Cultura organizacional

Endomarketing para engajar e motivar os colaboradores

Ferramenta contribui para o alinhamento dos funcionários com os valores e objetivos da organização. Mas, não importa quão pioneiro seja, é essencial medir os resultados do projeto, avaliar o impacto das ações e também buscar o feedback da empresa como um todo
Ti Bernardes é diretor-geral da Agência MAK.

Compartilhar:

De acordo com a pesquisa [The happiness dividend](https://hbr.org/2011/06/the-happiness-dividend), divulgada pela Harvard Business Review, a felicidade aumenta quase todos os resultados empresariais, como as vendas em 37%, a produtividade em 31% e a precisão nas tarefas em 19%, além de propiciar inúmeras melhorias na saúde e na qualidade de vida. Por outro lado, um [estudo da Gallup](https://www.gallup.com/workplace/349484/state-of-the-global-workplace.aspx?thank-you-report-form=1) mostra que o nível de preocupação e estresse nas corporações bateu um recorde em 2021: 44% dos funcionários entrevistados disseram estar estressados no trabalho.

O tema está cada vez mais relevante por estar ligado não só à saúde mental, mas por estar diretamente ligado à produtividade e também como forma de diminuir o turnover das empresas. Assim, diversas companhias estão criando funções específicas para isso, mas também reforçando ações de extrema importância interna como forma de melhorar o nível de felicidade, engajamento e qualidade do ambiente de trabalho, entre elas – o endomarketing.

Esse setor tem ganhado destaque como uma poderosa ferramenta, promovendo ações e iniciativas voltadas para o público interno, desempenhando um papel fundamental na criação de um ambiente de trabalho saudável, motivador, e por meio dele também promover um clima organizacional positivo, fortalecer vínculos entre os funcionários e a empresa, fortalecer a cultura organizacional e consequentemente aumentar a produtividade e qualidade do trabalho. Até porque quando os colaboradores se sentem valorizados e envolvidos, eles tendem a ser mais felizes e engajados em suas atividades.

Além disso, o endomarketing contribui para o alinhamento dos colaboradores com os valores e objetivos da organização. Quando os funcionários entendem e se identificam com a cultura da empresa, eles se tornam verdadeiros embaixadores da marca, transmitindo uma imagem positiva para clientes e stakeholders.

Nos últimos meses, as empresas têm reforçado o número de ativações internas, com um aumento significativo nas solicitações de ações de endomarketing. Só internamente, já registramos um crescimento de mais de 300% na demanda por essas iniciativas com eventos que vão desde convenção, festa junina a lançamento de um novo produto em primeira mão para colaboradores, com cada vez mais receita sendo investida. Há também uma demanda por mais criatividade nas ações desenvolvidas como forma de serem mais impactantes, com resultados positivos e de motivação dos colaboradores.

Ao propor uma ativação de endomarketing, é essencial considerar alguns pontos-chave. Em primeiro lugar, é fundamental alinhar a estratégia às necessidades e valores da organização. Compreender a cultura e os objetivos da empresa é crucial para criar ações que sejam relevantes e impactantes. Além disso, é importante envolver os colaboradores no processo, permitindo que eles participem e contribuam com ideias. Dessa forma, eles se sentirão valorizados e engajados com a iniciativa.

Um dos resultados, além dos mencionados, também é o reconhecimento do setor de marketing, com projetos de endomarketing concorrendo a prêmios em diversas categorias e trazendo formatos inovadores. No entanto, não importa quão pioneiro seja, ainda é essencial como qualquer outro projeto, medir os resultados, avaliar o impacto das ações e também buscar o feedback não só de funcionários, mas também da empresa como um todo, como forma de continuamente aprimorar e adaptar as estratégias conforme necessário.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Carreira
HSM Management faz cinco pedidos natalinos em nome dos gestores das empresas brasileiras, considerando o que é essencial e o que é tendência

Adriana Salles Gomes é cofundadora de HSM Management.

3 min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde
24 de dezembro de 2025
Se sua agenda lotada é motivo de orgulho, cuidado: ela pode ser sinal de falta de estratégia. Em 2026, os CEOs que ousarem desacelerar serão os únicos capazes de enxergar além do ruído.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
23 de dezembro de 2025
Marcela Zaidem, especialista em cultura nas empresas, aponta cinco dicas para empreendedores que querem reduzir turnover e garantir equipes mais qualificadas

Marcela Zaidem, Fundadora da Cultura na Prática

5 minutos min de leitura
Uncategorized, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
22 de dezembro de 2025
Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo - mesmo acreditando que estão incluindo.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Lifelong learning
19 de dezembro de 2025
Reaprender não é um luxo - é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança