Coprodução HSM Management + TEDxGuarulhos

Endereçamento digital coloca as favelas na rota do e-commerce

Três perguntas a Sanderson Pajeú, CEO da NaPorta, empresa que alia tecnologia e logística para resolver problemas de entrega nas comunidades brasileiras

Compartilhar:

Em meio à aceleração do e-commerce no Brasil nos últimos anos, os hábitos de consumo do brasileiro mudaram radicalmente, com a conveniência de receber compras em casa e cada vez mais rápido. No entanto, esta realidade nem sempre se aplica às periferias, onde a população ainda enfrenta barreiras para participar da revolução das compras online. Para endereçar este desafio, Sanderson Pajeú, CEO da NaPorta, criou a logtech, que fornece o serviço de última milha para residentes em locais de difícil acesso, com base em suas experiências ao crescer e trabalhar no Itaim Paulista, bairro da Zona Norte de São Paulo. Fundada em 2021 por Sanderson, Katrine Scomparim, Leonardo Medeiros e Rodrigo Yanez, a NaPorta ajuda a movimentar a economia local ao fazer entregas na periferia, e aposta na potência da favela para crescer em todo o Brasil.

Sanderson é um dos palestrantes do TEDxGuarulhos, evento que acontece no próximo dia 29 de julho, em São Paulo, do qual __HSM Management__ é media partner. Com o tema *Aurora*, o conteúdo promoverá reflexões sobre o futuro que desejamos. A equipe do TEDxGuarulhos fez três perguntas para o CEO da NaPorta sobre sua visão de negócios e liderança. Confira a seguir:

![Sanderson Pajeu](//images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/PUP9HcYYBJ3ELWF4Dbgqf/dfe3fe7c25c535a70bd98af649ab72d7/Sanderson_Pajeu.jpeg)

Na foto: Sanderson Pajéu, CEO da NaPorta.

### 1 – Equipe TEDxGuarulhos: Você fundou a NaPorta ao trabalhar com e-commerce e sentir a dor de não receber entregas como morador de comunidade. Quais foram as maiores conquistas da empresa desde então?
__Sanderson Pajeú:__ Desde a fundação da NaPorta, tivemos sempre um desafio gigante de derrubar alguns vieses e preconceitos do mercado corporativo a respeito de um negócio de favela, mas de lá pra cá, já passamos por quatro programas de aceleração com grandes empresas como Boticário e Google, além de receber um investimento por um fundo do Google For Startups.

Ganhamos o prêmio da HackBrazil 22, uma competição de startups que ocorre na Brazil Conference, em Boston, Estados Unidos, de fato trazendo uma nova visão sobre o mercado de favelas. Além de contratos com os maiores varejistas do País, o que nos permitiu realizar mais de 100 mil entregas só no último ano. Outros reconhecimentos foram extremamente importantes para a construção de uma marca forte e referencial, como o selo impacto 21 e 22 (Top 1 Latam pela ODS 1) e o Top 10 Startup no South Summit Brasil (ante mais de 1.000 startups de 75 países).

### 2 – Quais são as maiores complexidades relacionadas a liderar um negócio que trata das realidades da favela, e como você lida com elas?
Os desafios são inúmeros, pois lidamos com territórios e pessoas que vivem em constante vulnerabilidade e diversos riscos inerentes. Por isso, entendemos que nossos desafios deveriam ser atacados na origem, impactando diretamente o desenvolvimento de pessoas, que historicamente tiveram poucas oportunidades.

Temos um compromisso e uma missão de desenvolver profissionais cada vez mais capacitados para que possam alçar novos voos. Tanto nosso time, que foram entregadores e são moradores de comunidades e periferias, como também os time de entregadores(as), que através de uma parceria com o Senac podem realizar cursos profissionalizantes para irem além.

### 3 – O que podemos esperar da NaPorta para o próximo ano, em termos de expansão do negócio?
Para o próximo ano temos um desafio imenso de levar o endereçamento digital para mais de 100 favelas pelo Brasil, colocando no mapa quem antes não era visto. Em paralelo estamos finalizando nossa rodada de captação para fortalecer nossa expansão da operação logística, inicialmente fortalecendo ainda mais nossa atuação na região Sudeste, mas com planos e oportunidades junto com nossos clientes para atuar em todas as regiões do Brasil.

Nosso novo modelo permite que empreendedores(as) locais possam levar a NaPorta para suas comunidades, o que nos permitirá crescer ainda mais rápido nos próximos meses. Isso deve aumentar ainda mais o impacto gerado pela nossa solução e gerar ainda mais renda para os moradores dessas regiões.

## Serviço:
__TEDxGuarulhos | Edição Aurora__

__Data:__ Sábado, 29 de julho de 2023

__Horário:__ Das 13h às 19h

__Local:__ Teatro Adamastor Centro: Av. Monteiro Lobato, nº 734, Macedo – Guarulhos, SP

__Ingressos:__ Para participar do evento é necessário garantir seu ingresso [pela plataforma Sympla](https://www.sympla.com.br/produtor/tedxguarulhos), tanto para a forma presencial quanto para a online. Professores, estudantes e idosos pagam meia entrada. Para mais informações visite o site [tedxguarulhos.org](http://tedxguarulhos.org).

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologia & inteligencia artificial
31 de outubro de 2025
Entenda como ataques silenciosos, como o ‘data poisoning’, podem comprometer sistemas de IA com apenas alguns dados contaminados - e por que a governança tecnológica precisa estar no centro das decisões de negócios.

Rodrigo Pereira - CEO da A3Data

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de ouutubro de 2025
Abandonando o papel de “caçador de bugs” e se tornando um “arquiteto de testes”: o teste como uma função estratégica que molda o futuro do software

Eric Araújo - QA Engineer do CESAR

7 minutos min de leitura
Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de outubro de 2025
Programas corporativos de idiomas oferecem alto valor percebido com baixo custo real - uma estratégia inteligente que impulsiona engajamento, reduz turnover e acelera resultados.

Diogo Aguilar - Fundador e Diretor Executivo da Fluencypass

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2025
Alta performance não nasce do excesso - nasce do equilíbrio entre metas desafiadoras e respeito à saúde de quem entrega os resultados.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional.

4 minutos min de leitura
Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura
Marketing & growth
21 de outubro de 2025
O maior risco do seu negócio pode estar no preço que você mesmo definiu. E copiar o preço do concorrente pode ser o atalho mais rápido para o prejuízo.

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)