Antes de entrar na Partners in Performance, eu já tinha aprendido que uma estratégia robusta é algo essencial para qualquer empresa, mas que isso não é suficiente para garantir o sucesso do negócio.
Após participar de alguns [projetos de gestão](https://www.revistahsm.com.br/post/cultura-agil-e-desafios-comportamentais), entendi que as pessoas tendem a agir pelos caminhos de menor resistência. Portanto, para a estratégia ser executada com sucesso, ela precisa ser implementada por esses caminhos.
Essa implementação bem-sucedida requer alinhamento organizacional. Ele garante que ações da liderança cheguem diretamente à linha de frente e que os resultados da operação sejam compreendidos rapidamente, garantindo não apenas a implementação, mas também uma melhoria contínua do que foi planejado. Na Partners in Performance, consideramos seis elementos principais que garantem o alinhamento organizacional:
### 1. Indicadores definidos e conectados
As pessoas precisam entender como suas atividades diárias afetam os resultados da organização e elas precisam ser responsabilizadas por eles. Assim, é importante que os indicadores pelos quais os indivíduos são avaliados estejam diretamente conectados com os indicadores principais da empresa, assim, [a estratégia](https://www.revistahsm.com.br/post/um-modelo-para-avaliar-a-agilidade-organizacional-da-sua-empresa) deve ser desdobrada em índices em todos os níveis até a linha de frente.
### 2. Procedimentos claros
Para entregar os resultados esperados, os colaboradores necessitam ter clareza em como fazer seu trabalho da forma adequada. É importante que os procedimentos estejam bem definidos e que as equipes tenham as competências requeridas para atingir as metas estabelecidas.
### 3. Motivação e responsabilidade
Uma organização alinhada requer responsabilidade individual pelos resultados. Assim, é importante que cada indicador tenha um único responsável. As pessoas se tornam mais comprometidas quando são avaliadas e recompensadas por metas que conseguem influenciar.
### 4. Rotinas de sustentação dos resultados
Também são necessárias rotinas para acompanhar sistematicamente os resultados obtidos, propor novas ações de melhoria e checar se as ações acordadas com a equipe foram executadas. Assim, cria-se um ciclo natural de responsabilidade, facilitando com que as propostas da liderança cheguem à linha de frente.
### 5. Melhoria contínua
Um plano estratégico raramente é executado completamente como planejado. É natural que ocorram mudanças ao longo do tempo e que uma parte do que fora estipulado não se mostre efetive na prática. Assim, a organização precisa de processos robustos de melhoria contínua, diretamente conectados aos índices da linha de frente, e que podem gerar ações práticas.
### 6. Liderança visível
A [liderança tem um papel fundamental](https://www.revistahsm.com.br/post/cinco-caracteristicas-essenciais-para-uma-lideranca-a-distancia) não apenas no desenvolvimento da estratégia, mas também na sua implementação. Ela precisa estar presente com suas equipes em todos os níveis hierárquicos para entender na prática o que realmente funciona, demonstrar aonde se quer chegar com as ações propostas e esclarecer como o trabalho de cada pessoa ajuda a atingir um propósito comum e os resultados desejados.
Organizações alinhadas através desses seis elementos são mais coerente e conseguem executar na prática os seus planos de longo prazo. Além disso, em um mundo em constante transformação, elas conseguem ser mais ágeis para ajustar sua estratégia e adaptá-la conforme necessário, movimento que resulta em metas concretas e sustentáveis ao longo do tempo.
Confira mais textos como esse na [Comunidade: CEO’s do Amanhã](https://www.revistahsm.com.br/comunidade/ceos-do-amanha).