de experiência, tenho visto e comprovei na prática como isso é eficaz. Vou dar um exemplo abaixo.

Imagine que você coloca em uma sala um grupo de pessoas – muito similares entre si – e pede para solucionarem um problema. É provável que eles concordem facilmente sobre o melhor caminho a seguir, explorando pouco os diferentes impactos desse problema em realidades que eles não conhecem. Por outro lado, se fosse um grupo diverso, teríamos um embate de posicionamentos capaz de estimular soluções muito mais criativas e inovadoras.

Um amplo estudo da McKinsey & Company, realizado em 2020 e com foco na América Latina, revelou que empresas que adotam a diversidade apresentam níveis muito mais altos de inovação e colaboração. Funcionários dessas companhias possuem 152% mais chances de propor ideias e tentar novas formas de fazer as coisas. Isso significa que a diversidade vem se revelando como uma prática-chave para quem deseja manter seu negócio inovador e rentável!

Considerando que é questão de tempo (e pouco tempo) para que a IA impacte para sempre empresas e profissões em todos os setores, cabe a nós, líderes de equipes, buscarmos sempre os melhores caminhos para manter um time seguro, diverso e criativo.

Por fim, deixo um questionamento e adoraria receber sua resposta para trocarmos: o que você tem feito para garantir que o seu negócio tenha um capital humano capaz de florescer diante das mudanças e incorporar, de maneira eficiente, as novas tecnologias? Inovação é principalmente sobre isso!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Carreira, Diversidade
Ninguém fala disso, mas muitos profissionais mais velhos estão discriminando a si mesmos com a tecnofobia. Eles precisam compreender que a revolução digital não é exclusividade dos jovens

Ricardo Pessoa

4 min de leitura
ESG
Entenda viagens de incentivo só funcionam quando deixam de ser prêmios e viram experiências únicas

Gian Farinelli

6 min de leitura
Liderança
Transições de liderança tem muito mais relação com a cultura e cultura organizacional do que apenas a referência da pessoa naquela função. Como estão estas questões na sua empresa?

Roberto Nascimento

6 min de leitura
Inovação
Estamos entrando na era da Inteligência Viva: sistemas que aprendem, evoluem e tomam decisões como um organismo autônomo. Eles já estão reescrevendo as regras da logística, da medicina e até da criatividade. A pergunta que nenhuma empresa pode ignorar: como liderar equipes quando metade delas não é feita de pessoas?

Átila Persici

6 min de leitura
Gestão de Pessoas
Mais da metade dos jovens trabalhadores já não acredita no valor de um diploma universitário — e esse é só o começo da revolução que está transformando o mercado de trabalho. Com uma relação pragmática com o emprego, a Geração Z encara o trabalho como negócio, não como projeto de vida, desafiando estruturas hierárquicas e modelos de carreira tradicionais. A pergunta que fica: as empresas estão prontas para se adaptar, ou insistirão em um sistema que não conversa mais com a principal força de trabalho do futuro?

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
US$ 4,4 trilhões anuais. Esse é o prêmio para empresas que souberem integrar agentes de IA autônomos até 2030 (McKinsey). Mas o verdadeiro desafio não é a tecnologia – é reconstruir processos, culturas e lideranças para uma era onde máquinas tomam decisões.

Vitor Maciel

6 min de leitura
ESG
Um ano depois e a chuva escancara desigualdades e nossa relação com o futuro

Anna Luísa Beserra

6 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar na era digital: como a ousadia, a IA e a visão além do status quo estão redefinindo o sucesso empresarial

Bruno Padredi

5 min de leitura
Liderança
Conheça os 4 pilares de uma gestão eficaz propostos pelo Vice-Presidente da BossaBox

João Zanocelo

6 min de leitura
Inovação
Eventos não morreram, mas 78% dos participantes já rejeitam formatos ultrapassados. O OASIS Connection chega como antídoto: um laboratório vivo onde IA, wellness e conexões reais recriam o futuro dos negócios

Vanessa Chiarelli Schabbel

5 min de leitura