TBT HSM Management

Encontre o mindset de crescimento em sua empresa

Em 2014, o conceito de Carol Dweck foi traduzido por um executivo em perfis fáceis de reconhecer, e mulheres ilustraram a maioria deles. Em 2022, essa lógica segue valendo
Adriana Salles Gomes é diretora-editorial de HSM Management.

Compartilhar:

Oito anos atrás, Zia Zaman, um executivo de estratégia e inovação com atuação na Ásia, traduziu o conceito de mindset de crescimento para o mundo corporativo, desdobrando-o em quatro perfis arquetípicos bem fáceis de os gestores reconhecerem. Para fins didáticos, ele os associou a celebridades, e __HSM Management__ republicou esse conteúdo da Rotman Management em linguagem infográfica.

Zaman explicou que pessoas com esse mindset são as que mais ajudam as organizações a crescer. Segundo ele, tal mentalidade predispõe as pessoas ao aprendizado, à experimentação e à colaboração; e as torna ágeis, corajosas e inventivas para criar valor.

Hoje. O conceito de Dweck e os arquétipos de Zaman, hoje na Microsoft, seguem 100% aplicáveis, mas as celebridades arquetípicas evoluíram. Se o perfil “apaixonadamente transparente” era ilustrado pelo jogador/treinador de futebol Zidane, passou a sê-lo pela cantora e empresária Anitta – sua autenticidade viabilizou que ela evangelize causas diversas. Arianna Huffington, a “hipercuriosa”, deu lugar à jornalista filipina Maria Ressa, Prêmio Nobel da Paz, que acrescentou o elemento coragem a sua busca de informação. Se “supersocial” era Malala, Luiza Trajano tomou o título e lhe acrescentou amorosidade. Já a “adaptabilidade” de Madonna agora aparece, em grau “mega”, na tenista Serena Williams, que adiciona capacidade de desaprender rápido.

No fundo, as quatro têm os quatro perfis; é que um sempre fica mais vísivel.

![Imagens-41](//images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/xZFI42twc4MVtbjNasr3x/69c498f64e401cdd3887580be1ddbc79/Imagens-41.png)

![Imagens-43](//images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/01uI6OyCeyvzVFJ9Qm7H36/515a0df4376740e3219448a0d5bd520c/Imagens-43.png)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando a tecnologia muda, o legado permanece

Enquanto os ciclos tecnológicos se tornam cada vez mais curtos, organizações enfrentam um desafio permanente: transformar inovação em resultados concretos e que gere valor para o negócio no longo prazo.

Quanto custa perder um cliente?

Uma experiência ruim não gera apenas insatisfação. Ela aumenta custos operacionais, compromete a reputação da marca, reduz receitas futuras e pode encerrar relacionamentos construídos ao longo de anos.

Se o colaborador tóxico sai, o problema vai embora com ele?

Rotular profissionais como tóxicos pode encerrar uma conversa, mas raramente resolve o problema. Ao investigar como comportamentos se formam e se repetem nas organizações, o artigo convida líderes a substituírem julgamentos rápidos por diagnósticos mais profundos e eficazes.

Inovação & estratégia
13 de setembro de 2026 08H00
Enquanto os ciclos tecnológicos se tornam cada vez mais curtos, organizações enfrentam um desafio permanente: transformar inovação em resultados concretos e que gere valor para o negócio no longo prazo.

Andréia Rengel - CEO e sócia da AMcom

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
12 de setembro de 2026 14H00
Em um ambiente empresarial cada vez mais orientado por dados, o people analytics permite que o RH amplie sua influência nas decisões corporativas.

Gabriela Resende - Diretora de Operações de Recursos Humanos da Propay

5 minutos min de leitura
User Experience, UX
12 de setembro de 2026 09H00
Uma experiência ruim não gera apenas insatisfação. Ela aumenta custos operacionais, compromete a reputação da marca, reduz receitas futuras e pode encerrar relacionamentos construídos ao longo de anos.

Tâmara Lira - CFO da Paschoalotto

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
11 de setembro de 2026 14H00
Rotular profissionais como tóxicos pode encerrar uma conversa, mas raramente resolve o problema. Ao investigar como comportamentos se formam e se repetem nas organizações, o artigo convida líderes a substituírem julgamentos rápidos por diagnósticos mais profundos e eficazes.

Marta Ferreira

7 minutos min de leitura
Liderança, Inovação & estratégia
11 de setembro de 2026 08H00
Mais do que dominar ferramentas, o desafio da liderança passou a ser tomar decisões, engajar pessoas e construir crescimento em um ambiente de incerteza permanente.

Eduardo Raffaini - Sócio-líder de Soluções de Strategy da Deloitte

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional
10 de setembro de 2026 18H00
Discordâncias fazem parte de qualquer equipe diversa, mas nem sempre encontram espaço para serem expressas. O verdadeiro risco para as organizações não está no excesso de conflitos, mas na ausência deles.

Cecília Seabra e Thaís Giuliani - Consultoras HSM e autoras do livro "O 'E' da questão

2 minutos min de leitura
Finanças, Estratégia
10 de setembro de 2026 12H00
Sua estratégia está no PowerPoint ou no orçamento? No trimestre em que o plano de 2027 ganha aprovação, uma disputa invisível acontece dentro das empresas. De um lado, a estratégia que promete transformação. Do outro, o orçamento que preserva as prioridades de sempre. Quase sempre, é a planilha que decide o vencedor.

Átila Persici Filho - CINO, professor de MBA e Pós-Tech na FIAP e Conselheiro de Inovação.

10 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
10 de setembro de 2026 08H00
As declarações recentes dos líderes da OpenAI e da NVIDIA reacenderam uma das discussões mais importantes da era digital: a Inteligência Artificial Geral já é uma realidade? Ao conectar os avanços mais recentes da IA às previsões feitas por Ray Kurzweil décadas atrás, o artigo explora não apenas a evolução da tecnologia, mas também o desafio humano, organizacional e social de acompanhar uma transformação que pode estar acontecendo mais rápido do que imaginávamos.

Leandro Mattos- Expert em neurociência da Singularity Brazil e CEO da CogniSigns

16 minutos min de leitura
Liderança, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
9 de setembro de 2026 14H00
Ao relatar uma experiência marcante durante sua recuperação de uma cirurgia, o autor provoca uma reflexão sobre um erro recorrente nas organizações: confiar mais naquilo que é visível do que na experiência de quem vive o problema. Quando líderes ignoram relatos e se apoiam apenas em protocolos e percepções, perdem informação, confiança e capacidade de tomar melhores decisões.

Djalma Scartezini - CEO da REIS, Sócio da Egalite e Embaixador do Comitê Paralímpico Brasileiro

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
9 de setembro de 2026 09H00
Os agentes de IA não pedem aumento, não tiram férias e não podem ser administrados como funcionários tradicionais. Como gerir colaboradores digitais que não seguem as regras tradicionais de contratação, supervisão e desligamento?

Bruno Padredi - Fundador e CEO da B2B Match

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução