Coprodução HSM Management + TEDxGuarulhos

Endereçamento digital coloca as favelas na rota do e-commerce

Três perguntas a Sanderson Pajeú, CEO da NaPorta, empresa que alia tecnologia e logística para resolver problemas de entrega nas comunidades brasileiras

Compartilhar:

Em meio à aceleração do e-commerce no Brasil nos últimos anos, os hábitos de consumo do brasileiro mudaram radicalmente, com a conveniência de receber compras em casa e cada vez mais rápido. No entanto, esta realidade nem sempre se aplica às periferias, onde a população ainda enfrenta barreiras para participar da revolução das compras online. Para endereçar este desafio, Sanderson Pajeú, CEO da NaPorta, criou a logtech, que fornece o serviço de última milha para residentes em locais de difícil acesso, com base em suas experiências ao crescer e trabalhar no Itaim Paulista, bairro da Zona Norte de São Paulo. Fundada em 2021 por Sanderson, Katrine Scomparim, Leonardo Medeiros e Rodrigo Yanez, a NaPorta ajuda a movimentar a economia local ao fazer entregas na periferia, e aposta na potência da favela para crescer em todo o Brasil.

Sanderson é um dos palestrantes do TEDxGuarulhos, evento que acontece no próximo dia 29 de julho, em São Paulo, do qual __HSM Management__ é media partner. Com o tema *Aurora*, o conteúdo promoverá reflexões sobre o futuro que desejamos. A equipe do TEDxGuarulhos fez três perguntas para o CEO da NaPorta sobre sua visão de negócios e liderança. Confira a seguir:

![Sanderson Pajeu](//images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/PUP9HcYYBJ3ELWF4Dbgqf/dfe3fe7c25c535a70bd98af649ab72d7/Sanderson_Pajeu.jpeg)

Na foto: Sanderson Pajéu, CEO da NaPorta.

### 1 – Equipe TEDxGuarulhos: Você fundou a NaPorta ao trabalhar com e-commerce e sentir a dor de não receber entregas como morador de comunidade. Quais foram as maiores conquistas da empresa desde então?
__Sanderson Pajeú:__ Desde a fundação da NaPorta, tivemos sempre um desafio gigante de derrubar alguns vieses e preconceitos do mercado corporativo a respeito de um negócio de favela, mas de lá pra cá, já passamos por quatro programas de aceleração com grandes empresas como Boticário e Google, além de receber um investimento por um fundo do Google For Startups.

Ganhamos o prêmio da HackBrazil 22, uma competição de startups que ocorre na Brazil Conference, em Boston, Estados Unidos, de fato trazendo uma nova visão sobre o mercado de favelas. Além de contratos com os maiores varejistas do País, o que nos permitiu realizar mais de 100 mil entregas só no último ano. Outros reconhecimentos foram extremamente importantes para a construção de uma marca forte e referencial, como o selo impacto 21 e 22 (Top 1 Latam pela ODS 1) e o Top 10 Startup no South Summit Brasil (ante mais de 1.000 startups de 75 países).

### 2 – Quais são as maiores complexidades relacionadas a liderar um negócio que trata das realidades da favela, e como você lida com elas?
Os desafios são inúmeros, pois lidamos com territórios e pessoas que vivem em constante vulnerabilidade e diversos riscos inerentes. Por isso, entendemos que nossos desafios deveriam ser atacados na origem, impactando diretamente o desenvolvimento de pessoas, que historicamente tiveram poucas oportunidades.

Temos um compromisso e uma missão de desenvolver profissionais cada vez mais capacitados para que possam alçar novos voos. Tanto nosso time, que foram entregadores e são moradores de comunidades e periferias, como também os time de entregadores(as), que através de uma parceria com o Senac podem realizar cursos profissionalizantes para irem além.

### 3 – O que podemos esperar da NaPorta para o próximo ano, em termos de expansão do negócio?
Para o próximo ano temos um desafio imenso de levar o endereçamento digital para mais de 100 favelas pelo Brasil, colocando no mapa quem antes não era visto. Em paralelo estamos finalizando nossa rodada de captação para fortalecer nossa expansão da operação logística, inicialmente fortalecendo ainda mais nossa atuação na região Sudeste, mas com planos e oportunidades junto com nossos clientes para atuar em todas as regiões do Brasil.

Nosso novo modelo permite que empreendedores(as) locais possam levar a NaPorta para suas comunidades, o que nos permitirá crescer ainda mais rápido nos próximos meses. Isso deve aumentar ainda mais o impacto gerado pela nossa solução e gerar ainda mais renda para os moradores dessas regiões.

## Serviço:
__TEDxGuarulhos | Edição Aurora__

__Data:__ Sábado, 29 de julho de 2023

__Horário:__ Das 13h às 19h

__Local:__ Teatro Adamastor Centro: Av. Monteiro Lobato, nº 734, Macedo – Guarulhos, SP

__Ingressos:__ Para participar do evento é necessário garantir seu ingresso [pela plataforma Sympla](https://www.sympla.com.br/produtor/tedxguarulhos), tanto para a forma presencial quanto para a online. Professores, estudantes e idosos pagam meia entrada. Para mais informações visite o site [tedxguarulhos.org](http://tedxguarulhos.org).

Compartilhar:

Artigos relacionados

Por que sua lista de tarefas explode

Organizações não estão falhando por falta de esforço, estão falhando por fazer coisas demais ao mesmo tempo. Este artigo reforça que o verdadeiro papel da liderança não é multiplicar tarefas, mas definir o problema certo e simplificar a execução.

Liderança, Tecnologia & inteligencia artificial
7 de junho de 2026 13H00
Se líderes continuam aprendendo, por que continuam não evoluindo? A resposta pode estar na forma como treinamos - e no que deixamos de medir.

Alexandre Santille - Fundador e Sócio da teya

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
7 de junho de 2026 08H00
Este artigo mostra como falhas operacionais e desintegração de sistemas ainda geram perdas bilionárias - e por que a inteligência artificial pode transformar a eficiência em vantagem estratégica no setor elétrico.

Gilson Paulillo - Diretor comercial da Pagar

2 minutos min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A longevidade deixou de ser apenas um dado demográfico para se tornar questão de governança

Fran Winandy

0 min de leitura
Estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de junho de 2026 13H00
Quando bem interpretados, os sinais do comportamento das equipes deixam de ser rotina e passam a revelar o que realmente sustenta performance, engajamento e resultado.

Natalia Ubilla - Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

4 minutos min de leitura
ESG
6 de junho de 2026 09H00
Este artigo mostra por que a inclusão de pessoas com deficiência ainda não evoluiu de obrigação legal para estratégia de negócio nas organizações brasileiras.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

6 minutos min de leitura
Liderança
5 de junho de 2026 16H00
Organizações não estão falhando por falta de esforço, estão falhando por fazer coisas demais ao mesmo tempo. Este artigo reforça que o verdadeiro papel da liderança não é multiplicar tarefas, mas definir o problema certo e simplificar a execução.

François Bazini - CMO e Consultor

8 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de junho de 2026 08H00
Como o Brasil chegou à NR1 e por que esta pode ser nossa última chance de acertar?

Thais Requito - Palestrante, consultora e pesquisadora em saúde mental e trabalho sustentável

7 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
4 de junho de 2026 14H00
Ao refletir sobre a evolução da indústria têxtil, o autor propõe uma mudança de lógica: mais do que investir em máquinas, a competitividade passa a depender do valor real que a tecnologia entrega ao longo do tempo.

Fábio Kreutzfeld - CEO da Delta Máquinas Têxteis

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
4 de junho de 2026 08H00
O próximo desafio da liderança não é tecnológico - é aprender a liderar humanos e máquinas na mesma mesa.

Amanda Graciano - Fundadora da Trama

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
3 de junho de 2026 15H00
Quando a IA vira solução antes de existir o problema, o resultado tende a ser irrelevante. Este artigo mostra por que o erro das empresas não está na tecnologia, mas na ordem das decisões

Osvaldo Aranha - Chief AI Strategist, Palestrante, Mentor e Conselheiro

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão