Cultura organizacional

Endomarketing para engajar e motivar os colaboradores

Ferramenta contribui para o alinhamento dos funcionários com os valores e objetivos da organização. Mas, não importa quão pioneiro seja, é essencial medir os resultados do projeto, avaliar o impacto das ações e também buscar o feedback da empresa como um todo
Ti Bernardes é diretor-geral da Agência MAK.

Compartilhar:

De acordo com a pesquisa [The happiness dividend](https://hbr.org/2011/06/the-happiness-dividend), divulgada pela Harvard Business Review, a felicidade aumenta quase todos os resultados empresariais, como as vendas em 37%, a produtividade em 31% e a precisão nas tarefas em 19%, além de propiciar inúmeras melhorias na saúde e na qualidade de vida. Por outro lado, um [estudo da Gallup](https://www.gallup.com/workplace/349484/state-of-the-global-workplace.aspx?thank-you-report-form=1) mostra que o nível de preocupação e estresse nas corporações bateu um recorde em 2021: 44% dos funcionários entrevistados disseram estar estressados no trabalho.

O tema está cada vez mais relevante por estar ligado não só à saúde mental, mas por estar diretamente ligado à produtividade e também como forma de diminuir o turnover das empresas. Assim, diversas companhias estão criando funções específicas para isso, mas também reforçando ações de extrema importância interna como forma de melhorar o nível de felicidade, engajamento e qualidade do ambiente de trabalho, entre elas – o endomarketing.

Esse setor tem ganhado destaque como uma poderosa ferramenta, promovendo ações e iniciativas voltadas para o público interno, desempenhando um papel fundamental na criação de um ambiente de trabalho saudável, motivador, e por meio dele também promover um clima organizacional positivo, fortalecer vínculos entre os funcionários e a empresa, fortalecer a cultura organizacional e consequentemente aumentar a produtividade e qualidade do trabalho. Até porque quando os colaboradores se sentem valorizados e envolvidos, eles tendem a ser mais felizes e engajados em suas atividades.

Além disso, o endomarketing contribui para o alinhamento dos colaboradores com os valores e objetivos da organização. Quando os funcionários entendem e se identificam com a cultura da empresa, eles se tornam verdadeiros embaixadores da marca, transmitindo uma imagem positiva para clientes e stakeholders.

Nos últimos meses, as empresas têm reforçado o número de ativações internas, com um aumento significativo nas solicitações de ações de endomarketing. Só internamente, já registramos um crescimento de mais de 300% na demanda por essas iniciativas com eventos que vão desde convenção, festa junina a lançamento de um novo produto em primeira mão para colaboradores, com cada vez mais receita sendo investida. Há também uma demanda por mais criatividade nas ações desenvolvidas como forma de serem mais impactantes, com resultados positivos e de motivação dos colaboradores.

Ao propor uma ativação de endomarketing, é essencial considerar alguns pontos-chave. Em primeiro lugar, é fundamental alinhar a estratégia às necessidades e valores da organização. Compreender a cultura e os objetivos da empresa é crucial para criar ações que sejam relevantes e impactantes. Além disso, é importante envolver os colaboradores no processo, permitindo que eles participem e contribuam com ideias. Dessa forma, eles se sentirão valorizados e engajados com a iniciativa.

Um dos resultados, além dos mencionados, também é o reconhecimento do setor de marketing, com projetos de endomarketing concorrendo a prêmios em diversas categorias e trazendo formatos inovadores. No entanto, não importa quão pioneiro seja, ainda é essencial como qualquer outro projeto, medir os resultados, avaliar o impacto das ações e também buscar o feedback não só de funcionários, mas também da empresa como um todo, como forma de continuamente aprimorar e adaptar as estratégias conforme necessário.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro